Quem nunca ouviu aquela máxima de que “uma imagem vale mais que mil palavras”? Em um artigo publicado recentemente no portal da agência SEO National, de Utah (EUA), a especialista em content marketing Shreya Sinha, que trabalha na ferramenta Outgrow, falou sobre a importância do que chama de “marketing visual”. Ou seja, do uso de conteúdos mais visuais e interativos em um projeto de Brand Publishing.

Produzir conteúdo não significa apenas escrever um artigo com título, subtítulo, entretítulos e uma determinada quantidade de parágrafos e caracteres. Em termos de volume, os textos sempre terão uma fatia maior em um projeto de Brand Publishing. Mas outros tipos de peças podem, sozinhas, gerar mais engajamento e até mesmo geração de leads e conversões do que vários artigos juntos.

Conteúdos complementares

E objetivo aqui não é defender que um tipo de conteúdo tenha predominância sobre outros. Mas que possam trabalhar juntos e que se complementem em favor do crescimento de uma marca publisher.

“Na verdade, os especialistas defendem que essa pode ser a melhor maneira de promover o engajamento com seus clientes. Por quê? Se você está tentando entender o cálculo de um imposto ou avaliando quais produtos se adequam melhor ao seu tipo de pele, o que você prefere? Ler um longo conteúdo baseado em texto para resolver o mistério ou usar uma calculadora ou uma avaliação rápida para obter resultados personalizados? Acreditamos que não há competição aqui”, escreveu Shreya Sinha.

Segundo a autora, converter seu conteúdo tradicional em algo mais visual e interativo é um molho secreto para a estratégia de publishing das marcas.

O que significa marketing visual?

De acordo com a especialista da Outgrow, “marketing visual é a estratégia de usar fotos, gráficos, vídeos e outros tipos de conteúdo visual e/ou interativo para aumentar o envolvimento da marca e comercializar um produto ou serviço”.

Shreya Sinha garante que marcas de todos os setores podem se beneficiar desse tipo de conteúdo. E que o marketing visual é importante porque os humanos aprendem visualmente.

“Na verdade, uma pesquisa diz que os usuários têm 80% mais probabilidade de ler conteúdo se ele contiver imagens coloridas. Além disso, o conteúdo visual tem 40 vezes mais probabilidade de ser compartilhado nas redes sociais”, afirmou a especialista.

Exemplos de conteúdos de marketing visual

Veja os exemplos de conteúdos de marketing visual listados pela autora que mais se adequam ao Brand Publishing:

Quizzes

“São uma forma de esporte mental que desafia os usuários a responder às perguntas corretamente. Isso os torna um dos tipos mais divertidos e populares de conteúdo interativo para marketing visual. Devido ao alto envolvimento, estão entre os tipos de conteúdo com maior conversão entre todos. Além disso, tornar os resultados compartilháveis ​​nas redes sociais ou incorporá-los em locais estratégicos aumentará rapidamente a geração de leads e as taxas de conversão. A melhor parte é que existem várias ferramentas de criação de questionários que podem ajudá-lo a criar questionários em questão de minutos”, afirmou Shreya.

Como exemplo de uma estratégia bem-sucedida de conteúdo usando um quiz, a autora falou sobre um case da Barões Digital Publishing. Em busca de uma estratégia que pudesse impulsionar as taxas de conversão de seus clientes, a Barões começou a usar a ferramenta da Outgrow para desenvolver quizzes.

quiz

E uma desses questionários interativos em especial acabou gerando resultados “incrivelmente grandes”, como destacou Shreya: o quiz “Para qual cidade você deve mudar em 2020?”, feito para o MeuLugar, hub de conteúdo assinado pela Barões para a imobiliária digital QuintoAndar.

Somente esse quiz gerou quase 22 mil leads, 63 mil visitas e uma taxa de conversão de quase 35%. Segundo a especialista da Outgrow, um exemplo claro do poder do uso de questionários para o marketing visual!

Calculadoras

Outras ferramentas funcionais e visuais que “têm o potencial de fazer milagres acontecerem em termos de leads e vendas geradas” são as calculadoras. Segundo Shreya, elas oferecem um valor agregado aos usuários, por se basearem no cálculo de resultados precisos. “Apenas dados puros!”, como destaca a autora.

Pesquisas e enquetes

Conteúdos interativos que visam obter feedback ou encontrar novos dados do usuário, as enquetes e pesquisas já existiam no mundo pré-digital, em forma, por exemplo, de entrevistas de porta em porta.

“Mas essas pesquisas interativas de um clique mudaram o jogo para os profissionais de marketing. Se você está se perguntando, enquetes e pesquisas têm uma diferença básica entre eles. Uma enquete tem apenas uma pergunta de múltipla escolha, enquanto uma pesquisa inclui mais de uma”.