Brasil

Facebook anuncia mudanças na plataforma; saiba quais são

Após diversos escândalos relacionados a vazamento de dados, fake news e vieses racistas, o Facebook anunciou mudanças relacionadas ao conteúdo na rede. A empresa de Mark Zuckerberg prevê mudanças nas áreas de infraestrutura e moderação no intuito de dar uma resposta às acusações que a rede vem sofrendo.

Segundo publicação do B9, o anúncio foi feito pela especialista em combate a políticas discriminatórias na área da tecnologia, Laura Murphy. Ela listou desafios relacionados à transparência quanto à infraestrutura da rede, vieses em algoritmos e IA do Facebook, moderação de conteúdo, publicidade, privacidade e transparência.

O anúncio ocorreu praticamente no mesmo momento em que a plataforma admitiu ter compartilhado mensagens de seus usuários com o Spotify e a Netflix. Além dessas, o Royal Bank of Canada teve permissão até mesmo de escrever mensagens pela conta do usuário.

Pressões de todos os lados

Organizações e membros da sociedade civil, além de parlamentares de diversos países, têm pressionado a empresa a combater a proliferação de fake news em sua plataforma.  Além disso, a rede tem sido pressionada a moderar conteúdo discriminatório.

Os seguidos escândalos e as mudanças anunciadas pelo Facebook são uma mostra dos desafios que a rede vai enfrentar ao longo de 2019. As explicações dadas até o momento se mostraram insuficientes para dar uma resposta às críticas. Portanto, fica a expectativa como essas mudanças anunciadas vão se traduzir em ações efetivas neste ano.


Artigos Recentes

Grandes empresas apostam em conteúdo para conquistar público do Web Summit Rio 2024

O Web Summit Rio destacou-se mais uma vez pelo propósito de ser um grande espaço…

1 dia atrás

Dados próprios: o ingrediente secreto do publishing para o B2B

Soluções preparadas para o futuro. Em artigo publicado pela Forbes, Mike Burton, cofundador e vice-presidente…

1 semana atrás

Brasileiros são os segundos que mais passam tempo online no mundo, segundo pesquisa

Brasileiros passam, em média, 9h13 por dia na internet. É o que o mostra o…

3 semanas atrás

Brand Publishing como estratégia para varejistas do setor financeiro é tema de trabalho acadêmico

O Brand Publishing como estratégia para varejistas do setor financeiro foi tema do trabalho acadêmico…

3 semanas atrás

Pesquisa indica que brasileiros evitam fake news ao priorizarem especialistas e canais confiáveis

A pesquisa Fake News x Brand Safety, realizada pela Hibou Pesquisas e Insights, mostra que,…

4 semanas atrás

Quais riscos as marcas enfrentam ao não investirem em mídias proprietárias?

A recente notícia de um projeto de lei para banir o Tik Tok dos Estados…

1 mês atrás