Barões
Desconectar

Detox digital: você já quis dar um tempo das redes sociais?

64% dos jovens admitem ter dado uma pausa no uso do Facebook ou Instagram. Entenda os motivos

29 de abril de 2019

Redação

Você já ouviu falar em detox digital? Ficar um tempo afastado das redes sociais é tendência. Pode parecer surpreendente, mas esse é um comportamento em alta entre os jovens. Algumas empresas de tecnologia como Vivo e Motorola, já sintonizadas com esse momento, fizeram campanhas recentes para que os consumidores saiam um pouco de suas telas e vivam o chamado mundo offline.

Em artigo recente, o Meio&Mensagem apresentou alguns resultados da Infobase Interativa que reuniu as pesquisas publicadas pelas empresas e veículos Brandwatch, Campaign US, Fast Company, KOMO News, Origin, RSPH e SELF sobre os hábitos de consumo digital do jovem. Os dados mostram como esse público está atento aos problemas causados pelo uso abusivo das redes. Confira alguns números que explicam a popularidade do detox digital:

Comportamento

  • 40% dos entrevistados deixaram ao menos uma rede social em 2018
  • 59% desejam excluir seus perfis do Facebook
  • 64% estão dando uma pausa no uso das redes sociais
  • 34% abandonaram as redes sociais permanentemente

Motivos

  • 41% Gastam muito tempo nas redes sociais
  • 35% Afirmam que as redes sociais traziam muita negatividade
  • 31% Já não acessavam com tanta frequência
  • 26% Já não se interessavam mais pelo conteúdo
  • 22% Desejam ter mais privacidade
  • 18% Acreditam que elas se tornaram muito comerciais
  • 18% Pensam que elas causavam muita pressão social
  • 17% Dizem que elas os faziam se sentir mais consigo mesmos

Saúde mental

  • 72% Acreditam que as redes sociais diminuem a concentração das pessoas
  • 68% Admitem que essas plataformas fazem com que se sintam ansiosos, tristes e depressivos
  • 29% Afirmam que as redes sociais prejudicaram sua autoestima ou ficaram inseguros
  • 22% Sentem FOMO (Fear of Missing Out), aquele sentimento de estar sempre perdendo alguma coisa que está acontecendo.

Publisher e curadoria

Esses dados reafirmam a importância das marcas se posicionarem como publishers e a necessidade de ter um território digital mais seguro. Diante da volatilidade das redes sociais, a dependência desses meios pode afetar negativamente o planejamento de comunicação das empresas.

O BPB já mostrou em artigo a importância da curadoria nos tempos atuais. Com tanta informação disponível, as pessoas não têm mais tempo de acompanhar tudo. A curadoria de conteúdo satisfaz essa necessidade de selecionar o que é importante.

A Barões Digital Publishing – uma das pioneiras desta prática no mercado brasileiro – sempre enxergou que as marcas relevantes virariam publishers e isso tem acontecido. A Barões foi fundada em 2017 justamente para ajudar as marcas neste desafio. E tem sido muito bem sucedida até aqui, junto a marcas relevantes de diferentes segmentos.