Evolução do homem

Por que o brand publishing é a evolução do branded content

Saiba por que as marcas estão adotando a estratégia de brand publishing no lugar do branded content, que enfrenta desafios de não ser invasivo nem publicitário

31 de janeiro de 2019

Redação

Profissionais de comunicação buscam há tempos alternativas para conectar as marcas às pessoas de forma pouco invasiva. Nesse sentido, o branded content tem se firmado como estratégia de transição do marketing de interrupção para o marketing de permissão. Mas existe uma outra estratégia muito mais praticada do que divulgada: o brand publishing.

Em artigo publicado no Meio e Mensagem, o vice presidente da Fluent, Luther Peczan, afirma que o brand publishing é a evolução do branded content.

O branded content é todo conteúdo produzido para uma marca onde o produto ou serviço faz parte do conteúdo não como o protagonista, mas como um elemento da história a ser contada. Utiliza a notoriedade e audiência de veículo de mídia para levar sua mensagem ao público daquele canal.

Luther Peczan, vice-presidente da Fluent

Um desafio do branded content é unir os interesses do usuário, do veículo de comunicação e da marca. No brand publishing, as marcas não publicam seu conteúdo em veículos de terceiros. Elas criam as suas próprias audiências e se transformam no próprio veículo de comunicação. Sendo assim, a marca fala sobre muito mais do que apenas o produto ou serviço vendido. O conteúdo abrange todo o segmento em que ela atua.

A principal vantagem dessa estratégia é criar relevância para as marcas no meio digital. Isso se dá através da produção de conteúdo relacionado aos interesses e paixões do público-alvo. Dessa forma consegue-se visibilidade para a marca e atender às necessidades e desejos do cliente. Assim, a marca consegue ter maior assertividade no conteúdo produzido e atingir o público interessado naquele assunto.

Em resumo, a compreensão de que o público está mais interessando em suas necessidades e desejos, mais do que na sua marca, é fundamental para construção da estratégia de brand publishing.