Barões


Séries, filmes e livros para entender o que é Transição Midiática

Selecionamos obras que retratam ou evidenciam o cenário de mudanças nas mídias que teve início no final do Século 20 e ainda se encontra em curso

7 de dezembro de 2022

A história da humanidade é feita de grandes momentos de transição. Desde a Revolução Cognitiva, que fez com que o Homo Sapiens deixasse de ser um animal como outro qualquer para se tornar a espécie dominante no planeta, até a mais recente Revolução Digital, considerada a terceira Revolução Industrial, com a automação de linhas de produção. E no segmento da Comunicação, também há um desses momentos cruciais em curso: o da Transição Midiática. 

Neste artigo vamos mostrar como a arte imita a vida, e vice-versa, com dicas de obras que ou retratam ou evidenciam o cenário no qual caminhamos especialmente nas últimas duas décadas, mas que começou a mostrar sinais de mudança já no final do século passado. 

+ Leia também:
-
Entra a “sociedade da informação”, sai a “sociedade do espetáculo”

Navegue pelas obras:

Séries

Mad Men

"A charmosa e premiada série mostra a construção da “sociedade do espetáculo”, com suas virtudes e vícios, ao retratar o ambiente da publicidade nos Estados Unidos dos anos de 1960. Uma época em que a sociedade e seus hábitos eram mediados pelas emissoras de televisão, rádio e anunciantes. Tudo isso empacotado em um comportamento desgastado, que hoje soa como um ridículo clichê, pois não cabe mais em nossa sociedade, sob aspecto algum. 'Mad Men' mostra que a transição midiática é a própria transição do comportamento de toda a sociedade, com ênfase na ética e responsabilidade de quem trabalha no meio". (Por Paulo Henrique Ferreira)

Ficha técnica

Mad Men
Formato: Série
Gênero: Drama
Temporadas: 7
Ano: 2007 a 2015 (Encerrada)
Elenco: Jon Hamm, January Jones, Christina Hendricks, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser, entre outros
Onde assistir: HBO Max e Globoplay

Succession

"É bem legal assistir a uma trama de negócios e intrigas envolvendo uma empresa de mídia. Pois apesar de lugar comum na vida real, é um tema ainda pouco explorado na ficção. 'Succession' ocupa bem esse lugar, com a história de um conglomerado bilionário de mídia televisiva em crise. Como se não bastasse o conflito de gerações no ponto de gestão e operação, tem o aloprado tempero familiar com os filhos mostrando vocação para a canalhice, porém sem competência, uma vez que essa cultura não cabe mais aos nossos tempos. Ansiosamente no aguardo da nova temporada". (Por Paulo Henrique Ferreira)

Ficha técnica

Succession
Formato: Série
Gênero: Drama
Temporadas: 4
Ano: 2018
Elenco: Jeremy Strong, Sarah Snook, Brian Cox, Kieran Culkin, Nicholas Braun, Matthew Macfadyen, entre outros
Onde assistir: HBO Max e Now (Claro/NET)

O Rei da TV

"Que Silvio Santos foi um pioneiro na TV brasileira, todo mundo sabe. Ajudou a dar escala no meio e na mensagem, para o bem e para o mal, como sempre há de ser quando se trata de meios de comunicação de massa. E essa competente série brasileira consolida bem a trajetória do 'Homem do Baú', facilitando a compreensão de episódios nebulosos, como o envolvimento na Record, que ajudaram a levar a sociedade do espetáculo à brasileira ao seu apogeu". (Por Paulo Henrique Ferreira).

Ficha técnica

O Rei da TV
Formato: Série
Gênero: Drama biográfico
Temporadas: 1
Ano: 2022
Elenco: José Rubens Chachá, Mariano Mattos, Guilherme Reis, Pascoal da Conceição, André Abujamra, Ary França, Emílio de Mello, Leandro Ramos, Paulo Nigro, Larissa Nunes, Cássia Damasceno, Bárbara Maia, Elisa Romero, João Campos, Celso Frateschi, Roberta Gualda, Claudio Marcio, Gui Santana, Leona Cavalli, Cacá Carvalho.
Onde assistir: Star+

Blockbuster

"Ironia fina! A Netflix fez uma série/homenagem para o símbolo de sua ascensão: a Blockbuster. A comédia navega pelo besteirol clean numa ficção sobre o dono da última loja da rede de locadoras Blockbuster no mundo. Ainda em desenvolvimento, a série mistura a nostalgia das locadoras com a inexorável escala do streaming, em uma quixotesca histórica de um grupo de pessoas paradas no tempo. Lembra muito certas redações dos anos 2000". (Por Paulo Henrique Ferreira)

Ficha técnica

Blockbuster
Formato: Série
Gênero: Comédia
Temporadas: 1
Ano: 2022 (Em andamento)
Elenco: Randall Park, Melissa Fumero, Madaleine Arthur, Tyler Alvarez, Kamaia Fairburn, J. B. Smoove, entre outros.
Onde assistir: Netflix

Minisséries

Pam & Tommy

"Sexo e transição midiática se entrelaçam em diferentes momentos pelas eras da civilização humana. E nos primórdios da internet, o famoso 'vídeo da Pamela Anderson', que circulava entre disquetes e anexos de e-mails, se tornou o primeiro viral em âmbito global. Tratava-se de uma transa bonita de duas jovens almas apaixonadas, coisa de recém-casados inconsequentes. Mas o tal viral marcou a existência de ambos. E de forma muito mais pejorativa e pesada para a Pam, por ela ser mulher. Uma primitiva e midiática amostragem do quão cruel pode ser um vazamento de informações pessoais e íntimas na rede mundial de computadores. E bota primitivo nisso: ainda tinha Altavista e Netscape na jogada". (Por Paulo Henrique Ferreira)

Ficha técnica

Pam & Tommy
Formato: Minissérie
Gênero: Drama biográfico
Episódios: 8
Ano: 2022
Elenco: Lily James, Sebastian Stan, Taylor Schilling, Seth Rogen, Fred Hechinger, Nick Offerman, Andrew Dice, entre outros.
Onde assistir: Hulu e Star+

Desastre total: Woodstock 99

"A intenção era celebrar os 30 anos do histórico e revolucionário festival de 1969. Mas em vez de três dias de boa música, paz e amor, o evento ficou marcado por um cenário de caos e destruição promovidos por uma plateia revoltada com o contraste entre os altos preços e a falta de estrutura. Ao entrevistar organizadores, trabalhadores e fãs que estiveram presentes, a produção da Netflix mostra que por trás de todos os gatilhos que acenderam rastilhos de pólvora no festival havia também uma mudança cultural profunda ocorrida na virada do milênio. E que ficou evidente em uma geração que, já sob os efeitos iniciais da internet, apesar de ainda em uma era pré-redes sociais, começou a perceber que tinha como fazer sua voz ser ouvida. Infelizmente, foi por meio da violência. Sobrou até para a MTV, a mais poderosa mídia musical em seu tempo, à época cada vez mais concentrada no Pop e no Hip-Hop, que acabou tendo sua equipe hostilizada pelo público roqueiro do festival". (Por Raphael Crespo)

Ficha técnica

Desastre total: Woodstock 99
Formato: Minissérie
Gênero: Documentário
Episódios: 3
Ano: 2022
Onde assistir: Netflix

Filmes

Boogie Nights - Prazer sem limites

"Boogie Nights é um dos filmes mais incríveis sobre transição midiática. Justamente por retratar o segmento de filmes pornográficos, que passou por uma revolução do suporte dos anos de 1970 para os da década de 1980: das películas para o home-vídeo. Na acepção mais sacana de que o meio é a mensagem. Tudo isso feito com muito bom gosto, sem descambar para o sexo, que não faz falta diante de tão brilhante elenco e nesse tão prazeroso longa-metragem". (Por Paulo Henrique Ferreira)

Ficha técnica

Boogie Nights - Prazer sem limites
Formato: Longa-metragem
Gênero: Drama
Ano: 1997
Diretor: Paul Thomas Anderson
Elenco: Mark Wahlberg, Burt Reynolds, Julianne Moore, Heather Graham, John C. Reilly, Don Cheadle, Philip Seymour Hoffman, William H. Macy, Luis Guzmán, Nicole Ari Parker, Nina Hartley, entre outros
Onde assistir: HBO Max (Para assinantes) ou por aluguel, no valor de R$ 7,90, em outros serviços de streaming como Amazom Prime, Apple TV, Youtube e Google Play Filmes e TV.

Some kind of monster

"No ano de 2000, o Metallica entrou em uma guerra judicial que ajudou a mudar os rumos da indústria musical, ao bater de frente com o Napster, um dos serviços pioneiros de compartilhamento de músicas pela internet, à época ilegal. A chamada "pirataria", que antes da grande rede era feita com gravações de fitas cassetes passadas de mão em mão, ganhou escala com a troca de arquivos do tipo MP3. E caiu como uma bomba no mercado, que precisou reinventar seus modelos de negócios. Pois a briga com o Napster foi um dos episódios abordados em "Some kind of monster", documentário lançado em julho de 2004, que funcionou como uma espécie de projeto de Brand Publishing para contar a história da gravação do álbum “St. Anger”, lançado em junho de 2003. E inclusive para promovê-lo. O filme traz também várias outras questões ainda mais profundas que ocorreram com a banda na mesma época - como o alcoolismo do vocalista e guitarrista James Hetfield -, que fizeram com que seus integrantes mergulhassem na maior crise de sua existência. E uma das saídas encontradas foi a transparência e a desintermediação entre banda e público por meio da obra, um misto de sessões de lavagem de roupa suja com terapia de grupo e o trabalho em estúdio no meio". (Por Raphael Crespo)

Ficha técnica

Some kind of monster
Formato: Longa-metragem
Gênero: Documentário
Ano: 2004
Diretor: Bruce Sinofsky e Joe Berlinger
Onde assistir: Netflix

Livros

Brand Publishing e Transição Midiática – Como a comunicação editorial das marcas vai mudar a sociedade, os negócios e a sua empresa

"Escrito por Paulo Henrique Ferreira, sócio-fundador e Diretor Executivo da Barões Digital Publishing, o livro "Brand Publishing e Transição Midiática" é a primeira obra literária no Brasil dedicada a dois temas que, na visão do autor, já ditam e continuarão a ditar a comunicação editorial proprietária de marcas em todo o mundo. O livro é destinado a profissionais de gestão e negócios, marketing e comunicação que buscam entender com profundidade e clareza os fundamentos desse novo momento de rearranjo em que as pessoas querem e nem precisam ser convencidas. Elas precisam ser informadas. O livro conta ainda com um ambiente digital, com artigos complementares novos materiais que ainda serão incluídos". (Por Raphael Crespo)

Ficha técnica

Brand Publishing e Transição Midiática – Como a comunicação editorial das marcas vai mudar a sociedade, os negócios e a sua empresa

Formato: Livro
Autor: Paulo Henrique Ferreira
Editora: Robecca & Co.
Número de Páginas: 267
Onde encontrar: A versão impressa da obra pode ser adquirida nas principais livrarias, marketplaces e também pelo site da editora Robecca & Co. E as versões impressa e e-book para Kindle também estão disponíveis na Amazon.