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Geração Z: o que as marcas devem saber para falar com esses jovens

Sucessora dos Millennials, a chamada Geração Z – até 24 anos de idade – já representa nada menos que 30% da população mundial. Um público que merece atenção cada vez maior, pois certamente irá ganhar mais em importância e influência pelos próximos anos. No Brasil, de acordo com uma pesquisa deste ano feita pelo Target Group Index do Ibope, são cerca de 24 milhões de pessoas nessa faixa. E os profissionais de comunicação e marketing já se ligaram que não podem ignorar o tamanho dessa demanda. Mas como falar com esses jovens? Esse foi um tema de um artigo do Think with Google.

Nascidos entre o meio década de 1990 e o fim da década passada, os jovens da Geração Z estão começando a entrar na vida adulta. E, portanto, começam a ganhar cada vez mais força como consumidores. Acontece que as marcas ainda patinam um pouco para entender os hábitos desse público, vem transformando a maneira de pensar, de agir e de consumir cultura, como destaca o artigo do Google. Mas algumas tendências já podem ser identificadas. E o Brand Publishing pode ser uma boa forma de se impactar esses jovens.

Futuro, Família e Fun

Um dos principais desafios na comunicação com esse público é que a Geração Z não é tão conectada com marcas como as gerações anteriores. E de acordo com o artigo do Google, “isso acontece em parte porque a publicidade tradicional não funciona tão bem com eles, que têm um jeito novo de se engajar”.

“Como se conectar com essa geração que é, ao mesmo tempo, hiperconectada no virtual e preocupada com o real? Nosso estudo detectou três territórios que podem ser portas de entrada para ganhar sua atenção: Futuro, Família e Fun (diversão, em inglês), ou os 3 Fs”, diz o artigo.

O futuro da Geração Z

Na pesquisa do Target Group Index, 85% dos jovens ouvidos revelaram que estariam dispostos a doar parte do seu tempo em prol de alguma causa. Isso demonstra uma geração muito preocupada com os problemas do país e do mundo. E que deseja fazer algo para mudar a realidade da sociedade em que estão inseridos. É o “Futuro”, o primeiro e mais importante “F” do eixo temático proposto pelo Google.

Uma outra pesquisa, feita no Brasil em 2019 pelo Google Consumer Survey, com homens e mulheres entre 18 e 24 anos, revelou as causas que mais preocupam os jovens da Geração Z. São elas:

A pesquisa do Google também revelou alguns medos desses jovens, que têm encontrado no empreendedorismo uma forma de lidar com as preocupações com a possibilidade de não conseguirem bons empregos, associadas a alguma atividade que tenha um cunho coletivo, seja social ou ambiental.

Os outros dois Fs

O segundo “F”, o da “Família”, é destacado pelo artigo por conta do enorme número de seguidores que alguns youtubers possuem. De acordo com o Google, nomes como Whindersson Nunes e Felipe Neto, cada um com mais de 30 milhões de fãs, costumam tocar muito nesse tipo de assunto e causam um impacto nos jovens dessa geração.

Já o terceiro, de “Fun”, está ligado à forma como esses jovens se divertem. E neste quesito, três assuntos se destacam: música, games e smartphones, de acordo com o artigo.

Destes, o celular tem uma importância ainda maior por ser tanto um meio como um fim. O smartphone é a forma preferida para escutar música, jogar, produzir e difundir conteúdo, ou seja, o portal que conecta a GenZ com o mundo.

O artigo conclui que conseguir falar desses assuntos de maneira honesta, relevante e eficiente é meio caminho andado para as marcas atraírem a atenção da Geração Z.

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