Barões
Curadoria

Por que a curadoria de conteúdo é tão importante nos dias atuais?

Algoritmos existentes ainda não são capazes de satisfazer o desejo do público de que alguém selecione e organize as melhores informações na web para ele

22 de março de 2019

Redação

“Quando as pessoas não conseguem prestar atenção em todo o ambiente, ela passa a prestar atenção em alguém que organiza as informações para ela”. A frase é de autoria da Martha Gabriel, consultora, pesquisadora e mestre em marketing digital e foi citada por Renato Xavier de Lima, curador de conteúdo da HandsOn.TV em artigo publicado no Medium. E nem é preciso dizer que resume bem o papel e a importância do curador de conteúdo nos dias atuais.

Em 2016, segundo dados da consultoria Exalacom, em um minuto, 2,4 milhões de buscas eram feitas, 20,8 milhões de mensagens no WhatsApp produzidas e 2,78 milhões de vídeos postados no YouTube. E naquele tempo, já se previa que em um futuro que está cada vez mais perto, as informações na internet dobrariam a cada 24h. Portanto, estamos sendo submetidos a cada dia a um volume maior de informações.

A importância do curador

Em manifesto escrito sobre curadoria de conteúdo, o curador Rohit Bhargava afirmava que “para satisfazer a fome das pessoas por um grande conteúdo sobre qualquer assunto imaginável, haverá a necessidade de ter uma categoria nova de trabalho em linha individual. Alguém cujo trabalho não é para criar mais conteúdo, mas para dar sentido a todo o conteúdo do que os outros estão criando“. Esse é justamente o curador de conteúdo.

Ou seja, há alguns anos, as audiências eram sedentas por informações e o papel das mídias foi criá-las. Hoje, estamos nos afogando em informações e o papel emergente para as mídias é a de filtrar e organizá-las. Além disso, segundo outra estatística, 70% das pessoas na internet consomem apenas conteúdo. Por isso, a curadoria de conteúdo está ficando cada vez mais importante.

Ferramentas como feeds e algoritmos que selecionam o que é mais relevante na web são importantes, mas não satisfazem todo o desejo de organização da audiência. Por isso, Xavier de Lima defende que ao invés de criar novos conteúdos, é hora de as pessoas pensarem sobre a ideia de serem curadores de conteúdo. Ou seja, organizar e comentar sobre os melhores conteúdos em torno de um determinado tópico.

Razões adicionais e como fazer

Xavier de Lima cita algumas razões adicionais para a curadoria ser tão importante:

  • As pessoas querem economizar tempo
  • Curadoria tem uma mistura perfeita de comentários originais e conteúdos externos
  • Curadoria é mais simples do que produzir conteúdo novo
  • Curadoria leva a boa notoriedade, respeito e status de liderança de pensamento para o curador
  • Uma quantidade relativamente pequena de usuários da web cria bons conteúdos

Além disso, ele mostra como deve ser uma boa curadoria:

  • Identifique um tópico
  • Siga os influenciadores
  • Compartilhe apenas o conteúdo mais relevante
  • Organize o conteúdo de forma que seja encontrável
  • Use ferramentas de curadoria

Por último, o articulista faz uma ligação entre a curadoria de conteúdo e os negócios. Ou seja, se uma empresa posta as informações mais interessantes, as pessoas vão confiar nela e começar a vê-la como uma expert na sua indústria. Dessa forma, ao atrair pessoas para o seu site, as marcas conseguem expandir o seu alcance.