Na firma sobrou pra você a missão de cuidar do blog da empresa, que o chefe ouviu falar que era necessário. Você está vendo que é difícil posicionar a marca, escalar a audiência e ao mesmo tempo gerar resultados com ele. E o pior: qualquer movimento errado cairá sob seu colo a culpa de ter mexido no que não devia.

Neste artigo, vamos te explicar por que o blog da sua empresa não decola e, de quebra, te ajudaremos a resolver.

Direto ao ponto: por que não funciona?

São três causas: isolamento, inconsistência e antipatia.

O blog da sua empresa foi pensado de forma isolada da estratégia de marketing da mesma. Isso acontece quando marcas têm vontade de produzir conteúdo, acham que conseguem, mas as demandas operacionais sufocam as equipes de comunicação, que acabam deixando de lado um monte de ações que deveriam ser feitas para que o blog ganhe escala.

A primeira delas é parar de chamar de blog. Isso mesmo. Uma mudança de nome já vai fazer um grande efeito. Experimente. A partir de agora chame o blog da sua empresa de portal, hub, ou qualquer outra palavra menos depreciativa do que… blog.

A partir desta medida, o hub muda de tamanho, e você deixará de associá-lo a um ambiente de publicação de confidências diárias que sua irmã fazia em 2003.

Em um cjb.net perto de você…

A outra razão para o seu blog não funcionar é a falta de consistência. O que mais vejo acontecer em blogs é a “Síndrome do Número Zero”, que ocorria com frequência nas publicações impressas (RIP), onde a edição zero era perfeita, tinha um craft digno de prêmios, a melhor equipe de design, uma capa histórica, grandes colunistas, recheada de anunciantes premium, mas a partir da quinta ou sexta edição a qualidade só caía.

A Síndrome do Número Zero acomete também as empresas que têm blog. No começo é uma baita ideia, todo mundo empolgado, publicando conteúdo diário, mas em dois meses o ritmo cai, a empolgação acaba, e o projeto cai no colo do Gustavo, estagiário que começou a trabalhar na semana passada.

Gustavo: não sei se você existe. Mas se você não ler este artigo e tomar uma atitude desde já, o projeto vai morrer no seu colo, irmão.

Você reparou que a falta de consistência está diretamente ligada ao isolamento do blog – ou seja, as duas primeiras causas apontadas se alimentam. Eu lamento dizer mas ainda tem uma terceira causa, essa igualmente devastadora. Lá vai:

O blog da sua empresa só fala… da sua empresa.

Você deve estar se perguntando como pode eu estar sugerindo que o blog da sua empresa fale sobre… outras empresas. É isso mesmo?

Não! O mundo é muito maior do que o ambiente empresarial e a verdade é que 99% das pessoas não estão nem aí pra sua empresa, pro seu concorrente, e muito menos para o blog deles.

Portanto quando só falamos de acontecimentos e produtos da empresa, estamos sendo na verdade antipáticos com os leitores. As pessoas não digitam o nome da sua empresa no Google para caírem no seu blog. Estes já cairiam no seu site de qualquer forma. Trate-os bem!

Do contrário, você deve ir atrás da grande massa de usuários que está buscando por temas relacionados ao seu negócio, mas que eventualmente nem o conhecem ainda!

Gráfico com planejamento de conteúdo de topo, meio e fundo de funil
Entendeu por que seu blog não decola?

É fundamental – eu diria que um divisor de águas – que o hub de conteúdo da sua empresa tenha conteúdo de topo de funil. Aqui nós falamos mais a fundo sobre isto.

Como decolar o blog da firma

Você já ganhou três dicas valiosas:

  1. Chamar o blog de hub de conteúdo ou portal e acabar com o seu isolamento
  2. Trabalhar consistência acima de tudo. Da produção de conteúdo até a gestão do projeto. Todo dia. Sem concessões.
  3. Parar de falar só de si próprio e passar a alcançar as milhares de pessoas que estão buscando assuntos sobre o seu negócio mas não fazem ideia da sua existência.

Agora que você entendeu por que o blog da sua empresa nunca decola, e levou três atitudes para resolver este problema, eu aproveito para dizer que existe uma disciplina de comunicação que vem crescendo em ritmo acelerado no Brasil e no mundo. Chama-se Brand Publishing.

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