Diante do ineditismo dramático das mudanças que a humanidade vive com a pandemia do coronavírus, todas as empresas estão reavaliando uma série de processos, a começar, por exemplo, pela adoção do home office como uma regra, em vez de uma opção. E dentro dessa nova realidade, uma pergunta certamente vem ecoando nos departamentos de marketing e comunicação pelo mundo: minha marca deve continuar publicando conteúdo durante a crise da COVID-19? De acordo com Jimmy Daly, Diretor de Marketing da agência de content marketing Animalz, sediada em Nova York, a resposta curta e grossa é sim, você definitivamente deve.
Em um período de incertezas e medo como esse que o mundo todo vive, o marketing pode ser ganancioso e oportunista. Mas também pode ser genuíno e empático. A linha é bem tênue, segundo Jimmy Daly. Mas geralmente é bem óbvio quando a intenção de uma empresa é maliciosa. Por isso, o especialista não tem dúvidas em afirmar:
• O marketing acaba de se tornar ainda mais importante;
• Os clientes e a indústria na qual sua marca atua precisam de notícias suas.
Ninguém tem todas as respostas, como destaca Daly. Mas é importante que as marcas sejam proativas, se comuniquem com clareza e trabalhem de forma a estreitar cada vez mais a relação e a colaboração com seus clientes e parceiros, para enfrentar esta tempestade.
“A palavra escrita é poderosa. Ela pode espalhar o medo ou proporcionar paz de espírito”, disse Daly.
Ao examinar atentamente as receitas, as vendas, a rotatividade, as despesas e toda a sua cadeia de suprimentos, as empresas buscam novas maneiras de manter seus negócios funcionando. E para isso, segundo Daly, elas precisam contar com seus funcionários, seus fornecedores e sua estrutura de software. Ao incutir confiança, afirma o especialista, você fortalece toda a cadeia de suprimentos.
“Pode parecer pouco, mas essa confiança pode ter um efeito cascata. A sua continuidade nos negócios permite que outras empresas também continuem operando”, afirmou o autor.
Para Jimmy Daly, em momentos de crise como o que estamos passando, a comunicação excessiva é necessária. É importante para as empresas que seus clientes e fornecedores não fiquem imaginando quais são os planos de contingência que serão adotados. É preciso clareza.
“Por mais que você confie em seus fornecedores, seus clientes dependem de você. Portanto, procure comunicar detalhadamente como você lida com seu serviço e se os seus consumidores podem esperar alguma restrição. Lembre-se de se comunicar de forma excessiva”, escreveu Daly.
O especialista recomenda, por exemplo, que ao produzir algum conteúdo, as marcas, neste momento, se preocupem em comunicar para indivíduos. Sem qualquer preocupação com a otimização de palavras-chave ou títulos inteligentes.
“Seja claro e conciso. Seu público pode ser apenas um punhado de pessoas, mas essas pessoas confiam em você”, aconselha Daly.
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