A aula inaugural do Creators Ads Academy, curso promovido pela Creators Platform LCC e que foi  ministrada por Paulo Henrique Ferreira, sócio-fundador e Diretor-Executivo da Barões Digital Publishing, destacou a necessidade e os benefícios da mídia proprietária como estratégia fundamental para produtores de conteúdo. O evento online reuniu profissionais interessados em explorar novos caminhos na era digital.

PH Ferreira enfatizou a plataforma própria para sucesso dos creators, no ambiente de negócios e técnico regulatório, destacando que esses elementos são cruciais neste momento de transição midiática, que abre espaço para novos atores no mundo do publishing.

“É muito bom ver novos agentes reconstruindo o mercado de mídia. Estamos na sociedade da informação, século 21, uma sociedade muito mais dinâmica, com a mídia com maior capilaridade que já mudou a realidade não só social, cognitiva, quanto conjuntural, que é o celular”, ressaltou o executivo da Barões.

Paulo Henrique Ferreira

Acompanhe o vídeo da primeira aula na íntegra:

Papel dos publishers

Como publisher desde a sua formação em jornalismo, PH Ferreira compartilhou insights sobre o papel dos publishers no cenário atual. Ele explicou que os publicadores precisam entender não apenas a produção de conteúdo, mas toda a cadeia envolvida, incluindo tecnologia e aspectos comerciais.

“Propriedades digitais tornaram-se o principal meio de comunicação das marcas”, afirmou o executivo, observando a crescente profissionalização das marcas nesse aspecto.

Uma das mensagens da aula foi a importância de reduzir a dependência exclusiva das redes sociais e investir em mídia proprietária. O diretor da Barões alertou sobre os riscos da utilização apenas de plataformas de terceiros, onde o controle sobre distribuição e monetização é limitado e sujeito a mudanças nos algoritmos.

Comunidade editorial e coleta de dados

Ao construir uma comunidade editorial, PH Ferreira destacou que os produtores de conteúdo podem reunir dados primários valiosos, permitindo uma compreensão mais profunda de suas audiências e melhor adaptação de suas mensagens.

Ele enfatizou a importância de retornar aos fundamentos da comunicação em um ambiente digital em constante evolução.

Aprendizado dos participantes

Letícia Orlandi, gestora de conteúdo e consultora de comportamento de cães e gatos é uma das participantes do curso e falou sobre a primeira aula e a importância do Creators Ads Academy .

“Anunciar no Google Ads pode até ser fácil, mas obter os melhores resultados não são. Isso pelo menos não para mim que comando sozinha uma pequena empresa de consultoria de comportamento animal e desenvolvo outras atividades profissionais de produção de conteúdo ao longo da semana. Sobra pouco tempo. Participar de um programa como o Ads Academy é juntar o queijo e a faca, porque agora vou ter acesso, de uma forma conveniente, didática, altamente qualificada, em um horário que se encaixa na minha rotina, ao letramento que preciso para monetizar meu site de forma mais estratégica”, afirma a gestora.

Letícia destacou pontos que considerou importantes sobre a aula inaugural e o aprendizado recebido.

“Além de informações relevantes sobre brand publishing, PH chamou a atenção dos participantes para algo que diz respeito a todos aqueles que veiculam informações ao público: a responsabilidade pelo bom conteúdo, pela ética, pela qualidade da informação e pelo combate à desinformação”, enfatizou.

Letícia Orlandi (Foto: Divulgação)

Transição do offline para o online

Maria Cecília Prado, jornalista e criadora de conteúdo expert em beleza também é uma das alunas do curso. Ela conta que depois de mais de 20 anos trabalhando em revistas femininas (Elle, Claudia, Boa Forma, Estilo), decidiu empreender e lançar seu site, o Beauty Editor, em 2013.

“Sou apaixonada pelo trabalho na web. Porém, como muitos que se lançaram a essa área, sei muito da criação de conteúdo em si, mas ainda sofro bastante, mesmo dez anos depois de estar atuando em minhas mídias proprietárias, com tudo o que há por trás desses canais. Ou seja, continua sendo um desafio dominar toda a cadeia envolvida em se criar um produto com alcance, relevância e autossuficiência financeira”, comenta Maria Cecília.

E foi por estes motivos citados que a jornalista decidiu participar do curso.

“Quando fui convidada pelo Google para participar da Ads Academy, achei a oportunidade incrível – já havia integrado outro projeto Google, o Google WebStories, e havia sido uma experiência muito rica, com muitos aprendizados. A aula inaugural aumentou minhas expectativas. Saber que faremos uma imersão em boas práticas e teremos uma programação bem ampla – sobre métricas, gestão e governança, distribuição e muito mais – me deixou ainda mais animada para as próximas etapas”, complementa Maria Cecília.

Maria Cecília Prado (Foto: Divulgação)

Palavra do fundador

Segundo Rodrigo Allgayer, fundador e CEO da Creators, na aula inaugural foi possível observar uma forte ênfase na integração entre teoria e prática.

“Além disso, destacou-se a importância da adaptação contínua dos publishers às mudanças do mercado e às novas tecnologias, um ponto central para o sucesso contínuo no campo do marketing digital. PH Ferreira, conseguiu trazer uma visão ampla das transformações do mercado e da importância de pensarmos com publishers”, enfatiza Allgayer.

O curso

O curso – inédito e gratuito, mediante qualificação – é voltado para os produtores de conteúdo com seus sites e que tenham mais de mil pagewiews mensais.

A iniciativa, promovida de forma online, tem aulas e mentorias uma vez por mês e envolverá a capacitação para SEO e análise de pagespeed, como melhorar e criar editoriais impactantes, princípios e adequações para a ux do site, Analytics (GA4), análise de tendências para a criação de conteúdo e técnicas de storytelling para cada rede, como maximizar suas pautas.

Além de Paulo Henrique Ferreira, que fez a aula inaugural e é o embaixador do Creators Ads Academy , o time de professores é formado por Andreza Ferrari, Ricardo Moreno, Gustavo Esteves, Tereza Alux, Inaiara Florêncio e Thais Cézare.

Rodrigo Allgayer comenta sobre a importância de cursos como o realizado para os publishers.

“A Creators Platform LLC, foi convidada pelo Google Brasil para ser um Publisher Partner com foco em diversidade e creators (influenciadores digitais) que tivessem sites nichados, e ao analisar este cenário, percebemos que para nos diferenciar não bastava apenas gerenciar esses inventários e que precisamos entregar uma jornada de letramento e muito suporte. Os cursos são cruciais para atualizar os publishers sobre as práticas mais recentes e eficazes, especialmente na utilização de tecnologias como IA para otimização e escala. Isso não só aumenta a relevância e eficiência dos publishers no mercado digital, mas também melhora significativamente seus ganhos em receita”, afirma o fundador.

A Creators Platform LLC passou a ser Google Publisher Partner no final de 2023. O Creators Ads Academy foi lançado em fevereiro e atingiu mais de 200 inscrições.

“Hoje  temos cerca de 90 publishers em fase de aprovação e onboarding. Nossa expectativa é de terminar o ano com ao menos 140 publishers e iniciar um nova turma em 2025. As inscrições seguem abertas pelo site”, informa Allgayer.

Rodrigo Allgayer e Nohoa Arcanjo (Foto: Divulgação)

Participação do Google

David Hyman, diretor de parcerias para vendas do Google participou da aula inaugural e falou sobre como o curso colabora para os criadores de conteúdos.

“Meu foco no Google é ajudar criadores de conteúdo a monetizarem sua presença na web. Nosso trabalho é ajudar estes profissionais que possuem espaços próprios, URL própria. Este projeto tem uma parte muito significativa nos negócios de cada um de vocês (inscritos no curso e participantes da primeira aula), acredito muito nesta parceria, no time, nos produtos que o Google tem e nos resultados que poderão ser gerados a partir daqui”, diz Hyman.

David Hyman foto: divulgação
David Hyman (Foto: Divulgação)

Próximas aulas:

  • Análise de PageSpeed – dia 16 de maio;
  • Como melhorar e criar editoriais impactantes – 13 de junho;
  • Princípios e adequações para UX do seu site – 11 de julho;
  • Analytics (GA4) – 15 de agosto;
  • Análise de tendências para a criação de conteúdo – 12 de setembro;
  • Técnicas de storytelling para cada rede, como maximizar suas pautas – 17 de outubro;