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  • A queda de 18% no alcance orgânico do Instagram, conforme aponta um estudo da Socialinsider, destaca a necessidade de estratégias efetivas para marcas manterem sua relevância nas redes sociais.
  • O Brand Publishing se apresenta como uma solução, permitindo que as empresas criem conteúdo valioso em suas próprias plataformas, aumentando a autoridade e a conexão com o público.
  • A combinação de tráfego pago e orgânico é recomendada para maximizar o alcance e engajamento, sendo crucial que as marcas priorizem conteúdos autênticos e de alta qualidade para se destacarem no ambiente digital competitivo.
Resumo supervisionado por jornalista.

O cenário digital está em constante transformação e uma das mudanças mais notáveis é a queda no alcance orgânico nas redes sociais. Um estudo recente da Socialinsider apontou uma diminuição de 18% no alcance do Instagram, o que levanta questões sobre como as marcas podem manter a relevância e conexão com o público. A dificuldade se torna ainda maior em um cenário competitivo, no qual os clientes em potencial são impactados por inúmeros estímulos nas plataformas digitais de terceiros.

Diante desse desafio, o Brand Publishing surge como uma estratégia eficaz para construir uma presença digital mais sólida e independente. A avaliação é da especialista em redes sociais da Barões Brand Publishing, Camille Cardoso, que destaca também a necessidade de conteúdos reais e de maior nível intelectual.

O que é alcance orgânico e por que ele está diminuindo?

Imagem gerada por Inteligência Artificial

O alcance orgânico representa o número de usuários únicos que visualizam um conteúdo em uma plataforma social sem que a marca pague por isso. A diminuição desse alcance significa que as publicações estão chegando a um público menor, o que impacta diretamente a visibilidade e o engajamento da marca.

Para Camille, a queda do alcance orgânico é um movimento natural das redes, tanto sob o aspecto operacional aplicado pelas empresas detentoras das plataformas digitais quanto sob a dinâmica competitiva que impera nelas:

Camille Cardoso, especialista em redes sociais da Barões Brand Publishing

De 2023 até 2024, o alcance orgânico do Instagram diminuiu 18% e a tendência é que esse número continue caindo em 2025, já que as reduções orgânicas ocorrem desde sempre. Essa queda é esperada por alguns fatores, como o fato de ter muito post sendo produzido e, com isso, a concorrência fica maior, levando o algoritmo a priorizar publicações que mais se destacam e ‘furam’ a bolha

Como aumentar o alcance diante dessas condições?

Em meio a baixa que ocorre nesse segmento, as marcas se veem obrigadas a adotar estratégias capazes de estimular o crescimento nas taxas de alcance e de engajamento. Uma das formas de superar essa queda nas visualizações do conteúdo é utilizar o tráfego pago para impulsioná-lo.

Como vantagem dessa tática, o Head de Distribuição da Barões Brand Publishing, Victor Arzua, aponta a capacidade “de distribuir conteúdo para uma segmentação certeira, interagir com a estratégia de dados das empresas e ter mais controle sobre os resultados, gerando audiências qualificadas e constantes”.

Métodos complementares

Os métodos, no entanto, não são excludentes e devem ser usados de maneira complementar, tanto na visão de Camille quanto na de Arzua. O entendimento é de que o esforço envolvido na produção de conteúdo, por ser extenso, não se justifica caso o material alcance um público restrito ou, mesmo que viralize, não gere resultados concretos para a empresa.

Somado a isso, entende-se que tráfego pago traz maior domínio de resultados, possibilidades de segmentações e resultados mais rápido, enquanto o orgânico é um trabalho de médio e longo prazo, mas que traz audiência sem investimentos diretos e um público qualificado.

No Instagram e nas demais redes, Camille explica que é importante entender que não se trata de um catálogo, “as pessoas querem conteúdos reais, que gerem realmente conexão com quem está do outro lado da tela. Além disso, acredito que a grande charada é conseguir trazer uma conexão mesmo em conteúdos mais densos, como posts educativos, informativos”. Nesse sentido, segundo a especialista, as marcas e criadores de conteúdo devem encontrar um equilíbrio entre os formatos de maior engajamento e a qualidade intelectual do material produzido. 

Victor Arzua, Head de Distribuição da Barões Brand Publishing

Victor Arzua, por sua vez, ressalta que “em um mundo digital cada vez mais complexo, com informações duvidosas e pouca confiabilidade, é importante ter uma estrutura de produção de conteúdo sólida , confiável e organizada”. Em um segundo momento, ele destaca que alcance, engajamento e formato vão depender das variáveis de público, nicho de mercado, perfil de conteúdo, etc.

Com todas essas possibilidades, ele avalia que o “Brand Publishing faz-se cada vez mais necessário para as grandes empresas tornarem-se publishers com autoridade em seus mercados e estruturação dos seus conteúdos produzidos”.

Cases de sucesso

Como exemplo da convergência entre engajamento e conteúdo relevante, há diversos hubs de grandes empresas no mercado, como Além da Energia (ENGIE), Prato do Amanhã (Marfrig), Seja Relevante (Fundação Dom Cabral), Próximo Nível (Embratel), entre outros. A escolha por esse tipo de formato, dentro do planejamento de comunicação das empresas, revela a maturidade digital das empresas.

“Os projetos de Brand Publishing da Barões retratam muito bem isso: temos resultados muito positivos e que só reforçam a necessidade de as marcas aumentarem o nível intelectual dos seus conteúdos adequando, claro, para os formatos que estão mais em alta”, finalizou Camille.

Estratégias de Brand Publishing para superar a queda no alcance orgânico

O Brand Publishing é uma disciplina de comunicaçãoi que consiste em uma marca se tornar dona de sua própria plataforma de mídia para criar e distribuir conteúdos valiosos para o público, com o objetivo de construir relacionamentos duradouros e fortalecer sua autoridade.

Diferentemente do marketing de conteúdo tradicional, a estratégia se concentra em criar um ecossistema de conteúdo próprio, que pode incluir hubs, podcasts, vídeos e outros formatos.

Ao investir em Brand Publishing, as marcas têm a oportunidade de construir uma audiência própria, sem depender de contas nas plataformas de terceiros; ter mais controle sobre sua própria narrativa; gerar leads qualificados ao oferecer conteúdo relevante e valioso; e aumentar o reconhecimento e credibilidade da marca ao posicioná-la como referência em seu setor.

Para aproveitar ao máximo o potencial da comunicação editorial de marca, as organizações precisam adotar uma abordagem estratégica e focada no público. Algumas dicas importantes incluem:

  • Conheça seu público: entenda seus interesses, necessidades e desafios para criar conteúdo que seja realmente relevante e útil;
  • Crie conteúdo de alta qualidade: invista em conteúdo original, bem escrito e visualmente atraente;
  • Diversifique os formatos: experimente diferentes formatos de conteúdo, como artigos, vídeos, podcasts e infográficos, para atender às preferências do seu público;
  • Otimize para SEO: use palavras-chave em seus títulos, descrições e textos para melhorar o posicionamento do seu conteúdo nos mecanismos de busca;
  • Promova seu conteúdo: divulgue seu conteúdo em suas redes sociais, e-mail marketing e outros canais para alcançar um público maior;
  • Analise os resultados: monitore o desempenho do seu conteúdo para identificar o que funciona e o que precisa ser melhorado.