Mundo

3 estratégias sobre curadoria de conteúdo que você precisa conhecer

A curadoria consistente e persistente de conteúdo dá visibilidade às marcas. Ela não só faz isso, como também cria relações dos consumidores com ela. Além disso, curadoria de conteúdo que adicione algum valor à vida das pessoas pode levar à empresa todo o tipo de oportunidades. Mesmo antes de conteúdos originais serem produzidos.

De acordo com artigo publicado no Content Marketing Institute, as marcas – ou pessoas – que compartilham conteúdos únicos são aquelas em que se sabe que se pode confiar para ler e até mesmo para encaminhar material postado. Diante disso, o artigo lista três estratégias eficazes para curadoria.

Alavancar conteúdo underground

Uma curadoria eficaz destaca conteúdos nunca antes vistos pela audiência. Por exemplo, você tem aquele amigo que é superligado na música e conhece coisas que ninguém mais conhece. Você deve fazer a mesma coisa, mas para conteúdo. Assim, sua marca vai se tornar aquele lugar onde as pessoas vão para achar as coisas que querem sobre determinado assunto.

Ok, mas como ver conteúdo que ninguém mais conhece? Uma dica é usar o bom e velho feed RSS, mais eficaz que o Twitter, por exemplo, para não perder conteúdo. De forma geral, o RSS alerta sobre uma nova matéria antes da rede do passarinho. Bons agregadores de RSS são o Feedly e o Digg Reader.

No entanto, não é para compartilhar todo e qualquer conteúdo encontrado. Mas sim, o melhor dos melhores das suas fontes favoritas. O próprio Feedly dá uma ideia de qual conteúdo é mais popular. O verdadeiro valor vem de frequentar sites que são abstratamente relevantes – aqueles que publicam conteúdo relevante para o seu público 10% a 20% do tempo.

Enquadre seu conteúdo curado

A maneira de escrever o título e o conteúdo são de grande valor. A primeira frase tem que ser sempre impactante para uma curadoria eficaz. Uma boa curadoria de conteúdo é feita destacando-o de uma nova maneira, diferente da publicada na fonte original. Além disso, é importante também adicionar valor com um comentário da própria marca. Acrescentar elementos de design, como imagens, também é fundamental.

Impressione os criadores originais

Se os criadores originais do conteúdo se impressionarem com a maneira como ele foi apresentado por sua marca, é bem provável que eles compartilhem-no. Por isso é importante linkar para o conteúdo original ou marcá-lo nas redes sociais. Além disso, faça um extrato do conteúdo, ou seja, nunca publique o conteúdo inteiro, até mesmo em respeito ao autor.

Concluindo

Portanto, curadoria de conteúdo requer estratégias eficazes. De nada adianta simplesmente selecionar conteúdos sobre um determinado assunto. Mas sim, apresentá-lo de uma forma inovadora, de fontes que não são tão populares e de forma a respeitar a autoria do conteúdo original.

Artigos Recentes

Grandes empresas apostam em conteúdo para conquistar público do Web Summit Rio 2024

O Web Summit Rio destacou-se mais uma vez pelo propósito de ser um grande espaço…

19 horas atrás

Dados próprios: o ingrediente secreto do publishing para o B2B

Soluções preparadas para o futuro. Em artigo publicado pela Forbes, Mike Burton, cofundador e vice-presidente…

1 semana atrás

Brasileiros são os segundos que mais passam tempo online no mundo, segundo pesquisa

Brasileiros passam, em média, 9h13 por dia na internet. É o que o mostra o…

3 semanas atrás

Brand Publishing como estratégia para varejistas do setor financeiro é tema de trabalho acadêmico

O Brand Publishing como estratégia para varejistas do setor financeiro foi tema do trabalho acadêmico…

3 semanas atrás

Pesquisa indica que brasileiros evitam fake news ao priorizarem especialistas e canais confiáveis

A pesquisa Fake News x Brand Safety, realizada pela Hibou Pesquisas e Insights, mostra que,…

4 semanas atrás

Quais riscos as marcas enfrentam ao não investirem em mídias proprietárias?

A recente notícia de um projeto de lei para banir o Tik Tok dos Estados…

1 mês atrás