Uma pesquisa divulgada recentemente pelo International Workplace Group (IWG), empresa líder no mundo em espaços flexíveis de trabalho, aponta que 62% das empresas em todo mundo estão ocupando escritórios compartilhados e ambientes de coworking. O levantamento, feito em 2019, entrevistou mais de 15 mil pessoas em 80 países. E mais da metade dessas pessoas já está trabalhando fora das sedes de suas empresas, com flexibilidade de local e horário, por pelo menos três dias na semana.
Processos digitais
Para Tiago Alves, CEO do IWG no Brasil, a flexibilidade do ambiente de trabalho é impulsionada pela digitalização dos processos.
Tiago Alves, CEO do IWG no Brasil
“O desafio agora é conciliar políticas que atendam às necessidades dos colaboradores e dos negócios. Quando isso estiver alinhado, as empresas poderão colher frutos como maior produtividade e a retenção de talentos, que o trabalho flexível pode oferecer. Além de proporcionar aos funcionários melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal”, disse o executivo.
Flexibilidade no trabalho e coworking
Intitulada "Global Workspace Survey", a pesquisa do IWG, grupo que é dono das empresas Regus e Spaces, analisa há onze anos o uso dos espaços de trabalho pelo mundo. Além de benefícios estratégicos e financeiros, os entrevistados apontaram o modelo como uma forma de atrair e reter talentos. Segundo o levantamento, 85% dos participantes afirmaram que a adoção do espaço de trabalho flexível aumentou a produtividade dos negócios.
Brasil acima da média mundial
No Brasil, o IWG entrevistou 1.116 pessoas para a pesquisa. Deste total, 72% consideram fundamental para uma empresa a existência de políticas flexíveis de trabalho. O levantamento apontou que 67% dos entrevistados já possuem alguma flexibilidade nas empresas onde trabalho, um dado acima da média mundial, que é de 62%.
Além disso, 76% dos entrevistados brasileiros disseram que espaços flexíveis poderiam reduzir significativamente o tempo que gastam com deslocamento para ir e voltar do trabalho. E mais da metade dos brasileiros (54%) afirmaram que trabalham no trajeto para a empresa, seja checando e respondendo e-mails ou fazendo telefonemas.
Brand Publishing com flexibilidade
Fundada no início de 2017, a Barões Digital Publishing já nasceu com a filosofia do home office e dos espaços flexíveis de trabalho. Especializada no planejamento, gestão e operação de Brand Publishing para marcas de diversos segmentos, a empresa realiza todas as etapas da cadeia de valor do publishing digital: estratégia, plataformas, curadoria e distribuição de conteúdo, resultado e monetização. Tudo isso com uma equipe multidisciplinar e em constante contato via canais digitais e ferramentas de gestão de projetos na nuvem.
"A Barões nasceu no Rio de Janeiro e tem a maioria dos seus colaboradores na cidade. Mas também temos pessoas trabalhando conosco em São José dos Campos, Belo Horizonte e até no Canadá. Mesmo os cariocas também trabalham em home office. E utilizamos um espaço de coworking em Ipanema uma ou duas vezes por semana, para reunir a equipe e para fazer reuniões com clientes", diz Paulo Henrique Ferreira, um dos sócios-fundadores e diretor-executivo da Barões Digital Publishing. "Essa flexibilidade tem nos ajudado a atrair talentos para a empresa, sobretudo profissionais de nível sênior que buscam esse ambiente de trabalho", completa.
close
Inscreva-se na nossa Newsletter
Quer saber mais sobre como as marcas podem se estabelecer como publisher? Assine nossa newsletter e receba o melhor conteúdo sobre brand publishing.
Visão geral da privacidade
O Brand Publishing Brasil coleta dados pessoais fornecidos por você e, também, automaticamente, a partir das suas atividades de navegação. Todas as finalidades de uso de dados pessoais estão detalhadas neste link.
Por padrão, as informações que você nos fornece, incluindo, eventualmente, dados que permitem a sua identificação, como acontece se você optar por receber nossa newsletter, são conectadas às informações de navegação.
Estes cookies são essenciais para que as nossas páginas funcionem adequadamente. Eles não podem ser desabilitados, pois, se forem, a disponibilização das nossas páginas ficará comprometida.
Os cookies estritamente necessários normalmente são ativados a partir de uma ação tomada pelo usuário, que equivalem a uma solicitação de serviços, como entrar em um de nossos domínios. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal identificável.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa o Google Analytics e tags de parceiros para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter esse cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.