Barões
web summit rio

Foto: Lucas Jones/Web Summit Rio via Flickr

Grandes empresas apostam em conteúdo para conquistar público do Web Summit Rio 2024

Segunda edição do evento no Rio de Janeiro reúne ecossistema de startups em prol da inovação

26 de abril de 2024

Por Joana Carvalho e Paulo Henrique Ferreira

O Web Summit Rio destacou-se mais uma vez pelo propósito de ser um grande espaço de conexões e interações com foco em inovação. Quem passou pelo Riocentro, entre os dias 16 e 18 de abril, pode ver isso na prática. As startups atraíram palco e investidores para seus negócios. E as grandes empresas, além de se aproveitarem do ecossistema de inovação, apostaram na produção de conteúdo para atrair o público do evento.

Parceria tecnológica e cobertura em tempo real

Marcas consagradas estiveram presentes com estandes que, além de serem espaços de relacionamento, também promoveram debates, com participação de executivos de várias empresas brasileiras e internacionais. Essa agenda paralela à programação oficial do evento atraiu grande interesse dos visitantes. Estandes cheios ou com filas foram cenas recorrentes nos pavilhões do Riocentro. Foi o caso da Embratel, que contou com um público cativo ao longo dos três dias.

A programação do estande do beOn, hub de inovação da Claro e da Embratel, foi concorrida e contou com paineis diários, inclusive com o momento Próximo Nível, com conteúdos e debates que mostraram como as tecnologias como cloud computing, cibersegurança e rede privativas 5G são as grandes habilitadoras da transformação digital e do próximo nível dos negócios. Além disso, o Próximo Nível, hub de conteúdo da Embratel, fez uma cobertura completa do Web Summit Rio 2024 com análise dos principais debates sobre tecnologia.

Inovações em cripto e finanças

web summit transfero
Foto: Reprodução/LinkedIn Transfero

Outra marca que também esteve presente com muito conteúdo foi a Transfero, empresa de soluções financeiras em cripto e uma das patrocinadoras do Web Summit Rio 2024. Seu estande contou com uma programação relevante, com convidados que proporcionaram conversas sobre cripto e finanças.

"Como uma empresa B2B, acreditamos que educação e conteúdo proprietário são pilares muito importantes para ajudar na construção de uma marca. Por isso, definimos essa estratégia em 2018 com o lançamento do PanoramaCrypto, junto com a Barões, e no Web Summit Rio decidimos também promover conteúdo fazendo uma conexão com soluções da Transfero", explica Guilherme Murtinho, fundador e CMO da Transfero.

Baseado no pilar BAASIC (Banking As A Service In Crypto), a Transfero propôs uma série de conteúdos sobre pagamentos, stablecoins, Real World Assets (RWA) e aplicações em diferentes mercados. "Ficamos muitos felizes com o resultado! O nosso estande manteve uma regularidade de público e contamos com a participação de outras marcas e empresas. O que funcionou muito bem como uma diplomacia relacional reforçando nosso posicionamento como autoridade no nosso mercado. E também foi uma ótima  oportunidade para mostrar como a Transfero enxerga o mundo do amanhã", destaca Murtinho.

Uma feira de encontros

Com recorde de inscritos, o Web Summit Rio 2024 contou com mais de 34 mil pessoas de 42 países, além de mais de mil startups. E são essas empresas que realmente têm as maiores oportunidades no evento, podendo conquistar investidores, clientes e parceiros para o crescimento de seus negócios. 

Outro número comemorado pelo Web Summit foi a grande participação feminina nesta edição. Quase metade das palestrantes e 45% das fundadoras das startups presentes no evento eram mulheres.

Para a gerente de Comunicação da Fundação Dom Cabral (FDC), Luciana Machado, o ponto forte do evento é a possibilidade de conexão e interação que proporciona ao público. 

Eleita a 7ª melhor escola de negócios do mundo pelo jornal Financial Times, a FDC é a única instituição brasileira entre as dez primeiras do ranking de educação executiva do periódico britânico. 

“Atrair e reunir pessoas de diferentes países para discutir e trocar experiências sobre uma temática tão de vanguarda, não é para qualquer um. Sem dúvida, uma oportunidade incrível, principalmente para o ecossistema de startups”, destaca Luciana Machado.