Recortes de revistas colados na parede

3 estratégias sobre curadoria de conteúdo que você precisa conhecer

Uma boa curadoria de conteúdo deve ser feita de forma a adicionar valor ao conteúdo curado, apresentando-o de uma forma ímpar à sua audiência

8 de fevereiro de 2019

Redação

A curadoria consistente e persistente de conteúdo dá visibilidade às marcas. Ela não só faz isso, como também cria relações dos consumidores com ela. Além disso, curadoria de conteúdo que adicione algum valor à vida das pessoas pode levar à empresa todo o tipo de oportunidades. Mesmo antes de conteúdos originais serem produzidos.

De acordo com artigo publicado no Content Marketing Institute, as marcas – ou pessoas – que compartilham conteúdos únicos são aquelas em que se sabe que se pode confiar para ler e até mesmo para encaminhar material postado. Diante disso, o artigo lista três estratégias eficazes para curadoria.

Alavancar conteúdo underground

Uma curadoria eficaz destaca conteúdos nunca antes vistos pela audiência. Por exemplo, você tem aquele amigo que é superligado na música e conhece coisas que ninguém mais conhece. Você deve fazer a mesma coisa, mas para conteúdo. Assim, sua marca vai se tornar aquele lugar onde as pessoas vão para achar as coisas que querem sobre determinado assunto.

Ok, mas como ver conteúdo que ninguém mais conhece? Uma dica é usar o bom e velho feed RSS, mais eficaz que o Twitter, por exemplo, para não perder conteúdo. De forma geral, o RSS alerta sobre uma nova matéria antes da rede do passarinho. Bons agregadores de RSS são o Feedly e o Digg Reader.

No entanto, não é para compartilhar todo e qualquer conteúdo encontrado. Mas sim, o melhor dos melhores das suas fontes favoritas. O próprio Feedly dá uma ideia de qual conteúdo é mais popular. O verdadeiro valor vem de frequentar sites que são abstratamente relevantes – aqueles que publicam conteúdo relevante para o seu público 10% a 20% do tempo.

Enquadre seu conteúdo curado

A maneira de escrever o título e o conteúdo são de grande valor. A primeira frase tem que ser sempre impactante para uma curadoria eficaz. Uma boa curadoria de conteúdo é feita destacando-o de uma nova maneira, diferente da publicada na fonte original. Além disso, é importante também adicionar valor com um comentário da própria marca. Acrescentar elementos de design, como imagens, também é fundamental.

Impressione os criadores originais

Se os criadores originais do conteúdo se impressionarem com a maneira como ele foi apresentado por sua marca, é bem provável que eles compartilhem-no. Por isso é importante linkar para o conteúdo original ou marcá-lo nas redes sociais. Além disso, faça um extrato do conteúdo, ou seja, nunca publique o conteúdo inteiro, até mesmo em respeito ao autor.

Concluindo

Portanto, curadoria de conteúdo requer estratégias eficazes. De nada adianta simplesmente selecionar conteúdos sobre um determinado assunto. Mas sim, apresentá-lo de uma forma inovadora, de fontes que não são tão populares e de forma a respeitar a autoria do conteúdo original.