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Barões unifica página no LinkedIn

Além de um novo visual, martech mescla as páginas da empresa e do Brand Publishing Brasil em um único espaço na rede social

2 de junho de 2022

O principal objetivo de um projeto de Brand Publishing é transformar em publishers marcas que já são relevantes em seus segmentos, por meio de uma plataforma de mídia proprietária. Mas há outras formas de se usar um hub de conteúdo em prol da empresa, com ações como produção de matérias que ampliem a diplomacia comercial, fortalecimento da relação com os colaboradores e mesmo para a construção de um calendário editorial nas redes sociais. E justamente este último benefício foi tema de uma restruturação interna na Barões Digital Publishing, que culminou, no final de maio de 2022, com a unificação das páginas da empresa e deste portal no Linkedin. Agora, todas as postagens do Brand Publishing Brasil estão na página única da marca

“Decidimos integrar as páginas após muito aprendizado que tivemos, tanto com a nossa presença no LinkedIn quanto com os nossos clientes. Com isso, a página da marca Barões ganha foco e dá um salto em sua comunicação editorial. Essa é a mais eficiente das estratégias”, disse Bruno Costa, um dos sócios-fundadores e Diretor de Operações da Barões. 

Mudança com base em análises

O processo e, principalmente, a tomada de decisão pela mesclagem das páginas foi fruto da análise feita nos últimos dois anos. E foi respaldado pelo próprio case do Brand Publishing Brasil. Foram feitas análises de métricas, de volumetria de conteúdo e chegou-se à conclusão de que não fazia mais sentido dividir a audiência e a estratégia digital em uma rede tão importante como o LinkedIn.

Antes da mesclagem, a página da Barões era usada para o compartilhamento de assuntos mais institucionais, relacionados à empresa. Enquanto a página do Brand Publishing Brasil tratava de assuntos relacionados ao mercado, cases e outros conteúdos publicados por aqui no portal. 

Agora, com uma única página da Barões, todo o conteúdo do LinkedIn ficará reunido em um só espaço. Tanto as atualizações institucionais quanto as postagens de cunho editorial publicada do Brand Publishing Brasil. Dessa forma, em vez de ter uma rede social autônoma, o projeto de Brand Publishing passa a preencher o calendário editorial da página da Barões. O que é uma estratégia – salvo raras exceções – recomendada aos clientes.

“Quem seguia as páginas do Brand Publishing Brasil e da Barões tem o mesmo interesse, que é entender mais sobre o mercado de Brand Publishing. Então, vimos que unir todos os conteúdos traria um alcance muito maior. Estaríamos alinhando mais nossa estratégia digital e a linha editorial de postagens. E aumentaríamos nossa frequência de publicações, ajudando também a ampliar a distribuição. Literalmente, unimos as forças em uma única página. O que é algo que nós já conseguimos verificar, inclusive em clientes da Barões, que é uma estratégia muito eficaz”, detalhou Camille Cardoso, especialista em redes sociais da Barões.

Transição com transparência

Antes da efetivação da união, foi feito um planejamento com o objetivo de dar transparência ao processo, especialmente pensando em quem seguia o Brand Publishing Brasil no LinkedIn. Antes de a mesclagem acontecer, foi feita uma postagem para começar a comunicar a mudança a todos os seguidores, de ambas as páginas, para que não fossem pegos de surpresa. Seguida de uma outra (imagem abaixo), que termina de explicar os motivos da mesclagem.

Atualização visual da Barões no Linkedin

Além disso, a mesclagem serviu para o início de um outro processo: a atualização da Barões nas redes sociais. 

“Aproveitamos também para fazer a atualização da marca da Barões no Linkedin e nas redes. Foi uma ação muito necessária, e que já vínhamos planejando, para deixarmos bem clara a atuação da empresa como uma martech especializada em fortalecer marcas por meio do Brand Publishing. Então, fizemos também uma virada de chave, com o objetivo de deixar a presença da Barões no Linkedin com uma pegada mais limpa e eficiente, que tem tudo a ver com o espírito da martech”, finalizou Camille. 

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