As ferramentas de busca baseadas em Inteligência Artificial (IA) estão mudando a forma como os usuários encontram e consomem conteúdo. De acordo com artigo publicado recentemente no portal Search Engine Journal, monitorar o impacto do SEO no Google está cada vez mais difícil, dada a maior quantidade de respostas nos resultados de busca e a redução da necessidade de cliques nas SERPs. Nesse cenário, segundo o texto, os profissionais de SEO devem passar a considerar outros algoritmos para entender como o conteúdo produzido é distribuído em canais distintos. E o trabalho de Relações Públicas digitais pode ter um papel fundamental nessa nova realidade.

Em vez de simplesmente listar links relevantes, as ferramentas de IA oferecem respostas diretas e resumidas, o que significa que as marcas precisam otimizar seu conteúdo para serem exibidas nessas respostas. Entram em consideração agora, outras plataformas que não eram visadas dentro desse quesito, como TikTok, Perplexity AI e lojas de aplicativos. Além disso, a IA influencia a forma como os algoritmos de busca avaliam a relevância e a autoridade do conteúdo. 

A evolução da intenção de busca também exige mudanças estratégicas. À medida que a IA personaliza os resultados, os usuários reformulam a maneira como interagem com mecanismos de busca. Muitos usuários, por exemplo, deixaram de buscar páginas para navegar e agora esperam respostas diretas e aprofundadas em um único ponto de contato. Isso significa que as marcas precisam entender melhor as intenções por trás das buscas e criar conteúdos mais orientados a fornecer insights únicos e aprofundados.

A importância das relações públicas digitais

Foto: Gorodenkoff/ Shutterstock

O trabalho de relações públicas digitais ganha ainda mais relevância à proporção que novos mecanismos de busca surgem e passam a priorizar a autoridade como fator-chave na exibição de resultados. Para que um conteúdo seja reconhecido nesses ambientes, não basta obter backlinks, ele deve ser percebido como referência no assunto. Nesse cenário, a construção de autoridade passa por menções, citações e conversas sobre marcas e produtos, o que engloba interações em redes sociais, fóruns e avaliações online. 

Embora o Google já tenha suas próprias regras para validar a credibilidade de fontes, outros buscadores emergentes podem adotar abordagens diferentes, demandando, portanto, uma estratégia mais ampla e adaptável. Para se destacar, é necessário reavaliar o papel das relações públicas digitais dentro do SEO e considerar seus impactos na reputação da marca como um todo.

Brand Publishing fortalece construção de autoridade

Com o objetivo de posicionar a marca como autoridade do segmento em que a atua, o Brand Publishing tem um futuro promissor na era da IA. Somado a uma atuação estratégica e focada no usuário, as marcas podem se destacar nos resultados de busca e construir relacionamentos duradouros com seu público.

No entanto, a velocidade das mudanças exige uma adaptação contínua. Profissionais de Brand Publishing e SEO precisarão monitorar os avanços da IA de perto e testar constantemente novas abordagens para entender quais práticas ainda são eficazes. 

Desse modo, o aprendizado contínuo e a flexibilidade na execução das estratégias são decisivos para garantir que o conteúdo permaneça relevante em meio a mudanças cada vez mais rápidas nos algoritmos e nas expectativas dos usuários.

Como se adaptar

Para se destacar nessa nova configuração, conforme o artigo do Search Engine Journal, o profissional deve estar atento a algumas características que podem garantir o sucesso do planejamento estratégico da empresa para a qual presta serviço. 

Algumas dicas importantes incluem:

  • Conhecimento multiplataforma: amplie a rede para além do Google, saiba como outras plataformas de busca de IA funcionam e quais tipos de conteúdos elas servem. Esteja atento às mídias sociais e engaje em fóruns onde seu público debate sobre marcas do seu segmento.
  • Foque na autoridade: construa sua autoridade em seu nicho de mercado a partir de um conteúdo de alta qualidade e que seja referenciado por outros sites e fontes confiáveis.
  • Diversifique os formatos: experimente diferentes formatos de conteúdo, como artigos, vídeos, podcasts e infográficos, para atender às preferências do seu público.
  • Demonstre impacto além das métricas tradicionais: sob uma perspectiva ampliada, relate métricas que condizem com as novas estratégias de SEO. Usar ferramentas para medir a visibilidade em plataformas de busca de IA e relacioná-las às metas corporativas é um dos caminhos.
  • Invista em soft skills: desenvolva habilidades como pensamento estratégico, gerenciamento de stakeholders e liderança para se destacar como um profissional, não só de SEO.