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Fim dos cookies de terceiros: Google inicia desativação no navegador Chrome

Para 1% dos usuários do navegador de internet Chrome, os cookies em plataformas de terceiros começaram a ser desativados nesta quinta-feira, dia 4 de janeiro. A porcentagem inicial faz parte de uma fase de testes do Google para reduzir o rastreamento de dados que anunciantes usam em buscas feitas pelos consumidores. A expectativa da Big Tech é de promover o fim dos cookies de terceiros totalmente até o final do ano, conforme destacou matéria publicada pelo Jornal O Globo

Exemplificando os cookies – softwares que permitem que sites e anunciantes rastreiem o comportamento online dos usuários –  e como são utilizados, a matéria traz  a busca na internet por passagens aéreas que resultam em uma infinidade de anúncios relacionados a pesquisa, posteriormente. 

Os cookies foram criados com o objetivo de melhorar a experiência em navegação, porém, esbarra nas regulamentações de privacidade na internet. 

Adiamento do fim dos cookies de terceiros

A desativação era prevista para 2022, mas o Google decidiu adiá-la com a justificativa de mais ajustes, segundo matéria escrita por Alveni Lisboa para o Canaltech, no ano passado.

Dessa vez, a criadora do Chrome optou por trabalhar em parceria com autoridades regulatórias, como a Autoridade de Mercados e Concorrência do Reino Unido (CMA, em inglês). A ideia é ter a aprovação de órgãos especializados para não enfrentar problemas legais mais para frente, especialmente com rígida legislação europeia.

No entanto,  a empresa reitera que a “iniciativa está sujeita a quaisquer alterações remanescentes relativas à concorrência, apresentadas pela Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido”, como aponta reportagem publicada no Meio & Mensagem. 

Para o Diretor de Estratégia de Dados da Barões Digital Publishing, Bruno Costa, apesar da porcentagem pequena, esta é a primeira ação concreta de um browser que é responsável por 75% da navegação no Brasil.

“Após alguns anos de ajustes e adiamentos, o fato ganha importância por dar ao usuário mais privacidade em seus dados de navegação”, afirma Bruno. 

Diretor de Estratégia de Dados da Barões Digital Publishing

Alternativas 

O executivo da Barões ressalta que as marcas deverão criar formas alternativas para capturar e processar dados primários.

“Não poderão mais comprá-los em ‘feirões de dados’ (plataformas que comercializam dados de usuários sem o consentimento)”, diz Bruno. 

A melhor possibilidade, de acordo com ele, é o investimento em Brand Publishing.

“O Brand Publishing é a melhor alternativa, pois, a marca desenvolve um local de conversa perene, sob seus domínios, podendo então explorar os dados de maneira legítima, em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados – isso tudo enquanto cria reputação, awareness e though leadership”, finaliza o Diretor de Estratégia de Dados da Barões.

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