Fundada em 2013, a AbbVie é uma biofarmacêutica com mais de 30 mil colaboradores ao redor do mundo, entre cientistas, pesquisadores, comunicadores, especialistas em produção e assuntos regulatórios. E cujos medicamentos atingem mais de 28 milhões de pessoas em 170 países. E com apenas dois anos de mercado, em 2015, a empresa percebeu a necessidade de se comunicar da forma mais assertiva possível com seus principais stakeholders. Para isso, criou o hub de conteúdo StoryLab.

“Nosso objetivo final é aumentar nossa reputação e avaliação, para que nossos principais stakeholders se envolvam em nosso crescimento, valor e construção de reputação. A pergunta que sempre fazemos é: como podemos gerar opiniões, engajamentos e sentimentos mais positivos em relação à nossa marca no geral?”, afirmou Javier Boix, chefe de relações públicas da AbbVie nos Estados Unidos, em entrevista ao NewsCred.

Montagem da equipe

De acordo com Boix, o trabalho foi originalmente concebido como um grupo de desenvolvimento de conteúdo. Quando começamos a construí-lo, percebemos que havia muito mais a ser feito. O desenvolvimento de conteúdo estava e ainda está no centro do que fazemos, mas há muito mais. Não desenvolvemos conteúdo pelo simples objetivo de desenvolver conteúdo. Nós temos uma estratégia muito robusta”,

Como forma de fortalecer a marca e conquistar tráfego para o StoryLab, a AbbVie sempre apostou fortemente nas mídias sociais para distribuição de conteúdo, com espaços no Twitter, Facebook, LinkedIn e YouTube. E também recebe tráfego em seu portal via pesquisas pagas e orgânicas em mecanismos de busca. Além disso, tem o costume de fazer parcerias com os principais influenciadores de mídia social na ciência e na biofarma.

“A equipe também faz algo extremamente importante, que ninguém mais vê: atendemos a todas as necessidades de conteúdo da maioria de nossos líderes executivos. Incluindo documentos de mensagens, anúncios, atualizações de negócios, todas as reuniões de funcionários, oportunidades de palestras. Esse é um trabalho altamente exigente e demorado, e é desenvolvimento de conteúdo puro”, revelou Boix.

A equipe também faz algo extremamente importante, que ninguém mais vê: atendemos a todas as necessidades de conteúdo da maioria de nossos líderes executivos

Braço independente da Abbott

Apesar de ter apenas seis anos de mercado, os números gigantescos da AbbVie se explicam facilmente: a empresa não surgiu do zero. Ela nasceu em 2013 como um braço independente da Abbott uma farmacêutica tradicional e global, com mais de cem anos de existência.

Operações da AbbVie no Brasil

A AbbVie também tem operações no Brasil, onde aportou no começo de 2014. A empresa conta com uma equipe de mais de 380 colaboradores no país. E suas áreas de negócios no país incluem Imunologia, Neonatologia, Virologia, Oncologia, Endócrino Pediatria e Nefrologia.

Entre suas áreas foco de pesquisa, a empresa desenvolve no Brasil cerca de 40 estudos ou projetos clínicos nas áreas de Imunologia, Oncologia e Virologia. Envolvendo mais de 200 equipes de pesquisadores brasileiros, entre universidades, sociedades médicas e centros de saúde em todo o país.