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Ilustração ganhar dinheiro com conteúdo

As sete características necessárias para monetizar conteúdo curado

Ser capaz de coletar e agregar as informações disponíveis, economizando tempo do leitor, é um ativo de alto valor e chave para monetizar conteúdo curado

31 de janeiro de 2019

Redação

Dada a imensa quantidade de conteúdo disponível na web, aqueles agentes que são capazes de agregar de forma inteligente todo o conteúdo de uma determinada área de atuação geram um grande valor para sua audiência. E, dessa forma, agregam valor à reputação da sua marca bem como têm à mão uma oportunidade de monetização.

Melhor ainda, quem consegue fornecer informações confiáveis em um cenário onde várias alternativas estão na mesa, têm em suas mãos um ativo valioso e vendável. Podendo, assim, economizar o tempo das pessoas ao prover soluções imediatas para suas demandas. Quem diz é o especialista em curadoria Robin Good, em artigo publicado no Medium.

Sendo assim, a chave para monetizar conteúdo curado é coletar e organizar as informações de um nicho muito específico. E sempre que possível para uma audiência e aplicação específica. Portanto, quanto mais específica é a coleta, mais fácil será monetizá-la, já que nessa área gigantes como Google e Amazon não conseguem competir.

Um traço aparentemente característico da curadoria que é viável comercialmente é que, muitas vezes, uma grande parte da coleta é compartilhada publicamente, e de forma gratuita. Assim, o compartilhamento gratuito dessas informações fornece credibilidade, autoridade, reputação e visibilidade ao curador / autor / editor.

Como monetizar conteúdo curado

Nem todo conteúdo viável comercialmente é monetizável. Veja, a seguir, as sete características necessárias para que o conteúdo curado seja monetizável:

Foco: o conteúdo selecionado deve ter um foco muito específico.

Confiabilidade: o conteúdo selecionado deve ser devidamente verificado.

Organização: o conteúdo deve ser bem organizado em categorias com rótulos e descrições adequados e compreensíveis.

Acessibilidade: o conteúdo selecionado deve ser formatado e projetado para torná-lo legível, acessível, navegável e pesquisável.

Exclusividade: a curadoria deve ser exclusiva na maneira de selecionar, apresentar ou fornecer acesso aos conteúdos curados

Reputação: o conteúdo deve ser curado por um especialista no assunto com muita experiência, credibilidade, autoridade e reputação no setor específico.

Atualizado: conteúdos curados precisam ser atualizads e verificados periodicamente.