Todos os anos, a Gartner usa sua ferramenta Digital IQ Index para fazer um estudo e medir o desempenho de marketing digital das marcas dentro de mil diferentes pontos de dados, com o objetivo de quantificar a aptidão e a maturidade delas em relação aos seus pares em cada setor e apontar as chamadas “Genius Brands” (“Marcas Geniais”). No levantamento que cobre o ano de 2022, foram indexadas 1.402 marcas, sendo que apenas 3% foram classificadas como “Genius”. E um dos pontos fundamentais para o alcance das posições mais altas no índice foi a aquisição de dados próprios.
De acordo com a Gartner, em média, as chamadas “Genius Brands” alcançaram 10,9 vezes mais tráfego em seus portais do que seus pares em 2022. E em termos de receita, o aumento foi de 8,6% na comparação entre 2021 e 2022.
Assim como o levantamento da Gartner, diversas pesquisas apontam que as empresas precisarão, cada vez mais, executar estratégias de geração de dados primários para manutenção da sua competitividade, especialmente por conta da demanda cada vez maior por transparência no tratamento e pela privacidade dos usuários.
E o Brand Publishing, por ser uma disciplina em que a marca é dona do seu próprio ativo de mídia, entrega isso, como destaca Bruno Costa, sócio-fundador e Diretor de Estratégia de Dados da Barões Digital Publishing.
“É importante a Gartner reconhecer a necessidade da aquisição de dados próprios pelas marcas. Com a estratégia de Brand Publishing, as marcas podem coletar esse tipo de dado de forma escalável, se diferenciando de seus pares e se posicionando no rol de marcas geniais”, afirma Bruno.
O Índice Anual de QI Digital identifica os atributos de 45 marcas geniais em 15 setores. E o resultado do estudo foi divulgado pela Gartner, uma das mais importantes e confiáveis empresas de consultoria e pesquisa no mundo, para ajudar os CMOs a definir estratégias eficazes para o campo digital em 2023.
Para cada marca, a ferramenta Digital IQ Index mede centenas de pontos de dados em quatro dimensões principais de marketing: site, canais de marketing digital, mídia social e caminho para a compra.
Em posse desses dados, a ferramenta cruza com as informações dos pares de cada marca em seu setor de atuação, visando quantificar a aptidão e a maturidade digital de cada uma delas. E as melhores de cada segmento são classificadas como “Marcas Geniais”.
“Entender o que as ‘Marcas Geniais’ fazem coletivamente melhor do que seus pares pode ajudar os CMOs a desenvolver roteiros e alavancar as melhores práticas para melhorar a maturidade digital de suas próprias marcas”, disse Matt Moorut, Analista Diretor de práticas de marketing da Gartner.
De acordo com o estudo, as “Marcas Geniais” se diferenciam de seus concorrentes em três aspectos principais:
Setor | Marca |
Automóveis | Toyota | Ford | Honda |
Bens de consumo | Scotts | Clorox | Finish |
Alimentos e bebidas | Gatorade | Haagen-Dazs | Coca-Cola |
Hospitais e sistemas de saúde | Sutter Health | Baylor Scott and White Health | New York-Presbyterian |
Industriais e Químicos | John Deere | Caterpillar | Benjamin Moore |
Seguros | State Farm | Geico | Liberty Mutual Insurance |
Varejo de luxo | Dior | Ralph Lauren | Louis Vuitton |
Marcas de varejo | Samsung | Nike | Dell |
Varejo de multimarcas | Target | Amazon | The Home Depot |
Cuidados pessoais | Maybelline | CeraVe | Pampers |
Dispositivos de mídia pessoais | DexCom | Invisalign | FreeStyle |
Farmacêuticas | Dupixent | Cosentyx | Ozempic |
Bancos de varejo | Capital One | Discover Bank | Navy Federal Credit Union |
Viagens e hospitalidade | Domino’s | Vrbo | Starbucks |
Gestão de patrimônio e ativos | Fidelity Investments | Charles Schwab | E-Trade |
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