O principal objetivo de um projeto de Brand Publishing é transformar em publishers marcas que já são relevantes em seus segmentos, por meio de uma plataforma de mídia proprietária. Mas há outras formas de se usar um hub de conteúdo em prol da empresa, com ações como produção de matérias que ampliem a diplomacia comercial, fortalecimento da relação com os colaboradores e mesmo para a construção de um calendário editorial nas redes sociais. E justamente este último benefício foi tema de uma restruturação interna na Barões Digital Publishing, que culminou, no final de maio de 2022, com a unificação das páginas da empresa e deste portal no Linkedin. Agora, todas as postagens do Brand Publishing Brasil estão na página única da marca.
"Decidimos integrar as páginas após muito aprendizado que tivemos, tanto com a nossa presença no LinkedIn quanto com os nossos clientes. Com isso, a página da marca Barões ganha foco e dá um salto em sua comunicação editorial. Essa é a mais eficiente das estratégias", disse Bruno Costa, um dos sócios-fundadores e Diretor de Operações da Barões.
Mudança com base em análises
O processo e, principalmente, a tomada de decisão pela mesclagem das páginas foi fruto da análise feita nos últimos dois anos. E foi respaldado pelo próprio case do Brand Publishing Brasil. Foram feitas análises de métricas, de volumetria de conteúdo e chegou-se à conclusão de que não fazia mais sentido dividir a audiência e a estratégia digital em uma rede tão importante como o LinkedIn.
Antes da mesclagem, a página da Barões era usada para o compartilhamento de assuntos mais institucionais, relacionados à empresa. Enquanto a página do Brand Publishing Brasil tratava de assuntos relacionados ao mercado, cases e outros conteúdos publicados por aqui no portal.
Agora, com uma única página da Barões, todo o conteúdo do LinkedIn ficará reunido em um só espaço. Tanto as atualizações institucionais quanto as postagens de cunho editorial publicada do Brand Publishing Brasil. Dessa forma, em vez de ter uma rede social autônoma, o projeto de Brand Publishing passa a preencher o calendário editorial da página da Barões. O que é uma estratégia - salvo raras exceções - recomendada aos clientes.
"Quem seguia as páginas do Brand Publishing Brasil e da Barões tem o mesmo interesse, que é entender mais sobre o mercado de Brand Publishing. Então, vimos que unir todos os conteúdos traria um alcance muito maior. Estaríamos alinhando mais nossa estratégia digital e a linha editorial de postagens. E aumentaríamos nossa frequência de publicações, ajudando também a ampliar a distribuição. Literalmente, unimos as forças em uma única página. O que é algo que nós já conseguimos verificar, inclusive em clientes da Barões, que é uma estratégia muito eficaz", detalhou Camille Cardoso, especialista em redes sociais da Barões.
Transição com transparência
Antes da efetivação da união, foi feito um planejamento com o objetivo de dar transparência ao processo, especialmente pensando em quem seguia o Brand Publishing Brasil no LinkedIn. Antes de a mesclagem acontecer, foi feita uma postagem para começar a comunicar a mudança a todos os seguidores, de ambas as páginas, para que não fossem pegos de surpresa. Seguida de uma outra (imagem abaixo), que termina de explicar os motivos da mesclagem.
Atualização visual da Barões no Linkedin
Além disso, a mesclagem serviu para o início de um outro processo: a atualização da Barões nas redes sociais.
"Aproveitamos também para fazer a atualização da marca da Barões no Linkedin e nas redes. Foi uma ação muito necessária, e que já vínhamos planejando, para deixarmos bem clara a atuação da empresa como uma martech especializada em fortalecer marcas por meio do Brand Publishing. Então, fizemos também uma virada de chave, com o objetivo de deixar a presença da Barões no Linkedin com uma pegada mais limpa e eficiente, que tem tudo a ver com o espírito da martech", finalizou Camille.
Se você tem interesse em saber sobre como as marcas podem se estabelecer como publishers, assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre Brand Publishing.
close
Inscreva-se na nossa Newsletter
Quer saber mais sobre como as marcas podem se estabelecer como publisher? Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre brand publishing.
Visão geral da privacidade
O Brand Publishing Brasil coleta dados pessoais fornecidos por você e, também, automaticamente, a partir das suas atividades de navegação. Todas as finalidades de uso de dados pessoais estão detalhadas neste link.
Por padrão, as informações que você nos fornece, incluindo, eventualmente, dados que permitem a sua identificação, como acontece se você optar por receber nossa newsletter, são conectadas às informações de navegação.
Estes cookies são essenciais para que as nossas páginas funcionem adequadamente. Eles não podem ser desabilitados, pois, se forem, a disponibilização das nossas páginas ficará comprometida.
Os cookies estritamente necessários normalmente são ativados a partir de uma ação tomada pelo usuário, que equivalem a uma solicitação de serviços, como entrar em um de nossos domínios. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal identificável.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa o Google Analytics e tags de parceiros para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter esse cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.