A criatividade ainda é o principal elemento que aumenta as vendas, segundo uma pesquisa da Nielsen Catalina Solutions. E nunca foi tão fácil ser criativo com todas as ferramentas que os profissionais de marketing têm a mão hoje. E, nesse contexto tecnológico, os dados têm papel primordial: eles ajudam o profissional de marketing a montar as campanhas certas.
Portanto, quem usa esses dados e tecnologias consegue assumir mais riscos criativos, fazer melhores escolhas e comprovar o valor das suas ideias, segundo artigo publicado no Think with Google. O artigo lista três perguntas principais que os dados e tecnologia podem ajudar o profissional de marketing a responder.
O quanto eu conheço meu público?
A maioria dos profissionais de marketing acha que conhece seus clientes. Mas segundo uma pesquisa da consultoria de comunicação digital Acquia, 61% das pessoas disseram que as marcas que deveriam conhecê-las, na verdade, não as conhecem. Os dados, contudo, ajudam nessa tarefa.
Foi isso que a Olay Skin Care fez em uma campanha recente. Após colher dados do Google e Youtube, a marca descobriu que seu público ama futebol americano e filmes de terror. E pode fazer uma campanha voltada para essas pessoas, contando uma história única e arrebatadora em torno do Super Bowl, a #KillerSkin.
Estou oferecendo personalização em escala?
Novas tecnologias e dados podem ajudar as empresas a atingir o público com conteúdo envolvente. Uma pesquisa diz que anúncios relevantes em vídeo recebem 3 vezes mais atenção das pessoas do que a média das propagandas.
De posse dessa informação, a Abreva, uma marca de protetor labial, usou a ferramenta Director Mix para gerar 119 versões de um anúncio. Os textos foram customizados de acordo com os vídeos do YouTube em que apareciam. A campanha gerou um aumento de 41% em ad recall e de 342% no interesse das buscas do público-alvo no Google e no YouTube.
Qual é o meu roteiro de experimentos?
Testes inteligentes e estratégicos podem ajudar as marcas a entender o que funciona melhor. A campanha da marca Cover Girl, da Coty, mostrou que anúncios com customização apenas de texto performaram igual ou melhor do que a peça que, além de texto, tinha imagens customizadas. No caso da montadora de automóveis tcheca Skoda, que utilizou vídeos longos, quanto mais customização, maior foi o ad recall.
As empresas podem aprender com os testes de outras pessoas e usar plataformas como o YouTube para fazer experimentos enquanto os vídeos rodam, observar o engajamento dos usuários e refinar sua abordagem com base nesse feedback imediato.
O processo de Brand Publishing já faz uso de dados para direcionar conteúdos para as pessoas certas. Além disso, com técnicas e ferramentas, consegue clusterizar seus diferentes públicos e direcionar conteúdos específicos para eles, ajudando as marcas a atingirem exatamente aquelas pessoas ou negócios que são seus públicos-alvos.
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