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Brand Publishing Exclusive: grandes marcas debatem mídia proprietária e transição midiática

Idealizado e organizado pela Barões, primeiro evento 100% dedicado ao Brand Publishing no Brasil reúne empresas que já se tornaram publishers em um dia repleto de painéis, debates e palestras

28 de setembro de 2022

Por Raphael Crespo

“A comunicação de uma marca é negócio. É core business. A marca que não se posicionar, não informar, nao educar, ela não vai vender. Ela não vai existir". Com essas palavras, o Diretor Executivo da Barões Digital Publishing, Paulo Henrique Ferreira, abriu os trabalhos do Brand Publishing Exclusive, o primeiro evento brasileiro voltado a debater o Brand Publishing, que aconteceu no dia 20 de setembro de 2022, no Hotel Prodigy, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Idealizado e organizado pela Barões, o evento presencial foi fechado e exclusivo para as marcas atendidas pela empresa. Em segmentos distintos, cada uma delas trouxe as especificidades dos seus projetos e o que as une: o comprometimento em informar seu público em um cenário de uma evidente e galopante transição midiática. Não somente com materiais autorreferentes, mas com conteúdos que interessem a todos aqueles que acompanham os setores.

ENGIE, MRV&Co, Itaú, Cooxupé, Fundação Dom Cabral, Marfrig, entre outras marcas líderes em seus setores de atuação apresentaram seus cases em diferentes painéis, que foram intercalados por palestras sobre temas importantes como Dados, SEO e inovação.

https://youtu.be/JI6qL-Jmv9Y

Primeiro painel

O Brand Publishing Exclusive foi dividido em etapas: depois da breve abertura realizada por Paulo Henrique Ferreira, as marcas ENGIE, QuintoAndar e Transfero Group - os mais antigos clientes da Barões – puderam expor algumas estratégias e resultados obtidos com seus projetos de Brand Publishing, todos eles lançados antes da pandemia de Covid-19, além de expectativas para o futuro.

Leandro Provedel (à esq.), Guilherme Murtinho e Laura Lopes participam do debate do primeiro painel, mediado por Paulo Henrique Ferreira, da Barões

Laura Lopes, Gerente de Conteúdo e SEO do QuintoAndar, abriu o painel e foi seguida por Guilherme Murtinho, Chief Marketing Officer (CMO) da Transfero Group e por Leandro Provedel, Gerente Corporativo de Comunicação e Branding da ENGIE no Brasil. Os três apresentaram os cases de mídia proprietária das marcas em questão e depois participaram de um debate.

O valor dos dados proprietários

Na sequência, o Diretor de Operações e um dos sócios da Barões, Bruno Costa, fez uma palestra sobre "O valor dos dados proprietários" dentro do contexto das estratégias de comunicação editorial de uma marca. Em especial após a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o iminente futuro "cookieless", já prometido pelo Google, que irá eliminar os cookies de terceiros de seu navegador Chrome. 

Bruno Costa, Diretor de Operações da Barões, fala sobre dados no Brand Publishing Exclusive

Em sua apresentação, Bruno traçou a dinâmica e diferenças entre os dados de terceiros, secundários e primários. Exemplificou como as marcas gastam com campanhas imprecisas e como os dados primários, coletados em domínio próprio, não apresentam problemas com privacidade e têm mais valor, apesar de serem mais difíceis de se coletar em escala. E falou também sobre o chamado zero-party data, ou dados auto-declarados, aqueles que o usuário entrega de forma intencional.

“Os dados, neste século, são o que o petróleo foi para o anterior. Eles geram negócios e direcionam mercados”, disse Bruno Costa.

Semrush: “O valor da informação das marcas”

Após um almoço na varanda do restaurante da cobertura do Hotel Prodigy, com direito à vista para o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e parte da Baía de Guanabara em um belo dia de sol, o retorno para as atividades da tarde se deu com uma palestra que trata de um assunto essencial em qualquer estratégia de Brand Publishing: o SEO. E, para isso, a Barões convidou Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush Brasil.

Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush Brasil

De uma forma técnica e didática, e também inspiracional, Erich falou sobre "O valor da informação das marcas", com a autoridade ser representante no Brasil de uma das principais ferramentas de análise desse valor. E colocou todo mundo para pensar com uma das principais frases do Brand Publishing Exclusive: 

"Só tem medo de cliente bem informado quem tem produto ruim. Quem tem informação e publica os fatos pode controlar o tom da discussão e se antecipar às consequências", disse Erich Casagrande.

Segundo painel

O segundo painel de clientes da Barões juntou três marcas mineiras de destaque e autoridade nacional, que toparam o desafio de se tornarem publishers e desenvolveram seus projetos em um momento muito crítico da pandemia de Covid-19: MRV&CO, Cooxupé e Fundação Dom Cabral.

Walter Romano (à esq.), Jorge Florêncio e Luciana Machado debatem no segundo painel, mediado por Joana Carvalho, Head de Gestão da Barões

As atividades do segundo painel tiveram início com Luciana Machado, Gerente de Comunicação Corporativa da Fundação Dom Cabral, que foi seguida por Jorge Florêncio, Gerente de Marketing e Comunicação, e depois por Walter Romano, Gestor de Brand Publishing da MRV&CO.

Terceiro painel

Após um breve coffee break, um terceiro painel reuniu quatro clientes mais recentes, com os quais a Barões começou a trabalhar entre 2021 e 2022, porém igualmente de peso: Embratel, Marfrig, BeautyFair e Itaú. 

Paulo Pianez (à esq.), Mariana Carneiro, Cesar Tsukuda e Leandro Modé no debate do terceiro painel do dia no Brand Publishing Exclusive

A Embratel foi representada por sua Diretora de Comunicação, Mariana Carneiro; Paulo Pianez, Diretor de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa América do Sul, foi o representante da Marfrig. Cesar Tsukuda, Diretor da Beauty Fair, a maior feira de beleza das Américas, falou sobre o mais recente projeto de Brand Publishing desenvolvido pela Barões. E Leandro Modé, CEO do Inteligência Financeira, projeto de publishing do Itaú, encerrou o painel.

Inovação e novas tecnologias

Para encerrar os trabalhos, Paulo Henrique Ferreira, da Barões, convidou o keynote speaker do dia, a quem classificou como um de seus “heróis”: o escritor e especialista em inovação Cezar Taurion, um dos maiores nomes em Tecnologia da Informação no Brasil.

Cezar Taurion faz a última palestra do dia no Brand Publishing Exclusive

Em uma aula sobre a história da inovação, em especial quando falou sobre o tão propagado metaverso, Cezar fez um alerta e destacou um ponto importante que deve ser levado em consideração pelas empresas: a curva de aprendizado, tão necessária diante do surgimento de uma nova tecnologia.

“Estamos no início da curva de aprendizado, onde temos muita empolgação e pouca informação. O nível de investimento que eu vou fazer em uma nova tecnologia tem que estar de acordo com o nível de maturidade dela”, decretou Cezar.

Antes de uma confraternização em um happy hour com os convidados no restaurante Xian, também no Hotel Prodigy, Paulo Henrique Ferreira encerrou as atividades agradecendo a presença de todos e reforçando a importância de uma marca ser publisher e ter o domínio de seu discurso. 

Paulo Henrique Ferreira, Diretor Executivo da Barões, encerra o Brand Publishing Exclusive com agradecimentos aos convidados e participantes

“Sou muito grato de trabalhar na Barões para transformar as marcas em publishers. Porque isso é construção de um mundo melhor. Está na veia de um mundo ético, da origem do jornalismo. Olhem esse auditório, quantas empresas são autoridades em seus setores. A Barões apenas habilita. Os brand publishers são vocês”, finalizou o executivo.