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Brasileiros são os segundos que mais passam tempo online no mundo, segundo pesquisa

Brasileiros passam, em média, 9h13 por dia na internet. É o que o mostra o Relatório Digital 2024: 5 billion social media users, realizado em uma parceira entre a We Are Social e a Meltwater. O índice de usuários online coloca o país em segundo no ranking de tempo gasto na internet, perdendo apenas para África do Sul, cujo os habitantes permanecem conectados por 9h24.

Raio-x do consumo online no mundo

O relatório traça um raio-x sobre o uso do tempo online da população mundial e traz dados de diferentes empresas como GWI, Statista, Data.ai, Similarweb, Semrush, Inteligência GSMA, Ookla, Skai, Locowise, SocialInsider e PPRO.

De acordo com o levantamento, os aplicativos de bate-papo e mensagens são a escolha mais popular, com 94,7% de todos os usuários da Internet com idade entre 16 e 64 anos que afirmam usar pelo menos uma plataforma nos últimos 30 dias.

As redes sociais vêm logo em seguida com 94,3% do mesmo grupo afirmando ter usado pelo menos um desses serviços. Já os mecanismos de pesquisa ficam em terceiro lugar, com pouco mais de 4 em cada 5 entrevistados (80,7%) que dizem usar serviços como Google e Bing mensalmente.

Encontrar informações e contato com outras pessoas

O relatório indica ainda que 61% dos entrevistados em idade ativa da GCI afirmam que “encontrar informações” é uma das principais razões para o uso da internet, o que torna a motivação a mais comum em nível mundial, enquanto “manter contato com amigos e familiares” ocupa o segundo lugar, com 56,6% dos entrevistados citando isso como motivação principal.

Uso do celular

O levantamento feito pela We Are Social e Meltwater indica ainda que o número de usuários únicos de telefones celulares era de 5,61 bilhões no início de 2024 em todo o mundo.

Os dados mais recentes da GSMA Intelligence revelam que 69,4% da população total agora usa um dispositivo móvel, com o total global em crescente evolução – 138 milhões (+2,5% ) desde o início de 2023.

Os reflexos da alta taxa de engajamento on-line

A pesquisa foi divulgada pela jornalista Gabriela Andrade em reportagem para o jornal Metrópoles e retrata que a  alta taxa de engajamento on-line pode ter diversas implicações, desde oportunidades para empresas alcançarem e engajarem o público brasileiro até reflexos sobre os padrões de consumo de mídia e comportamentos sociais na era digital.

A matéria traz ainda insight do relatório que indica o declínio da audiência da televisão em favor do tempo gasto on-line.

Para comentar, o  especialista em dados e inovação e professor de MBA da FGV, Kenneth Corrêa é o entrevistado.

 “Diante do panorama revelado pelo relatório, fica claro que o Brasil está firmemente inserido na era digital, com seus cidadãos gastando consideráveis horas on-line. Essa imersão digital não apenas reflete a mudança nos hábitos de consumo de mídia, mas também representa uma oportunidade significativa para as empresas se conectarem de forma mais eficaz com o público”, afirma o professor.

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