O 18º episódio do podcast Debate no Café, que foi ao ar no dia 4 de abril de 2022, teve o Brand Publishing como tema e o sócio-fundador e Diretor Executivo da Barões Digital Publishing, Paulo Henrique Ferreira, como convidado.
Em um papo de uma hora com os hosts Thiago Pierozzi e Márcio Oliveira, o executivo falou sobre o que o levou a começar a primeira empresa brasileira dedicada exclusivamente a transformar marcas em publishers e destrinchou aspectos tanto da disciplina de Brand Publishing quanto da evolução e do atual momento do mercado da comunicação.
Veja o episódio na íntegra:
O começo da Barões
No papo, ao falar sobre o começo da Barões, PH Ferreira contou sobre sua passagem pelo Diário Esportivo LANCE! e pela agência FSB e em um momento de transição no qual percebeu a necessidade de as marcas ocuparem um espaço que a mídia tradicional já não conseguia mais suprir.
“Tem que ter uma empresa focada em ajudar as marcas a desintermediar e construir audiência própria. Mas não é só conteúdo. É plataforma, distribuição, é publishing. É Brand Publishing. Então, em 2017 a Barões foi fundada. E desde o começo temos conseguido o apoio de grandes clientes. A Oi foi um dos primeiros, mas houve muitas mudanças e não continuou mais. E depois vieram outros, como o QuintoAndar, Engie, Safra, Coxupé, MRV, Embratel. Hoje nós estamos com 11 clientes e 30 pessoas trabalhando com Brand Publishing. Tanto no ponto de vista nosso, pois somos uma martech de Brand Publishing, pois dominamos conteúdo, plataforma, distribuição e resultados, com o tratamento de dados, quanto em ajudar o cliente a pensar como publisher. E não como anunciante”, contou PH.
Cases da Barões
Além do começo da Barões, PH também sobre como a empresa se manteve e chegou ao momento atual. Especialmente após o conturbado ano de 2020, com a pandemia de Covid-19.
“A Barões passou pela pandemia sem perder nenhum cliente e sem demitir ninguém. E depois, 2021 foi um ano de dobrar o nosso crescimento em número de clientes e faturamento. E também de nos preparar para uma fase em que está tudo muito mais fácil e muito mais claro. Eu antes não queria convencer quem não tem ideia do que estava acontecendo. Eu trabalhava para ajudar quem já era convencido. Hoje tem mais gente que já caiu a ficha e que começa a nos procurar para fazer Brand Publishing. Estamos participando de uma concorrência, de uma empresa grande que eu não posso falar o nome, que nos mandou uma RFP com quatro benchmarchs, sendo que dois deles são cases da Barões”, revela PH.
Sobre os cases da Barões, PH Ferreira detalhou alguns mais voltados para o público B2B, como o Além da Energia, um hub voltado para discutir o tema da transição energética da Engie, a maior empresa privada de geração de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas do país. Falou também sobre o Habiitability, do Grupo MRV&CO, que tem como tema o futuro da habitação.
Deu também um exemplo voltado para o B2C, que é o MeuLugar, hub de conteúdo do QuintoAndar, hoje o projeto mais longevo desenvolvido pela Barões, no ar desde 2018, que ajudou a posicionar a empresa como uma autoridade ao falar sobre moradia e hoje tem audiência comparável a editorias que falam sobre mercado imobiliário nos principais portais do Brasil.
“Um dos objetivos do Brand Publishing é aumentar a reputação e a credibilidade por meio desse serviço de conteúdo que a marca presta para os seus públicos. E aí entramos na audiência, que pode ser tanto B2B quanto B2C. Mas eu falo que é tudo B2P, porque estamos comunicando sempre para pessoas”, diz o executivo, explicando que o “P” de B2P pode ser tanto “pessoas” quanto “profissionais”.
Sobre o Debate no Café
O Debate no Café foi criado em junho de 2021, com o objetivo de conversar com grandes especialistas do mercado sobre os mais importantes temas que movimentam as empresas hoje em dia, como Inovação, Criatividade, Tecnologia, Relacionamento com o Cliente, Cultura, Propósito, Consumo Consciente, Marketing Digital, Empreendedorismo, CX, Growth Hacking, entre outros.
O programa é comandando por Márcio Oliveira, que publicitário e sócio-fundador da Quid Si Pensamento Criativo, autor de livros, palestrantes e colunista da Exame, e também por Thiago Perozzi, Executivo de Marketing Digital e CRM, estrategista e consultor.