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Curadoria de conteúdo

Curadoria de conteúdo: como marcas publishers qualificam o processo de informação em seus segmentos

Por mais avançados que sejam os algoritmos, eles não superam uma marca com autoridade em sua área de atuação que, além de conteúdo próprio, faz a curadoria de informações para sua audiência

23 de março de 2023

Redação

"Quando as pessoas não conseguem prestar atenção em todo o ambiente, ela passa a prestar atenção em alguém que organiza as informações para ela". A frase é de autoria da Martha Gabriel, consultora, pesquisadora e mestre em marketing digital e foi citada por Renato Xavier de Lima, da HandsOn.TV, em artigo publicado no Medium. E nem é preciso dizer que resume bem o papel e a importância do curadoria de conteúdo nos dias atuais.

Excesso de informações

De acordo com dados reunidos pela LocaliQ, uma consultoria de marketing que atua nos EUA e Canadá, no ano de 2022, em apenas um minuto, 5,9 milhões de buscas eram feitas no Google; 16,2 milhões de mensagens de texto foram enviadas; 3,67 milhões de vídeos foram assistidos no YouTube e outros 167 milhões foram vistos no TikTok, entre outros números que você pode ver no gráfico abaixo.

Fonte: LocaliQ

A importância do curador

Renato Xavier de Lima destaca em seu artigo um manifesto escrito sobre curadoria de conteúdo feito pelo curador Rohit Bhargava, que afirmava que "para satisfazer a fome das pessoas por um grande conteúdo sobre qualquer assunto imaginável, haverá a necessidade de ter uma categoria nova de trabalho em linha individual. Alguém cujo trabalho não é para criar mais conteúdo, mas para dar sentido a todo o conteúdo do que os outros estão criando". Esse é justamente o curador de conteúdo.

Diante dessa "Infodemia", ou seja, do excesso de informações, a curadoria de conteúdo se torna algo fundamental e, principalmente, uma boa oportunidade para as marcas, por meio de projetos de Brand Publishing. Ou seja, hubs de conteúdos proprietários, nos quais uma marca busca um tema relacionado ao seu negócio para ajudar a organizar o discurso e levar informação de qualidade não apenas aos seus consumidores, mas ao público em geral que se interessa por aquele determinado assunto.

Em seu livro "Brand Publishing e Transição Midiática – Como a comunicação editorial das marcas vai mudar a sociedade, os negócios e a sua empresa”, o autor Paulo Henrique Ferreira fala sobre como as marcas são importantes na curadoria de conteúdo.

"Daí a importância fundamental das marcas, como entes com credibilidade na sociedade, em também atuarem como publishers e distribuidoras de conteúdo, com ênfase em sua mídia proprietária, integrada a diferentes formatos, sistemas e outlets de conteúdo, como redes sociais e mecanismos de busca. Uma marca com propósito deve pensar na sua atuação como publisher como uma maneira não apenas de gerar autoridade, trabalhar a reputação, gerar awereness ou negócios e dados primários. Deve pensar na sua posição como agente especializado de informação, para contribuir com a qualificação do debate do processo de informação em seu segmento de atuação", escreve o autor.

PH Ferreira é sócio-fundador e Diretor Executivo da Barões Digital Publishing, uma empresa 100% focada em transformar marcas em publishers por meio da construção e administração de plataformas próprias de Brand Publishing.

Mais conteúdo curado do que criado

Ou seja, há alguns anos, as audiências eram sedentas por informações e o papel das mídias foi criá-las. Hoje, estamos nos afogando em informações e o papel emergente para as mídias é a de filtrar e organizá-las. Além disso, segundo outra estatística, 70% das pessoas na internet consomem apenas conteúdo. Por isso, a curadoria de conteúdo está ficando cada vez mais importante.

Ferramentas como feeds e algoritmos que selecionam o que é mais relevante na web são importantes, mas não satisfazem todo o desejo de organização da audiência. Por isso, Xavier de Lima defende que em vez de apenas criar novos conteúdos, é preciso pensar e investir na curadoria de conteúdo. Ou seja, organizar e comentar sobre os melhores conteúdos em torno de um determinado tópico.

O que é curadoria de conteúdo?

A curadoria de conteúdo é uma estratégia eficaz para fornecer aos usuários informações úteis e relevantes sobre um determinado assunto ou área de interesse. O curador de conteúdo é responsável por pesquisar, avaliar criticamente e selecionar o conteúdo mais adequado para o público-alvo. E disponibilizá-lo em canais como portais de Brand Publishing, newsletters e redes sociais. A curadoria de conteúdo é uma prática valiosa para economizar tempo e esforço na busca de informações, e pode ser uma estratégia de marketing eficaz para as empresas. Para se tornar um curador de conteúdo bem-sucedido, é importante ter habilidades como pesquisa e análise crítica, conhecimento do público-alvo e familiaridade com as plataformas de distribuição de conteúdo.

Estratégia de comunicação na produção de conteúdo

A curadoria de conteúdo é uma peça chave dentro da estratégia de comunicação de um projeto de Brand Publishing. Dentro da metodologia da Barões, há três tipos de conteúdos que fazem parte da construção de um projeto: Hub, Help e Hero. Em seu livro, PH Ferreira explica como cada um deles funciona:

"Dois ou três redatores experientes são suficientes para um projeto organizado, com volumetria consistente de um conteúdo por dia. Ao longo dos anos, serão milhares de conteúdos originais, tutoriais e curados, publicados, indexados e distribuídos (…) Essa combinação estabelece uma dinâmica virtuosa: enquanto o conteúdo original (Hero) gera picos de audiência, o conteúdo curado (Hub) gera consistência e o conteúdo tutorial (Help) se estabelece como u ma biblioteca de referência, gerando um estável fluxo de audiência ao longo do tempo", escreve PH Ferreira.

Razões adicionais e como fazer a curadoria de conteúdo

Xavier de Lima cita algumas razões adicionais para a curadoria ser tão importante:

  • As pessoas querem economizar tempo;
  • Curadoria tem uma mistura perfeita de comentários originais e conteúdos externos;
  • Curadoria é mais simples do que produzir conteúdo novo;
  • Curadoria leva a boa notoriedade, respeito e status de liderança de pensamento para o curador;
  • Uma quantidade relativamente pequena de usuários da web cria bons conteúdos;

Ferramentas de curadoria digital

Além disso, o curador de conteúdo da HandsOn.TV fala sobre como deve ser uma boa curadoria:

  • Identifique um tópico;
  • Siga os influenciadores daquele tema;
  • Compartilhe apenas o conteúdo mais relevante;
  • Organize o conteúdo de forma que seja encontrável;
  • Use ferramentas de curadoria (Mídias sociais, buscas no Google, feeds de notícias, entre outras);

Conteúdo de qualidade e ponto de vista

Por último, o articulista faz uma ligação entre a curadoria de conteúdo e os negócios. Ou seja, se uma marca posta as informações mais interessantes sobre o assunto que domina, no qual tem autoridade e com análises de mercado, as pessoas vão confiar nela e começar a vê-la como uma expert na sua indústria.

Dessa forma, ao atrair pessoas para o hub de conteúdo próprio, as marcas conseguem não apenas expandir o seu alcance, mas também extrair valiosos dados primários de sua audiência.