Barões
pesquisa sobre site de notIcias

Credibilidade é o critério exigido por 53% dos leitores de sites de notícias

Segundo a pesquisa, os hábitos de consumo de notícias variam de acordo com faixas etárias

3 de maio de 2024

Um estudo recente conduzido pela Nielsen e Teads em parceria com a CNN Brasil revela que a credibilidade é o principal fator considerado por 53% dos leitores na escolha de um site de notícias. Este dado evidencia a importância do conteúdo confiável e de qualidade para a audiência, especialmente entre os mais velhos.

De acordo com matéria publicado pelo portal Meio & Mensagem, além da credibilidade, a qualidade do texto e das informações desempenha um papel significativo, com 39% dos entrevistados destacando sua importância.

Esse critério é especialmente valorizado por indivíduos mais jovens, demonstrando uma preocupação crescente com a precisão e relevância das informações consumidas.

Hábitos de consumo

Segundo a pesquisa, os hábitos de consumo de notícias variam de acordo com faixas etárias. Os mais jovens, entre 16 e 22 anos,  estabelecem relações contextuais entre o conteúdo da notícia e os anúncios.

Eles valorizam a navegação ágil e conteúdo adicional e possuem mais  interesse em variedades, entretenimento e mídia.

Interesse por faixa etária

Por outro lado, os indivíduos de 27 a 42 anos demonstram maior interesse em temáticas como ambiente, atualidades e política, e tendem a se aprofundar nas plataformas editoriais dos veículos. No entanto, eles são mais críticos em relação à interferência dos anúncios em sua experiência de leitura.

A faixa etária entre 43 e 58 anos tende a valorizar canais que consideram mais éticos e são mais propensos a rejeitar plataformas com publicidade intrusiva.