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Artigo do Content Marketing Institute (CMI) discute como superar obstáculos na estratégia de conteúdo para maximizar resultados, enfatizando que apenas criar bom conteúdo não é suficiente. Entre os principais erros identificados estão a falta de um propósito claro, que compromete o engajamento; a abordagem narcisista que ignora as necessidades do público; a estagnação do conteúdo, que requer atualizações constantes; e a sobrecarga da equipe, que pode afetar a qualidade do trabalho. O CMI sugere construir uma estratégia sólida, focar no público, auditar ativos de conteúdo e otimizar recursos para melhorar a eficácia da comunicação.

Resumo supervisionado por jornalista.

Quem nunca ouviu a afirmação de que “o conteúdo é rei”? No mundo do marketing e da comunicação editorial, essa frase é tida quase como uma verdade absoluta. Sim, quase. Pois o conteúdo, apesar de rei, não se sustenta sozinho. Muitas vezes, apenas criar ótimo conteúdo não garante resultados excepcionais. E muitas marcas se deparam com o dilema: por que, mesmo com um conteúdo de qualidade, os resultados esperados não aparecem? Em artigo publicado recentemente, o portal Content Marketing Institute (CMI) aborda quatro erros comuns que impedem que um bom conteúdo gere os resultados esperados.

No texto, o CMI aborda sinais, sintomas e ações corretivas para aprimorar uma estratégia de conteúdo, desde a falta de um propósito claro até o esgotamento dos recursos da equipe. Veja quais são:

1. Conteúdo sem propósito definido

Criar conteúdo criativo e bem escrito, em múltiplos formatos, nem sempre garante o engajamento do público. A falta de um propósito claro e unificador pode ser o problema. Publicar sem definir o objetivo de negócio ou como o conteúdo contribuirá para alcançá-lo, não identificar o público-alvo e suas necessidades, e não apresentar um ponto de vista único são sinais de que seu conteúdo pode estar falhando nesse aspecto.

A solução, de acordo com o artigo dom CMI, é construir uma estratégia de conteúdo sólida, respondendo a perguntas-chave como: quais metas o conteúdo ajudará a alcançar? Qual público se pretende atingir? Como as histórias irão cativar e agregar valor ao público?

2. Conteúdo narcisista e sem empatia

Focar apenas na sua empresa, seus produtos e mensagens, sem considerar as necessidades do público, pode tornar seu conteúdo irrelevante. É crucial demonstrar interesse genuíno em ajudar os clientes a alcançar seus objetivos. E este é um dos principais focos do Brand Publishing: fazer com que as marcas se tornem think tanks, ou seja, fontes de informações relevantes sobre seus segmentos de atuação.

Sinais desse erro incluem conteúdo que discute seus produtos em vez dos interesses do público, experiência organizada hierarquicamente em vez de contextualmente, e priorizar a atenção em detrimento da confiança.

Para corrigir isso, o CMI recomenda:

  • Coloque seu público no centro da experiência
  • Utilize as mídias sociais para impulsionar conteúdos de qualidade e construir confiança
  • Incentive a participação com conteúdo interativo
  • Permita que os leitores/consumidores compartilhem suas histórias
  • Personalize a troca de informações
  • Convide membros da comunidade para liderar conversas da marca.

3. Conteúdo estagnado e obsoleto

O desempenho da sua estratégia de conteúdo vai oscilar naturalmente, mas quedas significativas indicam a necessidade de revisão. Tendências, interesses e comportamentos do consumidor evoluem, exigindo atualização constante.

Sinais de estagnação incluem dificuldade em gerar novas ideias, foco em canais abandonados pelo público, e conteúdo de pesquisa desatualizado.

A solução, conforme recomenda o artigo do CMI, é auditar seus ativos de conteúdo para entender as preferências do público, analisar as métricas de desempenho para identificar o que precisa ser atualizado ou descontinuado, e intervir com base nessas análises, buscando novas abordagens e formatos.

4. Recursos da equipe sobrecarregados

Exigir que as equipes de conteúdo “façam mais com menos” pode levar à exaustão e comprometer a qualidade do trabalho. Sinais de sobrecarga incluem perda de eficiência da equipe, prazos perdidos, erros frequentes, e baixa no moral da equipe.

Para resolver isso, segundo o CMI, é preciso educar a gestão sobre o processo de criação de conteúdo, priorizar as atividades com base em um sistema de pontuação que avalie o impacto de cada tipo de conteúdo, e buscar parcerias com criadores e tecnologias, como a Inteligência Artificial generativa, para otimizar a produção de conteúdo em diferentes formatos.