A ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas) está promovendo um novo Lab de negócios com o tema “Técnicas avançadas para o uso de IA nas redações”, com inscrições abertas de 17 a 31 de julho. O workshop, conduzido pelo especialista Fábio Farias, é voltado para jornalistas, editores e publishers que desejam integrar a inteligência artificial em suas práticas jornalísticas, exigindo que os participantes tenham uma atuação digital e uma assinatura ativa do ChatGPT. As aulas ocorrerão em quatro encontros, às quartas e quintas-feiras, a partir de 7 de agosto. Fábio Farias compartilhará conhecimentos sobre a IA Generativa, engenharia de prompt e estratégias práticas para otimização do uso da tecnologia.
Resumo supervisionado por jornalista.A ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas) promove mais um Lab de negócios e, desta vez, o tema será “Técnicas avançadas para o uso de IA nas redações”. As inscrições para os interessados foram abertas no dia 17 e se encerram no dia 31 de julho.
O workshop será ministrado pelo jornalista e especialista em inteligência artificial (IA) Fábio Farias. Publishers interessados em utilizar a tecnologia de Inteligência Artificial para elevar a qualidade, eficiência e inovação em suas práticas jornalísticas estão convidados a participar.
Podem participar jornalistas, editores e publishers interessados no uso de IA nas redações. É desejável que os participantes tenham uma atuação digital ativa (website, blog ou redes sociais) e estejam abertos a explorar novas tecnologias em seu trabalho. Os inscritos devem se comprometer a participar de todas as sessões do workshop e ter uma assinatura ativa do ChatGPT no site da OpenAI (custo: US$ 20/mês).
As aulas serão realizadas sempre às quartas e quintas-feiras, a partir do dia 7 de agosto, das 14h às 15h30. Ao todo, serão quatro encontros, nos dias 7, 8, 14 e 15 de agosto.
Sobre o especialista
Fábio Farias é jornalista e, desde 2023, dedica-se ao estudo da IA Generativa, compartilhando suas descobertas em um blog. Ele migrou do jornalismo para o marketing digital em 2013, especializando-se em SEO e tráfego pago. Desde 2019, Fábio trabalha com desenvolvimento de sites em WordPress e tem vasta experiência em campanhas no Meta Ads e Google Ads, além de otimização de sites para SEO.
Dentre os conteúdos a serem compartilhados, os participantes receberão informações sobre a visão geral da IA, como funciona, o potencial do ChatGPT e do Gemini no jornalismo e na produção de conteúdo, conceitos de engenharia de prompt, estratégias para formular prompts que geram resultados precisos e relevantes e exercícios práticos.
Para se inscrever, preencha o formulário neste link.
1º Lab
Em junho foi realizado o primeiro Lab de Negócios e o tema foi Brand Publishing. As aulas foram ministradas por Paulo Henrique Ferreira e Bruno Costa, da Barões Brand Publishing. O objetivo foi o de demonstrar aos participantes os conceitos e técnicas para a construção de um ativo de mídia proprietária e como a estratégia permite com que marcas se tornem referência no mercado, a partir de conteúdo editorial especializado.