A crise causada pela pandemia de COVID-19 afeta cada tipo de negócio de uma maneira. Para o bem e para o mal. Algumas empresas foram prejudicadas, como hotéis, agências de viagens, companhias aéreas e restaurantes. Já outras estão vendo uma demanda sem precedentes, como fabricantes de produtos de limpeza, serviços de streaming e e-commerces. E de acordo com Jimmy Daly, Diretor de Marketing da agência Animalz, por conta do coronavírus, marcas devem zerar e repensar seus planos de marketing para 2020. Mas o trabalho não pode parar. E deve continuar com novas estratégias.
“É provável que uma paralisação total diminua drasticamente as vendas e afete seus negócios, mesmo depois que a crise acabar. Você deve avaliar seus canais e talvez até reduzir. Mas escolha um caminho sustentável a seguir, para que a nova receita não se esgote”, aconselhou o especialista.
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Daly cita uma frase de Morgan Housel, sócio da Collaborative Fund, uma empresa investidora de startups, em um artigo sobre o atual momento da pandemia do coronavírus:
“A ironia é que o pensamento de longo prazo é mais poderoso quando tudo está desmoronando. A maioria dos resultados de longo prazo é determinada por decisões tomadas durante uma minoria de instantes. E agora é um desses momentos. É um momento trágico para se ter miopia”, escreveu Morgan Housel.
O impacto do coronavírus nas marcas que trabalham com B2B, segundo o autor, é muito menos óbvio. Elas investirão ou reduzirão suas vendas e seu marketing? Como o trabalho remoto afeta as ferramentas nas quais as empresas confiam para operar? As empresas jogarão na defesa ou no ataque?
Para ajudar os profissionais do setor de uma forma geral, Daly fez uma pequena lista de coisas que devem ser levadas em consideração pelos departamentos de marketing:
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