Mundo

As novas formas de jornalismo que estão transformando o mercado

Jornalistas não são mais os gatekeepers das notícias e daí emergem novas formas de jornalismo. O conceito de gatekeeping é o de que o editor ou publisher define aquilo que é ou não notícia. Com toda tecnologia disponível hoje, isso, contudo, não é mais realidade. Todos podem produzir conteúdo e, consequentemente, jornalismo.

Por exemplo, qualquer um com um celular na mão pode enviar um vídeo para um jornalista ou ele mesmo publicar em suas redes sociais algo que ele considere notícia – de acordo com sua avaliação pessoal de ineditismo, proximidade, relevância e outros atributos.

Por isso, nas duas últimas duas décadas, jornalistas têm feito mais do que nunca um esforço para manterem seus leitores interessados. Sendo assim, o jornalismo está se diversificando em diferentes setores e os dois mais conhecidos são o jornalismo de solução e o jornalismo narrativo.

Duas novas formas de jornalismo

Jornalismo de solução, segundo a jornalista Corrin Avchin, foca em ser efetivo. Ou seja, apresenta ao leitor provas dos resultados, discute as limitações da abordagem e busca prover insights. Nos projetos da Barões, por exemplo, chamamos essa nova forma de jornalismo de conteúdo help.

Já jornalismo narrativo é caracterizado por textos mais longos que permitem ao autor empregar elementos de prosa. Geralmente aparecem em revistas impressas e digitais e permitem diferentes abordagens sobre um determinado assunto.

Com essa abordagem, jornalistas – e por que não publishers – estão obtendo maior controle do seu trabalho e mostrando como eles são importantes para a sociedade em que estão inseridos. Ou seja, mais importante do que está sendo noticiado são as novas formas como estão sendo noticiadas.

Artigos Recentes

Grandes empresas apostam em conteúdo para conquistar público do Web Summit Rio 2024

O Web Summit Rio destacou-se mais uma vez pelo propósito de ser um grande espaço…

2 dias atrás

Dados próprios: o ingrediente secreto do publishing para o B2B

Soluções preparadas para o futuro. Em artigo publicado pela Forbes, Mike Burton, cofundador e vice-presidente…

1 semana atrás

Brasileiros são os segundos que mais passam tempo online no mundo, segundo pesquisa

Brasileiros passam, em média, 9h13 por dia na internet. É o que o mostra o…

3 semanas atrás

Brand Publishing como estratégia para varejistas do setor financeiro é tema de trabalho acadêmico

O Brand Publishing como estratégia para varejistas do setor financeiro foi tema do trabalho acadêmico…

3 semanas atrás

Pesquisa indica que brasileiros evitam fake news ao priorizarem especialistas e canais confiáveis

A pesquisa Fake News x Brand Safety, realizada pela Hibou Pesquisas e Insights, mostra que,…

4 semanas atrás

Quais riscos as marcas enfrentam ao não investirem em mídias proprietárias?

A recente notícia de um projeto de lei para banir o Tik Tok dos Estados…

1 mês atrás