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Página de FAQ: conheça as vantagens dessa joia dos resultados orgânicos

A grande maioria das pessoas recorrem ao Google para solucionarem dúvidas. E nada melhor do que investir e otimizar uma página com perguntas e respostas para impulsionar os seus resultados de SEO

26 de agosto de 2020

Uma boa estratégia de Brand Publishing, necessariamente, deve contemplar esforços na área de SEO. Afinal de contas, por mais que o impulsionamento seja fundamental para a distribuição de conteúdos no início de qualquer projeto, o jogo realmente começa a ficar interessante quando a brasa dos acessos orgânicos aquece e os resultados começam a aparecer. E uma vez que a grande maioria das pessoas recorrem ao Google e aos demais mecanismos de busca para solucionarem dúvidas, nada melhor do que investir na otimização de uma boa página de perguntas e respostas. Ou seja, a famosa página de FAQ.

Em um artigo publicado recentemente, o Content Marketing Institute (CMI) preparou um tutorial com os 5 passos essenciais para a criação de uma página de FAQ bem otimizada. De acordo com o portal, nas páginas de resultados de pesquisa, o Google trabalha muito para fornecer aos usuários as perguntas e as respostas. Ou os links para as respostas.

Página de FAQ favorece funcionalidades do Google

E esse tipo de integração entre perguntas e respostas, normalmente, aparecem em duas funcionalidades do Google:

  • “As pessoas também perguntam”: recurso que aparece na primeira página na maioria dos resultados, com temas relacionados à busca do usuário;
  • “Featured snippets” ou “rich snippets”: resumo e link do conteúdo que o Google entende como o melhor para satisfazer a busca do usuário. Aparece em destaque no topo da página, numa espécie de “posição 0”. Ou seja, antes dos primeiros resultados da busca.

Como destaca o artigo do CMI, as páginas de perguntas frequentes “têm como objetivo tornar mais fácil encontrar respostas concisas para questões de nicho”. E para quem tem um projeto de Brand Publishing, esse espaço nos mecanismos de buscas devem estar sempre entre as métricas mais almejadas.

Objetivos de uma boa página de FAQ

E ao construir uma boa página de FAQ sobre determinado assunto, você consegue alcançar alguns objetivos importantes, como:

  • Fazer com que o usuário se mantenha navegando em seu portal, em vez de ir a outro lugar para encontrar respostas;
  • Evitar que seu visitante interrompa uma jornada de compra, por exemplo, para entrar em contato com o suporte ao cliente;
  • Transformar seu portal em um centro de conhecimento, facilitando a localização de respostas;
  • Fazer o seu portal mais fácil de ser encontrar no Google, aumentando os seus acessos orgânicos.

Veja os cinco passos listados pelo CMI para você montar uma página de FAQ otimizada e pronta para receber muitos acessos via Google:

1. Estratégia orientada para SEO

Saber identificar tendências de pesquisa é um ponto fundamental em qualquer estratégia de SEO. E isso vale especialmente para a construção de uma página de FAQ. Para isso, você precisa conhecer as necessidades do público da sua marca e, principalmente, saber quais perguntas sobre o assunto que você domina estão sendo feitas. E a forma como estão sendo feitas.

Para identificar as tendências, veja algumas práticas e ferramentas:

  • Text Optimizer: usa análise semântica para identificar conceitos relacionados por trás de qualquer consulta de pesquisa. De acordo com o CMI, isso torna mais fácil dividir suas perguntas em subtópicos e entender os padrões de pesquisa de seus clientes;
  • Google Suggest: as sugestões que o Google mostra quando você começa a digitar alguma coisa no campo de busca dão ótimos insights de pesquisa;
  • SEMRush: ferramenta que facilita, justamente, a extração das perguntas que aparecem como resultado no Google Suggest. Você pode usar um filtro para identificar perguntas sobre um tópico semelhante. Ou simplesmente seguir um padrão de pesquisa;
  • As pessoas também perguntam, do Google: como já visto por aqui, um recurso importante de pesquisa de tendências;
  • A concorrência: use ferramentas de inteligência competitiva em SEO, como o próprio SEMrush, por exemplo, para executar a URL da página de FAQ de seus concorrentes e ver quais perguntas geram mais visibilidade orgânica para eles.

2. Organize suas perguntas

Ao usar as ferramentas sugeridas pelo CMI, o que não vão faltar são dados para você usar. E o próximo e importante passo é organizá-los. Aqui, é preciso definir as questões que valem a pena ser abordadas na sua página de FAQ. E não ter receio de deixar algumas coisas de seu estudo ferramental de fora.

Esta etapa vai te ajudar a estruturar sua página de FAQ em seções, visando uma melhor usabilidade. Para isso, o CMI dá algumas dicas sobre os pontos que você precisa identificar:

  • Principais subtópicos por trás dessas perguntas que irá fazer;
  • Perguntas intimamente relacionadas e que podem ser agrupadas em uma. Dessa forma, você não sobrecarrega sua página de FAQ com respostas repetidas para a mesma pergunta;
  • Grupos de perguntas com intenção de pesquisa semelhante. “Ou seja, perguntas puramente para saber mais sobre o tópico, perguntas que podem levar a uma compra, perguntas que giram em torno da sua marca ou da marca do seu concorrente”, diz o artigo

3. Use plug-ins dedicados à criação de páginas de FAQ

De acordo com o CMI, os rich snippets do Google dependem muito do uso de marcações estruturadas, que ajudam os mecanismos a extrair as informações necessárias para enriquecer o trecho de pesquisa. Para os rich snippets de FAQ, o CMI indica uma marcação estruturada chamada FAQPage schema. Uma espécie de guia para essa estruturação. A boa notícia é que o WordPress tem um plug-in próprio que orienta na implementação desse esquema em qualquer uma de suas páginas.

Uma das coisas que esse plug-in faz é solicitar que você marque cada pergunta da página de FAQ como um subtítulo H2 ou H3, que são usados pelo Google para encontrar as respostas das perguntas dentro da funcionalidade “As pessoas também perguntam”.

link interno

4. Use links internos em cada resposta

Sua resposta aparecer dentro do rich snippet do Google é uma grande vitória. Mas pode ser uma faca de dois gumes. Muitas vezes, a sua resposta é tão conclusiva que o usuário se dá por satisfeito com o que lê e acaba nunca clicando no seu site. Por isso, uma etapa importante da criação de uma página de FAQ é adicionar links internos em cada resposta. Dessa forma, eles também serão vistos na pesquisa orgânica, aumentando as chances de clique.

5. Índice clicável

Sua página de FAQ tem que ser fácil de ser navegada. E para tornar a experiência do usuário ainda melhor, faça um índice com as principais seções cobertas pela página, criando um link de âncora para cada pergunta.

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