- A queda de 18% no alcance orgânico do Instagram, conforme aponta um estudo da Socialinsider, destaca a necessidade de estratégias efetivas para marcas manterem sua relevância nas redes sociais.
- O Brand Publishing se apresenta como uma solução, permitindo que as empresas criem conteúdo valioso em suas próprias plataformas, aumentando a autoridade e a conexão com o público.
- A combinação de tráfego pago e orgânico é recomendada para maximizar o alcance e engajamento, sendo crucial que as marcas priorizem conteúdos autênticos e de alta qualidade para se destacarem no ambiente digital competitivo.
O cenário digital está em constante transformação e uma das mudanças mais notáveis é a queda no alcance orgânico nas redes sociais. Um estudo recente da Socialinsider apontou uma diminuição de 18% no alcance do Instagram, o que levanta questões sobre como as marcas podem manter a relevância e conexão com o público. A dificuldade se torna ainda maior em um cenário competitivo, no qual os clientes em potencial são impactados por inúmeros estímulos nas plataformas digitais de terceiros.
Diante desse desafio, o Brand Publishing surge como uma estratégia eficaz para construir uma presença digital mais sólida e independente. A avaliação é da especialista em redes sociais da Barões Brand Publishing, Camille Cardoso, que destaca também a necessidade de conteúdos reais e de maior nível intelectual.
O que é alcance orgânico e por que ele está diminuindo?

O alcance orgânico representa o número de usuários únicos que visualizam um conteúdo em uma plataforma social sem que a marca pague por isso. A diminuição desse alcance significa que as publicações estão chegando a um público menor, o que impacta diretamente a visibilidade e o engajamento da marca.
Para Camille, a queda do alcance orgânico é um movimento natural das redes, tanto sob o aspecto operacional aplicado pelas empresas detentoras das plataformas digitais quanto sob a dinâmica competitiva que impera nelas:

De 2023 até 2024, o alcance orgânico do Instagram diminuiu 18% e a tendência é que esse número continue caindo em 2025, já que as reduções orgânicas ocorrem desde sempre. Essa queda é esperada por alguns fatores, como o fato de ter muito post sendo produzido e, com isso, a concorrência fica maior, levando o algoritmo a priorizar publicações que mais se destacam e ‘furam’ a bolha
Como aumentar o alcance diante dessas condições?
Em meio a baixa que ocorre nesse segmento, as marcas se veem obrigadas a adotar estratégias capazes de estimular o crescimento nas taxas de alcance e de engajamento. Uma das formas de superar essa queda nas visualizações do conteúdo é utilizar o tráfego pago para impulsioná-lo.
Como vantagem dessa tática, o Head de Distribuição da Barões Brand Publishing, Victor Arzua, aponta a capacidade “de distribuir conteúdo para uma segmentação certeira, interagir com a estratégia de dados das empresas e ter mais controle sobre os resultados, gerando audiências qualificadas e constantes”.
Métodos complementares
Os métodos, no entanto, não são excludentes e devem ser usados de maneira complementar, tanto na visão de Camille quanto na de Arzua. O entendimento é de que o esforço envolvido na produção de conteúdo, por ser extenso, não se justifica caso o material alcance um público restrito ou, mesmo que viralize, não gere resultados concretos para a empresa.
Somado a isso, entende-se que tráfego pago traz maior domínio de resultados, possibilidades de segmentações e resultados mais rápido, enquanto o orgânico é um trabalho de médio e longo prazo, mas que traz audiência sem investimentos diretos e um público qualificado.
No Instagram e nas demais redes, Camille explica que é importante entender que não se trata de um catálogo, “as pessoas querem conteúdos reais, que gerem realmente conexão com quem está do outro lado da tela. Além disso, acredito que a grande charada é conseguir trazer uma conexão mesmo em conteúdos mais densos, como posts educativos, informativos”. Nesse sentido, segundo a especialista, as marcas e criadores de conteúdo devem encontrar um equilíbrio entre os formatos de maior engajamento e a qualidade intelectual do material produzido.

Victor Arzua, por sua vez, ressalta que “em um mundo digital cada vez mais complexo, com informações duvidosas e pouca confiabilidade, é importante ter uma estrutura de produção de conteúdo sólida , confiável e organizada”. Em um segundo momento, ele destaca que alcance, engajamento e formato vão depender das variáveis de público, nicho de mercado, perfil de conteúdo, etc.
Com todas essas possibilidades, ele avalia que o “Brand Publishing faz-se cada vez mais necessário para as grandes empresas tornarem-se publishers com autoridade em seus mercados e estruturação dos seus conteúdos produzidos”.
Cases de sucesso
Como exemplo da convergência entre engajamento e conteúdo relevante, há diversos hubs de grandes empresas no mercado, como Além da Energia (ENGIE), Prato do Amanhã (Marfrig), Seja Relevante (Fundação Dom Cabral), Próximo Nível (Embratel), entre outros. A escolha por esse tipo de formato, dentro do planejamento de comunicação das empresas, revela a maturidade digital das empresas.
“Os projetos de Brand Publishing da Barões retratam muito bem isso: temos resultados muito positivos e que só reforçam a necessidade de as marcas aumentarem o nível intelectual dos seus conteúdos adequando, claro, para os formatos que estão mais em alta”, finalizou Camille.
Estratégias de Brand Publishing para superar a queda no alcance orgânico
O Brand Publishing é uma disciplina de comunicaçãoi que consiste em uma marca se tornar dona de sua própria plataforma de mídia para criar e distribuir conteúdos valiosos para o público, com o objetivo de construir relacionamentos duradouros e fortalecer sua autoridade.
Diferentemente do marketing de conteúdo tradicional, a estratégia se concentra em criar um ecossistema de conteúdo próprio, que pode incluir hubs, podcasts, vídeos e outros formatos.
Ao investir em Brand Publishing, as marcas têm a oportunidade de construir uma audiência própria, sem depender de contas nas plataformas de terceiros; ter mais controle sobre sua própria narrativa; gerar leads qualificados ao oferecer conteúdo relevante e valioso; e aumentar o reconhecimento e credibilidade da marca ao posicioná-la como referência em seu setor.
Para aproveitar ao máximo o potencial da comunicação editorial de marca, as organizações precisam adotar uma abordagem estratégica e focada no público. Algumas dicas importantes incluem:
- Conheça seu público: entenda seus interesses, necessidades e desafios para criar conteúdo que seja realmente relevante e útil;
- Crie conteúdo de alta qualidade: invista em conteúdo original, bem escrito e visualmente atraente;
- Diversifique os formatos: experimente diferentes formatos de conteúdo, como artigos, vídeos, podcasts e infográficos, para atender às preferências do seu público;
- Otimize para SEO: use palavras-chave em seus títulos, descrições e textos para melhorar o posicionamento do seu conteúdo nos mecanismos de busca;
- Promova seu conteúdo: divulgue seu conteúdo em suas redes sociais, e-mail marketing e outros canais para alcançar um público maior;
- Analise os resultados: monitore o desempenho do seu conteúdo para identificar o que funciona e o que precisa ser melhorado.