Fundada em 2013, a AbbVie é uma biofarmacêutica com mais de 30 mil colaboradores ao redor do mundo, entre cientistas, pesquisadores, comunicadores, especialistas em produção e assuntos regulatórios. E cujos medicamentos atingem mais de 28 milhões de pessoas em 170 países. E com apenas dois anos de mercado, em 2015, a empresa percebeu a necessidade de se comunicar da forma mais assertiva possível com seus principais stakeholders. Para isso, criou o hub de conteúdo StoryLab.
“Nosso objetivo final é aumentar nossa reputação e avaliação, para que nossos principais stakeholders se envolvam em nosso crescimento, valor e construção de reputação. A pergunta que sempre fazemos é: como podemos gerar opiniões, engajamentos e sentimentos mais positivos em relação à nossa marca no geral?”, afirmou Javier Boix, chefe de relações públicas da AbbVie nos Estados Unidos, em entrevista ao NewsCred.
De acordo com Boix, o trabalho foi originalmente concebido como um grupo de desenvolvimento de conteúdo. Quando começamos a construí-lo, percebemos que havia muito mais a ser feito. O desenvolvimento de conteúdo estava e ainda está no centro do que fazemos, mas há muito mais. Não desenvolvemos conteúdo pelo simples objetivo de desenvolver conteúdo. Nós temos uma estratégia muito robusta”,
Como forma de fortalecer a marca e conquistar tráfego para o StoryLab, a AbbVie sempre apostou fortemente nas mídias sociais para distribuição de conteúdo, com espaços no Twitter, Facebook, LinkedIn e YouTube. E também recebe tráfego em seu portal via pesquisas pagas e orgânicas em mecanismos de busca. Além disso, tem o costume de fazer parcerias com os principais influenciadores de mídia social na ciência e na biofarma.
“A equipe também faz algo extremamente importante, que ninguém mais vê: atendemos a todas as necessidades de conteúdo da maioria de nossos líderes executivos. Incluindo documentos de mensagens, anúncios, atualizações de negócios, todas as reuniões de funcionários, oportunidades de palestras. Esse é um trabalho altamente exigente e demorado, e é desenvolvimento de conteúdo puro”, revelou Boix.
A equipe também faz algo extremamente importante, que ninguém mais vê: atendemos a todas as necessidades de conteúdo da maioria de nossos líderes executivos
Apesar de ter apenas seis anos de mercado, os números gigantescos da AbbVie se explicam facilmente: a empresa não surgiu do zero. Ela nasceu em 2013 como um braço independente da Abbott uma farmacêutica tradicional e global, com mais de cem anos de existência.
A AbbVie também tem operações no Brasil, onde aportou no começo de 2014. A empresa conta com uma equipe de mais de 380 colaboradores no país. E suas áreas de negócios no país incluem Imunologia, Neonatologia, Virologia, Oncologia, Endócrino Pediatria e Nefrologia.
Entre suas áreas foco de pesquisa, a empresa desenvolve no Brasil cerca de 40 estudos ou projetos clínicos nas áreas de Imunologia, Oncologia e Virologia. Envolvendo mais de 200 equipes de pesquisadores brasileiros, entre universidades, sociedades médicas e centros de saúde em todo o país.
O Web Summit Rio destacou-se mais uma vez pelo propósito de ser um grande espaço…
Soluções preparadas para o futuro. Em artigo publicado pela Forbes, Mike Burton, cofundador e vice-presidente…
Brasileiros passam, em média, 9h13 por dia na internet. É o que o mostra o…
O Brand Publishing como estratégia para varejistas do setor financeiro foi tema do trabalho acadêmico…
A pesquisa Fake News x Brand Safety, realizada pela Hibou Pesquisas e Insights, mostra que,…
A recente notícia de um projeto de lei para banir o Tik Tok dos Estados…