Mundo

Conheça os cinco modelos de curadoria de conteúdo e suas aplicações

Curadoria de conteúdo é um termo que descreve o ato de encontrar, agrupar, organizar ou compartilhar o melhor e mais relevante conteúdo sobre um assunto específico. Essa atividade é uma das bases do Brand Publishing no sentido de criar autoridade, reputação e awareness da marca. Mas existem alguns modelos de curadoria de conteúdo, cada um com suas características próprias, segundo artigo publicado pelo especialista em marketing e inovação Rohit Bargava. Vejamos quais são eles:

Agregação

A agregação é o ato de curar o conteúdo mais relevante sobre determinado tema em um único lugar. Frequentemente tomam a forma de listas como essa, que são uma das formas mais comuns de curadoria. E não é o volume de conteúdos que determina seu valor. Mas sim, eles estarem em um único lugar e não espalhados em milhares de pedaços pela internet.

Purificação

O ato de purificar significa curar o conteúdo de uma forma que ele fique mais simples para o leitor. Nesse formato, somente as ideias mais relevantes são compartilhadas. O valor disso vem do fato de que qualquer um que consuma esse conteúdo possa lidar com uma visão mais focada da informação.

Elevação

A elevação significa curar conteúdo com a missão de identificar uma grande tendência ou um insight a partir de pequenas postagens nas redes sociais. Essa pode ser uma das formas mais difíceis de curadoria pois requer mais expertise e habilidade analítica da pessoa que fará a curadoria. A vantagem é que essa curadoria pode ser a melhor em termos de compartilhamento de novas ideias.

Mashup

Os mashups são uma forma de fundir conteúdos existentes para criar um novo ponto de vista sobre o assunto tratado. Colher vários pontos de vista sobre um determinado assunto e compartilhá-lo em um único local seria um exemplo disso. De forma mais ampla, os mashups podem oferecer uma maneira de criar algo novo enquanto ainda usam a curadoria de conteúdo como base, pois são construídos sobre conteúdo existente.

Cronologia

É uma forma de curadoria que reúne informações históricas organizadas cronologicamente para mostrar a evolução do entendimento sobre um determinado tópico. É mais útil quando há uma mudança de compreensão com o tempo e para provar como mudam as opiniões ao longo do tempo.

Artigos Recentes

Grandes empresas apostam em conteúdo para conquistar público do Web Summit Rio 2024

O Web Summit Rio destacou-se mais uma vez pelo propósito de ser um grande espaço…

22 horas atrás

Dados próprios: o ingrediente secreto do publishing para o B2B

Soluções preparadas para o futuro. Em artigo publicado pela Forbes, Mike Burton, cofundador e vice-presidente…

1 semana atrás

Brasileiros são os segundos que mais passam tempo online no mundo, segundo pesquisa

Brasileiros passam, em média, 9h13 por dia na internet. É o que o mostra o…

3 semanas atrás

Brand Publishing como estratégia para varejistas do setor financeiro é tema de trabalho acadêmico

O Brand Publishing como estratégia para varejistas do setor financeiro foi tema do trabalho acadêmico…

3 semanas atrás

Pesquisa indica que brasileiros evitam fake news ao priorizarem especialistas e canais confiáveis

A pesquisa Fake News x Brand Safety, realizada pela Hibou Pesquisas e Insights, mostra que,…

4 semanas atrás

Quais riscos as marcas enfrentam ao não investirem em mídias proprietárias?

A recente notícia de um projeto de lei para banir o Tik Tok dos Estados…

1 mês atrás