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Estudo anual do Semrush aponta que 97% dos profissionais de marketing apostam no conteúdo

Edição de 2022 do relatório anual "State of Content Marketing Global" ouviu mais de 1,5 mil profissionais do setor e avaliou mais de 500 mil peças de conteúdo

18 de fevereiro de 2022

O Semrush acaba de soltar a edição de 2022 de seu relatório anual “State of Content Marketing Global“, que traz uma ampla análise da produção de conteúdo digital ao redor do mundo e aponta tendências para o setor neste ano que acaba de começar. E um dos números que mais chamaram atenção no estudo foi que 97% dos mais de 1,5 mil profissionais entrevistados dizem que o conteúdo faz parte de sua estratégia de marketing.

Metodologia do estudo do Semrush

Para realizar o estudo, além dos profissionais de marketing entrevistados, o Semrush analisou mais de 500 mil postagens de blog e 200 mil tweets, com o total de 500 mil tópicos de conteúdo examinados.

“Construção de marca, SEO, conectar-se a clientes e geração de leads – há muitas razões pelas quais as pessoas investem em Content Marketing. Nossos especialistas e os resultados da pesquisa nos mostram que o conteúdo realmente é o futuro do marketing. Com mais investimentos, maiores equipes de conteúdo e muito mais profissionais de marketing explorando o campo do que nunca”, diz a conclusão do estudo do Semrush.

Quando se trata de alcançar objetivos e cumprimento de KPIs, o Semrush aponta com o estudo que uma estratégia documentada e processos claros são essenciais. Da mesma forma que pesquisas com clientes, análises e auditorias de conteúdo são todos pilares do sucesso.

Números da pesquisa

Apesar de quase a totalidade dos 1,5 mil entrevistados usarem o conteúdo como parte de sua estratégia, um número significativo (42%) está apenas começando a fazer isso. Em contraste, apenas 19% sentem que têm estratégias maduras conteúdo.

“Com uma concentração tão alta de novatos mergulhando na água, fica claro que a indústria ainda está experimentando um crescimento considerável”, avalia o Semrush.

Veja alguns pontos destacados no estudo pelo Semrush:

  • 91% dos profissionais de marketing entrevistados obtiveram sucesso com seu marketing de conteúdo em 2021;
  • O conteúdo está fortemente concentrado nos estágios iniciais da jornada do cliente;
  • Os três principais objetivos que os profissionais de marketing buscam com seu conteúdo são:
    • Aumentar o reconhecimento da marca: 45%
    • Atrair mais tráfego para o nosso site: 37%
    • Gerar leads: 36%
  • 78% dos entrevistados que atingiram seus objetivos têm uma estratégia de marketing de conteúdo documentada.
  • Por outro lado, entre as empresas que ficaram aquém de suas metas, 81% não tiveram a mesma estruturação daquelas que tiveram sucesso

Conteúdo de qualidade

A qualidade do conteúdo também é de extrema importância, segundo a pesquisa. De acordo com o profissionais de marketing entrevistados, esse é o principal fator por trás do sucesso da classificação orgânica, seguido pelo volume de produção de conteúdo.

“Talvez essas não sejam grandes revelações, mas certamente ressaltam a importância de escrever bem e agregar valor ao seu público. É claro que criar conteúdo de qualidade significa mais do que simplesmente escrever um bom texto. Trata-se também de considerar as necessidades informacionais de seus clientes ao planejar suas iniciativas de conteúdo. Certifique-se de que cada parte do conteúdo responda às perguntas certas, crie uma boa experiência do usuário e forneça valor acionável”, diz o estudo.

Insights de especialistas em marketing de conteúdo

Dentro do estudo, o Semrush também conversou com vários especialistas em Content Marketing, que deram suas perspectiva sobre o que funciona bem e o que não funciona mais.

Aqui estão alguns dos principais insights:

Humanize seu conteúdo

Para Henneke Duistermaat, fundadora da Enchanting Marketing, a originalidade é extremamente importante se você quer ser notado.

“Faça o mesmo que todo mundo e você vai se camuflar”, diz a executiva.

Ao mesmo tempo, ela diz que você deve tecer histórias originais em seu conteúdo e tratar sua saída como uma conversa pessoal com seu leitor.

“Tornar seu conteúdo humano e relevante para as pessoas que você deseja consumi-lo ajudará você a se destacar da concorrência em 2022”, finaliza Henneke.

Siga os fornecedores

Kathryn Strachan, proprietária e diretora administrativa da Copy House, enfatiza a importância de se criar uma conexão humana também por meio de seu conteúdo B2B. Segundo ela, esses clientes desejam informações diferentes em diferentes estágios de sua jornada de compra.

“Isso significa que você deve mapear cada parte do conteúdo para o funil de marketing antes de escrevê-lo para garantir que esteja atendendo às necessidades mais urgentes e respondendo às perguntas que eles têm naquele exato momento”, diz Kathryn.

Use a criatividade para criar conexões

Para Casie Gillette, diretora sênior de marketing digital da KoMarketing, contar uma história com seu conteúdo é importante em todos os formatos e canais. Segundo ela, uma boa narrativa significa entender e se conectar com seu público.

“Sua principal lição é que a criatividade é fundamental, seja promovendo um produto, criando um anúncio ou escrevendo uma postagem”, diz Casie.

Foco nos cliques

De acordo com Andy Crestodina, cofundador e CMO da Orbit Media Studios, Inc., a classificação não é a métrica de SEO mais importante a ser rastreada, mas sim os cliques e as taxas de cliques.

“E uma vez que você tenha pessoas em sua página, você precisa ser memorável e envolvente. É isso que impulsionará o reconhecimento da marca e o sucesso a longo prazo”, afirma o executivo.

Observe o que está funcionando

Michael Brenner, do Marketing Insider Group, diz que é hora de focar nas auditorias de conteúdo. Segundo ele, elas vão te ajudar a descobrir o que já traz resultados.

“Parte disso significa também buscar oportunidades para melhorar o conteúdo que você já tem publicado”, afirma Brenner.