Não faz mais sentido dividir a comunicação em online e offline. E é preciso entender que algumas regras do jogo mudaram. Uma delas é saber que escrever um conteúdo digital não é a mesma coisa que escrever para impresso. Saber trabalhar um texto com as técnicas de SEO é fundamental para o seu texto aparecer nesse tsunami de informações.
Mas calma: você não vai precisar escrever um texto pensando apenas em algoritmo. O texto também não vai ficar artificial. Escrever ainda é sobre falar com pessoas. Mas dominar as técnicas de SEO vai te levar a um número muito maior de leitores.
SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Ou em bom português: otimização para mecanismos de busca. Nada mais é que um conjunto de técnicas para que os textos sejam “lidos” pelos robôs dos sites de busca, como Google, Bing e Yahoo.
A quantidade de conteúdo produzida atualmente não para de crescer. Seu texto pode ter uma excelente pesquisa, ter entrevistas incríveis, um texto impecável e nunca aparece na primeira página de busca do Google.
Vai dizer que você já fez alguma pesquisa e foi até a segunda ou terceira página para encontrar o que queria? Nossas perguntas são sempre respondidas na primeira página. E é para isso que serve o SEO. Seu conteúdo no primeiro resultado do Google na busca por determinado assunto. Isso terá impacto no número de leitores em curto e longo prazos.
As técnicas SEO estão em constante evolução. Entretanto, algumas dicas são essenciais para escrever um bom texto que traga bons resultados para o seu conteúdo.
Planeje uma boa palavra-chave para o seu texto. Qual palavra ou termos que as pessoas usam para buscar determinado assunto? Pode ser apenas a palavra “SEO” ou “dicas de SEO”.
Um texto tem “áreas nobres”. Ou seja, partes que possuem mais visibilidade em uma página, como título e intertítulo. Não esqueça também da URL.
Quem busca algo no Google procura uma resposta. Seu conteúdo responde uma pergunta?
Desde 2015, o Google usa machine-learning, uma das abordagens de inteligência artificial que serve garantir mais versatilidade a seus algoritmos. Com um olhar mais humanizado, o Google premia no ranqueamento de busca quem ajuda o leitor com propriedade. Não quem apenas posiciona bem palavras-chaves no texto.
Transmite credibilidade quem tem profundidade e sustentação. O que indica isso para o leitor é a citação de links de outros sites. Por consequência, o Google entende que seu texto se baseia em outras fontes.
Incluir links para outras páginas do seu próprio site também é importante. O leitor pode se aprofundar no tema e ainda ficar mais tempo envolvido com o seu conteúdo.
A meta description (ou meta descrição) é aquele pequeno texto de apoio que aparece logo abaixo do título nos resultados de busca.
O Google afirma que não é um critério para o ranqueamento das páginas. Mas se facilita o leitor na busca clicar no seu conteúdo, por que não usar?
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