Rosto feminino saindo num rasgo de papel

Make Up, da L’Oréal, é o pacote completo do brand publishing

Em um segmento tão competitivo, veja como a L'Óreal conseguiu se estabelecer como publisher de sucesso

31 de janeiro de 2019

Redação

A L’Oréal percebeu que, em tempos de mídias sociais e novas tecnologias, muitos consumidores em potencial dependem de influenciadores e aplicativos móveis para tomar suas decisões de compra. E diante dessa realidade, a empresa reconheceu o potencial real de uma plataforma de brand publishing que fizesse mais do que simplesmente promover a marca ou promover seus produtos. Nascia assim, em 2011, o portal Make Up.

E no mundo do brand publishing, se tem uma marca que fechou o pacote completo para se se estabelecer como publisher de sucesso foi a L’Oréal. Pois além de conseguir o domínio makeup.com, usou o endereço para destrinchar, com conteúdo, o assunto sobre o qual é uma das maiores autoridades no mundo: a maquiagem.

L’Oréal como top voicer do seu mercado

Em um segmento tão competitivo e com múltiplas fontes de informação — de blogueiras famosas a revistas consagradas — a fabricante de cosméticos encontrou no conteúdo a forma de consolidar o seu espaço.

O portal Make Up foi projetado para oferecer conteúdo de beleza de alta qualidade diariamente.

Conversa sobre Make Up entre amigas

O site combina DIYs (conteúdos de Do it yourself, ou “Faça você mesma”) com relatórios de tendências, notícias de beleza e dicas de especialistas, além de conteúdos em vídeo.

Tudo isso com um design sofisticado e num tom que parece mais uma conversa entre amigas do que uma comunicação da marca para a consumidora.

Projetado para oferecer conteúdo direcionado e interativo, que pode ser adaptado aos interesses do visitante, o site complementa os anúncios mais genéricos e unidirecionais da L’Oréal.

Hub de conteúdo não explícito

Quem acessa o Make Up, de fato, não percebe imediatamente que se trata de um site da L’Oréal. Essa percepção só acontece ao final da rolagem, no rodapé do portal, onde aparecem as marcas da empresa listadas.

Como um hub de conteúdo de marca não explícito, o portal Make Up dá à L’Oréal a oportunidade de mostrar seus produtos em vídeos e blogs. Sem fazer com que pareça uma propaganda aberta.

Ramificações no Brasil

Em 2012, o portal ganhou o “Brand Innovator Award”. E se consolidou na web norte-americana como uma das três principais referências nas buscas por informações sobre o tema. E a estratégia deu tão certo que a L’Oreal expandiu este tipo de projeto para outros mercados, inclusive o Brasil.

Por aqui, no portal “Segredos do Salão”, para profissionais e consumidores interessados pelo tema, a L’Oréal traz uma abordagem que, pela natureza dos produtos da empresa, mescla B2C com B2B. Com a oferta de conteúdo de interesse geral, até oferta de cursos e área premium.