Assim como aconteceu em setembro de 2022, quando organizou o primeiro evento brasileiro totalmente focado em debater o Brand Publishing, a Barões Digital Publishing volta suas atenções para outra ação pioneira no mercado: o livro “Brand Publishing e Transição Midiática – Como a comunicação editorial das marcas vai mudar a sociedade, os negócios e a sua empresa”, escrito por Paulo Henrique Ferreira, sócio-fundador e Diretor Executivo da empresa. A obra é a primeira grande publicação brasileira sobre o tema no campo da literatura e foi lançada oficialmente no dia 18 de janeiro, no Rio de Janeiro (RJ).

Eventos de lançamento: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte

A etapa carioca, a primeira das três de lançamento do livro, foi concluída com sucesso. Em um coquetel realizado no dia 18 de janeiro, na livraria Argumento do Leblon, PH Ferreira e seus sócios na Barões receberam clientes, amigos, familiares e leitores em geral para uma noite de autógrafos.

O próximo evento de lançamento, por sinal, já tem data, hora e local marcados para acontecer. Será no dia 8 de fevereiro, às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, no coração de São Paulo. Já a data de Belo Horizonte será confirmada nas próximas semanas.

“Completamos a fase de abertura no Rio de Janeiro muito bem! O evento foi um sucesso e devo ter assinado pelo menos cem livros. Inclusive de pessoas que chegaram na livraria com os exemplares que distribuímos como presente de final de ano para clientes, fornecedores, funcionários da Barões e prospects. Agora, partimos para fazer um grande evento em São Paulo, no começo de fevereiro, e o fechamento desse ciclo de lançamento do livro em Belo Horizonte, no final de março. Ainda vem muita coisa por aí”, conta Paulo Henrique Ferreira.

Brand Publishing e Transição Midiática

Publicado pela editora Robecca & Co., o livro tem apresentação feita por André Penha, co-founder e CTO da proptech QuintoAndar. O prefácio é assinado por Luiz Carlos Dutra, diretor executivo da Mover Participações. Enquanto o posfácio é de autoria de Joana Carvalho, Head de Operações e Desenvolvimento de Pessoas da Barões.

A obra é destinada para profissionais de gestão e negócios, marketing e comunicação que buscam entender com profundidade e clareza os fundamentos da transição midiática e da comunicação editorial proprietária das marcas.

“Este é um livro para profissionais de gestão e negócios, muito além dos departamentos de comunicação e marketing das empresas. A marca relevante precisa entender que ela não presta apenas serviços ou fabrica seus produtos. Ela tem de enxergar que na sociedade atual, a da informação, a comunicação editorial é fundamental para definição do seu papel na sociedade. Afinal, as pessoas não precisam ser convencidas, precisam ser informadas. Portanto, o livro Brand Publishing e Transição Midiática é voltado para todas as lideranças de organizações competitivas e relevantes no Século 21”, afirma PH Ferreira.

A venda dos exemplares teve início na mesma data. A versão impressa da obra pode ser adquirida nas principais livrarias e também pelo site da editora Robecca & Co. E a versão em e-book também está disponível para Kindle, na Amazon.

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Cases de sucesso

Além de retratar a forma como a transição midiática impacta diretamente as organizações e todos os setores da sociedade, e ainda como a disciplina de Brand Publishing se torna central no processo de comunicação contemporânea, o livro traz cases de marcas que se tornaram think tanks em seus segmentos, com exemplos aprofundados de diversos exemplos de sucesso de clientes da Barões.

A publicação também conta com um ambiente digital de conteúdos adicionais sobre Brand Publishing e transição midiática. Mediante cadastro, o público do livro terá acesso a uma área logada com outros e-books, estudos, curadoria de links de referência e videoaula no site livro.brandpublishing.com.br. De acordo com PH Ferreira, o ambiente online será constantemente atualizada com novos conteúdos ricos e referências sobre o tema.

Pré-lançamento recebe avaliações positivas

Em dezembro de 2022, o livro Brand Publishing e Transição Midiática foi distribuído de maneira exclusiva para clientes, público interno e parceiros da Barões Digital Publishing, tanto como presente de final de ano quanto como pré-lançamento. As avaliações foram positivas.

Para Pyr Marcondes, publicitário e jornalista, sócio da Pipeline Capital, que foi entrevistado para o livro, “o BPeTM é fruto de um trabalho minucioso de pesquisa, pois há muitos documentos históricos, referências aqui do Brasil e lá de fora que são incontestáveis. É o livro a ser consultado quando o assunto é brand publishing. Não há nenhum outro, nem parecido. Tecnicamente, o material é excelente porque o Paulo Henrique Ferreira domina a disciplina, tem uma história no brand publishing, além de ser um profissional talentoso e dedicado”.

Já para Luiz Carlos Dutra, diretor executivo da Mover Participações e autor do prefácio da obra, “o livro traz à tona a transição midiática e a comunicação editorial como prática fundamental do novo papel das marcas, tanto pela importância de uma narrativa mais abrangente e engajadora juntos aos diversos públicos de interesse, bem como pela necessidade de estarem alicerçadas a um propósito estratégico como fator de geração de valor e vantagem competitiva”.

Leandro Provedel, gerente corporativo de marca e comunicação da ENGIE, comenta que a obra é “provocativa, intelectualmente honesta, que traz para o centro da discussão das marcas a comunicação editorial. Um livro fundamental para gestores, profissionais e para a academia, e que terá seu espaço garantido no necessário debate sobre a transição midiática. Esse debate já é maduro na ENGIE que, com o nosso ativo de Brand Publishing – o Além da Energia -, tem como objetivo estratégico a consolidação da liderança editorial da marca no tema transição energética”.

Por sinal, o Além da Energia, um dos cases trazidos pelo livro, foi vencedor em 2022 do prêmio Aberje, na categoria Mídia Digital (ES/RJ).

Andréa Naccarati de Mello, fundadora e editora da Robecca e Co. também celebra a publicação de um livro pioneiro para o mercado de comunicação:

“Estou muito orgulhosa do livro, um lançamento muito importante para a comunicação das marcas, que fará profissionais repensarem o papel da comunicação editorial na sociedade do século XXI”, afirma Andréa.

Outros profissionais também celebraram o livro no Linkedin, como Walter Romano, Gestor de Brand Publishing da MRV&CO; Daniel Aguado, Diretor de Marketing da Fundação Dom Cabral, Alexandre Canatella, fundador do Cybercook; Henrique Donabella, diretor da Collison; João Carvalho, CEO da Hands; Jorge Remondes, professor do ISVOUGA de Portugal; Jorge Florêncio, gestor de comunicação da Cooxupé; Cezar Taurion, pioneiro no debate sobre a inovação corporativa no Brasil, entre outras manifestações públicas relevantes na plataforma.

Sobre o autor

Paulo Henrique Ferreira é fundador e Diretor Executivo da Barões Digital Publishing, primeira empresa brasileira especializada em Brand Publishing. Começou sua carreira em 2000, na Compera (atual Movile), desenvolvendo produtos editoriais para telefones celulares.

De 2008 a 2015 liderou a área digital do LANCE!, o maior diário desportivo do Brasil. Dentre outras posições no mercado de publishing digital, também foi diretor da FSB Comunicação, antes de fundar a Barões, em 2017.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas, Ferreira também é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e possui MBA em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas.

Sobre a Barões

A Barões Digital Publishing, fundada em 2017, é uma empresa 100% focada em projetos de Brand Publishing para marcas com autoridade em seus segmentos. Tem como foco exclusivo desenvolver plataformas de conteúdo setorial, sempre como uma ativo de mídia proprietária dos clientes.

Os projetos de Brand Publishing da Barões tem ênfase em tecnologia e dados, além de conteúdo e distribuição, para awareness da marca, tratamento de dados primários e geração de negócios.

Entre seus clientes estão marcas como ENGIE, Cooxupé, QuintoAndar, Safra, Transfero Swiss, MRV & Co, Fundação Dom Cabral, entre outras. A Barões também edita este portal, o Brand Publishing Brasil, seu próprio ativo de mídia editorial.

Ficha técnica do livro

“Brand Publishing e Transição Midiática – Como a comunicação editorial das marcas vai mudar a sociedade, os negócios e a sua empresa”
Autor: Paulo Henrique Ferreira
Editora: Robecca & Co.
Número de Páginas: 267