A inteligência artificial generativa vem transformando de forma muito rápida a maneira como as marcas contam suas histórias. E isso significa um sem número de desafios e riscos, mas também de oportunidades para os profissionais de marketing, conforme aponta um artigo recente publicado pelo portal Martech. Com uma taxa de adoção impressionante, duas vezes mais rápida que a do computador pessoal e da internet em seus primórdios, nova onda já alcança bilhões de usuários, o que faz dela, automaticamente, um novo canal de comunicação com o consumidor.
O artigo do portal Martech explora os caminhos que marcas podem seguir para otimizar seu conteúdo para as buscas por IA, visando garantir que a narrativa da sua marca esteja mais protegida e seja contada corretamente. E, naturalmente, o Brand Publishing surge como uma solução estratégica para esse desafio, pois permite que as marcas tomem as rédeas de sua comunicação com canais de mídia proprietária.
Como trabalha a IA generativa
Por meio de plataformas como ChatGPT, Perplexity e Google Gemini, a inteligência artificial generativa usa conjuntos de dados disponíveis na web para gerar conteúdo. Ignorar essa realidade, como destaca o artigo do portal Martech, implica na perda do controle da narrativa, com riscos como a disseminação de informações incorretas, ciclos de notícias negativas e até mesmo a apropriação da sua história por concorrentes.
Por isso, ter uma mídia proprietária bem estruturada permite que a marca se posicione como a principal fonte de informação sobre não apenas sobre si mesma, mas também sobre o seu segmento de atuação, fornecendo contexto, dados e conteúdos precisos para as plataformas de IA.
Para mitigar possíveis danos, o artigo do portal Martech aponta alguns caminhos que podem tornar a inteligência artificial generativa numa aliada da comunicação de uma marca.
A importância do conteúdo próprio
Para controlar a narrativa na era da IA generativa, as marcas devem investir em conteúdo próprio, otimizando seus recursos online para relevância, visibilidade e experiência do usuário. Um site com interface e experiência (UI/UX) de qualidade, conteúdo claro, preciso e atualizado, além de perfis de empresa otimizados e comunicados de imprensa estratégicos, são essenciais para influenciar a percepção da marca pelas plataformas de IA. Tudo isso o Brand Publishing entrega.
O papel crucial do SEO

A otimização para mecanismos de busca (SEO) é fundamental para influenciar o que a IA “sabe” sobre uma marca. Conteúdo que tem bom desempenho no Google, que seja útil, claro e acessível, tem maior probabilidade de ser citado por plataformas de IA como o AI Overviews. Investir em SEO é essencial para garantir que a inteligência artificial generativa se baseie em informações precisas e positivas sobre a marca.
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Monitoramento e mensuração
Monitorar o desempenho da marca nas plataformas de IA para repetir ou adaptar a estratégia com base nos resultados é crucial. Métricas como sentimento da resposta da IA, share of voice, menções e inclusão de links são importantes para avaliar o progresso e identificar oportunidades de melhoria.