Brasil

Saiba o que é o futuro data-driven e sua relação com as marcas

Os dados, embora cada vez mais disponíveis, são uma riqueza ainda pouco explorada pela maior parte das empresas. No entanto, é questão de tempo até que a quantidade de dados gerada por um negócio faça parte do valuation das empresas. Segundo a consultoria Gartner, em 2021 isso já será uma realidade.

Portanto, dados serão cada vez mais importantes. Nos últimos dois anos, por exemplo, foram produzidos 90% de todos os dados disponíveis no mundo. Estima-se que nos próximos dois, será produzido um volume equivalente a todo o conhecimento gerado pela humanidade até hoje. Mas essas informações precisam ser refinadas e transformadas em inteligência para gerar valor para as marcas.

E como uma empresa se torna data-driven?

Segundo o Think with Google, o movimento de transformação das empresas em data-driven deve se estruturar em cinco pilares. São eles pessoas, processos, assets, dados e tecnologia. Vejamos cada um deles:

Pessoas

As empresas vão precisar buscar profissionais voltados a essa área de dados. Por exemplo, o Chief Data Officer (CDO) é um dos líderes mais importantes para empresas que buscam essa transição. Além dos líderes, é preciso dos profissionais para executar as tarefas, entre eles o mais importante é cientista de dados. Ele é o profissional que ajudará a extrair dos dados a maior inteligência possível.

Processos

Nas empresas data-driven, os dados não ficam isolados em silos, mas trabalham de forma integrada. Ou seja, as informações não ficam armazenadas apenas no computador do usuário, mas sim na nuvem. Assim, estão disponíveis a todos os setores da organização. Por exemplo, em vez de o relatório de vendas estar disponível apenas para o gerente comercial, ele pode ser acessado em tempo real pela área de marketing e de compras. Portanto, deixa-se de trabalhar de forma individual e usa-se a inteligência coletiva para resolver o problema da empresa como um todo.

Assets

Um dos pontos mais importantes é a velocidade que o site mobile da empresa demora para carregar. Mais da metade dos consumidores abandonam um site quando ele demora mais de três segundos para carregar. Afinal, que dados você vai gerar se o seu cliente abandonar o seu site ou desinstalar o seu app?

Duas ferramentas podem ser usadas para avaliar a velocidade de carregamento de um site. O Speed Scorecard permite que você compare a velocidade do seu site mobile com sites de outras empresas dentro da sua indústria. Já a Impact Calculator permite estimar o impacto que melhorias na velocidade do seu site mobile podem causar na sua receita.

Dados

Reunir as informações já disponíveis sobre seus clientes é o primeiro passo para caminhar na direção de uma empresa data-driven. Se os dados estiverem offline, é importante transferi-los para um único ambiente digital. Isso irá ajudar a melhorar a rentabilidade dos seus investimentos em marketing, afinal, o consumidor é um só. Essas informações, somadas às disponíveis pelas ferramentas de análise do grande público, permitem uma comunicação muito mais focada com os consumidores.

Tecnologia

Com o uso de ferramentas digitais, é possível usar os dados disponíveis para conhecer melhor o seu consumidor. E, a partir daí, implementar estratégias que façam sentido para ele e para o seu negócio. Além disso, a computação em nuvem permite que os dados sejam acessados em tempo real, de qualquer lugar, sendo possível extrair informações valiosas desses dados.

E o Brand Publishing?

Você deve estar se perguntando onde o Brand Publishing entra nisso. Pois essa é uma estratégia de comunicação que permite extrair dados cruciais para o direcionamento de um negócio. Ao controlar uma mídia totalmente desintermediada, você vai conhecer mais de perto o seu consumidor, seus gostos e anseios e, com isso, gerar dados que permitirão traçar estratégias de venda e de negócios vencedoras. Além disso, os dados darão insights sobre a melhor estratégia de posicionamento da marca.

Artigos Recentes

Grandes empresas apostam em conteúdo para conquistar público do Web Summit Rio 2024

O Web Summit Rio destacou-se mais uma vez pelo propósito de ser um grande espaço…

2 dias atrás

Dados próprios: o ingrediente secreto do publishing para o B2B

Soluções preparadas para o futuro. Em artigo publicado pela Forbes, Mike Burton, cofundador e vice-presidente…

2 semanas atrás

Brasileiros são os segundos que mais passam tempo online no mundo, segundo pesquisa

Brasileiros passam, em média, 9h13 por dia na internet. É o que o mostra o…

3 semanas atrás

Brand Publishing como estratégia para varejistas do setor financeiro é tema de trabalho acadêmico

O Brand Publishing como estratégia para varejistas do setor financeiro foi tema do trabalho acadêmico…

3 semanas atrás

Pesquisa indica que brasileiros evitam fake news ao priorizarem especialistas e canais confiáveis

A pesquisa Fake News x Brand Safety, realizada pela Hibou Pesquisas e Insights, mostra que,…

4 semanas atrás

Quais riscos as marcas enfrentam ao não investirem em mídias proprietárias?

A recente notícia de um projeto de lei para banir o Tik Tok dos Estados…

1 mês atrás