A sociedade está passando por transformações profundas. E uma delas diz respeito a promover a equidade e diversidade de gênero. Grandes empresas estão chamando para si essa responsabilidade e o Brand Publishing tem sido um instrumento para reforçar esse posicionamento. É o caso da ENGIE, maior empresa privada de energia do país, que publicou de novembro de 2020 a março de 2021, 19 entrevistas com colaboradoras em posição de liderança nos mais diversos níveis da empresa.
Os depoimentos foram voluntários e, a cada nova matéria publicada, mais colaboradoras queriam usar o espaço para falar de igualdade e diversidade de gênero nas empresas. Nas entrevistas, as mulheres contavam suas histórias e suas percepções do porquê terem chegado àquela posição de liderança, sobretudo num mercado que ainda é essencialmente masculino.
Um ponto muito valorizado espontaneamente pelas colaboradoras foi a importância de ensinar para as meninas, desde cedo, que elas podem seguir carreiras técnicas, se assim desejarem. Os depoimentos ainda tinham o efeito de demonstrar não apenas isso na teoria, mas também na prática, já que mulheres que um dia foram meninas contaram como chegaram em suas posições.
Brand Publishing ajuda causas, desde que sejam legítimas como a diversidade de gênero
Obviamente que quando uma marca se propõe a fazer uma ação como essa, ela tem que ter legitimidade para isso. A ENGIE, neste caso, além de ter entre seus objetivos não financeiros o aumento do número de mulheres em posição de liderança, tem de fato líderes mulheres.
A CEO mundial da empresa é uma mulher, Catherine McGregor, bem como a CFO, Judith Hartmann, e a vice-presidente do Grupo, Claire Waysand. No Brasil, duas mulheres estão no Conselho de Administração da ENGIE Brasil Energia: Simone Barbieri e Karin Koogan Breitman, além de Luciana Nabarrete ser uma das diretoras da empresa.
“Ficamos muito felizes em fazer essa campanha, que já queríamos realizar há mais tempo. Vendo os avanços que fizemos em nossa jornada em busca da diversidade de gênero, ao longo do ano de 2020, nos sentimos confiantes em levar ao público externo essa mensagem, pois tínhamos a segurança de que estaríamos sendo coerentes com o que estamos praticando internamente”, destaca a analista de Comunicação da ENGIE Brasil, Karina Howlett.
Ações de comunicação integradas pelo Brand Publishing
No caso específico da ENGIE, a iniciativa no Além da Energia não foi feita de forma isolada. Fez parte de uma campanha de comunicação ampla realizada no mês de março de 2021, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres.
O Brand Publishing da ENGIE manteve o assunto em alta durante cinco meses e, no mês da campanha, funcionou como um agente integrador de todas as ações realizadas: campanhas publicitárias, videocasts, podcasts e posts em redes sociais.
“A mídia proprietária tem essa possibilidade de manter aquecidos os temas estratégicos para as empresas por um tempo maior do que as mídias tradicionais. E ainda consegue fazer isso de forma direcionada e integrada, atingindo um público mais amplo por um maior período de tempo, por meio de uma distribuição adequada”, reforça a head de Gestão da Barões, Joana Carvalho.
Aumento da audiência feminina
A campanha de diversidade de gênero realizada pela ENGIE provocou um crescimento substantivo da participação de mulheres na audiência do portal ao longo dos meses, sobretudo a partir de novembro de 2020, quando os depoimentos começaram a ser publicados.
Em março de 2021, a audiência feminina chegou a 53%, um número surpreendente, sobretudo no setor de energia, ainda muito dominado por homens.
“Participar da série de diversidade de gênero do Além da Energia foi uma excelente oportunidade de compartilhar um pouco da minha trajetória profissional e de abordar desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho. A série trouxe histórias inspiradoras de mulheres determinadas e apaixonadas por suas profissões, que realmente demonstram a força da presença feminina na ENGIE. Esta publicação evidencia o esforço da empresa na valorização do protagonismo feminino e da diversidade nos seus negócios”, disse a Gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da ENGIE, Thais Soares, sobre sua participação na série.