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O especialista em marketing de conteúdo Pierre Herubel, em artigo no Linkedin, apresenta oito posturas para o posicionamento eficaz de conteúdo, visando maximizar o engajamento com o público-alvo. As posturas incluem: o especialista, que educa sobre tópicos específicos; o líder, que destaca valores e sucessos; o construtor, que compartilha processos de desenvolvimento; o inspirador, que motiva a comunidade; o professor, que analisa tópicos com insights; o repórter, que relata aprendizados de terceiros; o artista, que oferece perspectivas criativas; e o contador de histórias, que conecta através de narrativas.

Resumo supervisionado por jornalista.

O especialista em marketing de conteúdo Pierre Herubel, em artigo publicado em seu perfil no Linkedin, listou oito posturas para posicionamento de conteúdo. Estas estratégias são direcionadas para maximizar o impacto e o engajamento com o público-alvo. Em sua visão, a forma com que os conteúdos são posicionados influencia diretamente na audiência a ser obtida.

Pierre Herubel
Pierre Herubel (Foto: Reprodução/LinkedIn)

Dentre as oito posturas indicadas, o autor exemplifica cada modelo a ser adotado. Veja quais são eles:

O especialista

Com mais de cinco anos de experiência, os especialistas educam o público sobre tópicos específicos, evitando tendências passageiras e mantendo consistência. Postagens típicas: Como fazer, estudos de caso, detalhamentos, lições.

O líder

Líderes com histórico robusto ou ocupantes de cargos de nível C promovem suas marcas destacando valores, sucessos, equipes e trajetórias empreendedoras. Postagens típicas: Histórias da empresa, notícias, eventos, pensamentos.

O construtor

Construtores compartilham o desenvolvimento de projetos em público, mostrando bastidores com pragmatismo e transparência. Postagens típicas: Como eu, atualizações, histórias, sucessos, fracassos.

O inspirador

Inspiradores encorajam o público a avançar em seus próprios projetos, enfatizando a importância da comunidade e liderando pelo exemplo. Postagens típicas: Histórias, dicas rápidas, videoclipes, lições.

O professor

Professores analisam o estado da arte de tópicos específicos, explicando seus pontos de vista com insights coletados de várias fontes. Postagens típicas: Conceitos, detalhamento, análise, lições.

O repórter

Repórteres analisam histórias, negócios ou eventos de terceiros, relatando aprendizados ao público, semelhante ao trabalho jornalístico. Postagens típicas: Clipes de podcast, retratos, histórias da empresa.

O artista

Artistas combinam experiência e diversão, oferecendo perspectivas com humor e criatividade, resultando em conteúdos memoráveis. Postagens típicas: Histórias, opiniões, pontos de vista, memes.

O contador de histórias

Contadores de histórias criam engajamento e conexões através de narrativas, focando em temas amplos como trabalho remoto, carreira e recrutamento. Postagens típicas: Histórias, citações, lições.

A combinação dos tipos de conteúdo e o Brand Publishing

Conhecer o posicionamento de conteúdo é uma das ações a serem analisadas ao ser implantado um projeto de Brand Publishing. Para Roberto Francellino, head de conteúdo da Barões Brand Publishing, as marcas que já entenderam como devem posicionar seu conteúdo estão na frente de seus concorrentes.

Isso se dá porque elas são as maiores autoridades em suas áreas de atuação e podem externar em forma de conteúdo sobre o mercado em que elas atuam, seja ele formador de mercado, educativo, noticioso ou especialista.

A combinação desses tipos de conteúdos produz um caldo denso de conhecimento e informação qualificada para uma audiência cada vez mais exigente e educada sobre as informações que chegam a si”, afirma o head de conteúdo da Barões.

Segundo ele, isso é especialmente verdadeiro em projetos de Brand Publishing com perfil B2B. Ou, de modo mais amplo, B2P (Business to professionals), uma vez que mesmo no público B2B, quem consome o conteúdo são pessoas.

“Nesses tipos de projeto, a audiência está de fato interessanda naquilo que está consumindo, pois de alguma forma aquele conteúdo vai trazer ao profissional um benefício na carreira ou nos negócios”, afirma diz Francellino.