Uma boa estratégia de Brand Publishing, necessariamente, deve contemplar esforços na área de SEO. Afinal de contas, por mais que o impulsionamento seja fundamental para a distribuição de conteúdos no início de qualquer projeto, o jogo realmente começa a ficar interessante quando a brasa dos acessos orgânicos aquece e os resultados começam a aparecer. E uma vez que a grande maioria das pessoas recorrem ao Google e aos demais mecanismos de busca para solucionarem dúvidas, nada melhor do que investir na otimização de uma boa página de perguntas e respostas. Ou seja, a famosa página de FAQ.
Em um artigo publicado pelo Content Marketing Institute (CMI), encontramos um tutorial com os 5 passos essenciais para a criação de uma página de FAQ bem otimizada. De acordo com o portal, nas páginas de resultados de pesquisa, o Google trabalha muito para fornecer aos usuários as perguntas e as respostas. Ou os links para as respostas.
E esse tipo de integração entre perguntas e respostas, normalmente, aparecem em duas funcionalidades do Google:
Como destaca o artigo do CMI, as páginas de perguntas frequentes “têm como objetivo tornar mais fácil encontrar respostas concisas para questões de nicho”. E para quem tem um projeto de Brand Publishing, esse espaço nos mecanismos de buscas devem estar sempre entre as métricas mais almejadas.
E ao construir uma boa página de FAQ sobre determinado assunto, você consegue alcançar alguns objetivos importantes, como:
Veja os cinco passos listados pelo CMI para você montar uma página de FAQ otimizada e pronta para receber muitos acessos via Google:
Saber identificar tendências de pesquisa é um ponto fundamental em qualquer estratégia de SEO. E isso vale especialmente para a construção de uma página de FAQ. Para isso, você precisa conhecer as necessidades do público da sua marca e, principalmente, saber quais perguntas sobre o assunto que você domina estão sendo feitas. E a forma como estão sendo feitas.
Para identificar as tendências, veja algumas práticas e ferramentas:
Ao usar as ferramentas sugeridas pelo CMI, o que não vão faltar são dados para você usar. E o próximo e importante passo é organizá-los. Aqui, é preciso definir as questões que valem a pena ser abordadas na sua página de FAQ. E não ter receio de deixar algumas coisas de seu estudo ferramental de fora.
Esta etapa vai te ajudar a estruturar sua página de FAQ em seções, visando uma melhor usabilidade. Para isso, o CMI dá algumas dicas sobre os pontos que você precisa identificar:
De acordo com o CMI, os rich snippets do Google dependem muito do uso de marcações estruturadas, que ajudam os mecanismos a extrair as informações necessárias para enriquecer o trecho de pesquisa. Para os rich snippets de FAQ, o CMI indica uma marcação estruturada chamada FAQPage schema. Uma espécie de guia para essa estruturação. A boa notícia é que o WordPress tem um plug-in próprio que orienta na implementação desse esquema em qualquer uma de suas páginas.
Uma das coisas que esse plug-in faz é solicitar que você marque cada pergunta da página de FAQ como um subtítulo H2 ou H3, que são usados pelo Google para encontrar as respostas das perguntas dentro da funcionalidade “As pessoas também perguntam”.
Sua resposta aparecer dentro do rich snippet do Google é uma grande vitória. Mas pode ser uma faca de dois gumes. Muitas vezes, a sua resposta é tão conclusiva que o usuário se dá por satisfeito com o que lê e acaba nunca clicando no seu site. Por isso, uma etapa importante da criação de uma página de FAQ é adicionar links internos em cada resposta. Dessa forma, eles também serão vistos na pesquisa orgânica, aumentando as chances de clique.
Sua página de FAQ tem que ser fácil de ser navegada. E para tornar a experiência do usuário ainda melhor, faça um índice com as principais seções cobertas pela página, criando um link de âncora para cada pergunta.
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