O Brand Publishing Brasil tem como missão traduzir o momento da Comunicação e o atual processo de rearranjo de mídia. Do fim do século XX até agora, este processo vem amadurecendo de maneira inexorável, com base nas evoluções históricas. Pesquisas acadêmicas, como o mestrado de um dos fundadores da Barões, evidenciam este processo.
Em 2005, o diretor-executivo e um dos fundadores da Barões Digital Publishing, Paulo Henrique Ferreira publicou sua dissertação de mestrado "Notícias no celular: uma introdução ao tema". Desenvolvida e defendida na ECA-USP, sob orientação da Prof. Dra. Mylene Melly , o estudo foi pioneiro no Brasil sobre conteúdos noticiosos e dispositivos móveis.
Ainda em um mercado pré-iPhone e redes móveis de alta velocidade, Paulo Henrique fez um levantamento de 30 meses - entre 2003 e a data da publicação - das principais iniciativas em produção no mercado brasileiro naquele momento. Visando entender como seria a implantação este tipo de operação, qual seria o modelo de negócio adotado nestas iniciativas e quais seriam os métodos e estrutura de redação para produzir notícias através de celulares - sem esquecer quais as principais barreiras enfrentadas pelos usuários destes serviços.
Entre diversas tendências que a pesquisa aponta, talvez a mais relevante é que o celular deixaria para trás sua vocação anterior (ouvir e falar) e se tornaria um dispositivo para olhar e tocar. Um legítimo "comunicador pessoal móvel", conforme cravou o pesquisador, dentro de uma perspectiva histórica das evoluções dos meios de comunicação, do telégrafo à internet móvel.
O estudo, que virou referência em mestrados e doutorados em universidades brasileiras e internacionais (como universidades portuguesa e americana), está à disposição para quem acompanha o Brand Publishing Brasil e tem interesse em entender melhor essa transição da Comunicação. Clique aqui para ler!
Se você tem interesse em saber sobre como as marcas podem se estabelecer como publishers, assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre Brand Publishing.
close
Inscreva-se na nossa Newsletter
Quer saber mais sobre como as marcas podem se estabelecer como publisher? Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre brand publishing.
Visão geral da privacidade
O Brand Publishing Brasil coleta dados pessoais fornecidos por você e, também, automaticamente, a partir das suas atividades de navegação. Todas as finalidades de uso de dados pessoais estão detalhadas neste link.
Por padrão, as informações que você nos fornece, incluindo, eventualmente, dados que permitem a sua identificação, como acontece se você optar por receber nossa newsletter, são conectadas às informações de navegação.
Estes cookies são essenciais para que as nossas páginas funcionem adequadamente. Eles não podem ser desabilitados, pois, se forem, a disponibilização das nossas páginas ficará comprometida.
Os cookies estritamente necessários normalmente são ativados a partir de uma ação tomada pelo usuário, que equivalem a uma solicitação de serviços, como entrar em um de nossos domínios. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal identificável.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa o Google Analytics e tags de parceiros para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter esse cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.