Em seu mais recente artigo publicado no Meio&Mensagem, o Diretor-Executivo da Barões Brand Publishing, Paulo Henrique Ferreira, fala de um novo contexto em que as marcas deixam de ser apenas vendedoras de produtos ou ideias e passam a atuar como fontes confiáveis de informação. Essa transição está ligada à crescente importância da confiança como um dos principais ativos de mercado.
Se antes as marcas buscavam convencer o público por meio de mensagens persuasivas, que cada vez mais ficam para trás, hoje o foco se desloca para a construção de confiança por meio de conteúdo informativo e relevante.
Essa mudança de paradigma reflete não só uma demanda por profundidade, como também uma evolução das próprias estratégias de comunicação empresarial, que adotam o brand publishing para fortalecer a credibilidade e o relacionamento com seus públicos.
“Uma marca confiável, além de prestar seu serviço com qualidade, ajuda a aprimorar o debate na sociedade, ocupa espaço de agentes oportunistas de desinformação e protege o seu setor de atuação”, disse PH Ferreira no artigo.
O papel da confiança na mudança de eixo comunicacional
A transformação do modelo persuasivo para o modelo informativo encontra sua principal justificativa na confiança. Em uma era marcada pelo excesso de informações e pela crescente desconfiança em relação a instituições tradicionais, as marcas têm “o dever, a oportunidade e a responsabilidade de mudar, de vez, o eixo de sua comunicação: do persuasivo para o informativo”, como destaca o executivo da Barões.
O posicionamento transparente e consistente aliado à frentes de comunicação como conteúdo, distribuição e planejamento encontra, no final do processo, um consumidor mais esclarecido e mais próximo da marca. Essa dinâmica gera um ciclo virtuoso que vai além da persuasão, uma vez que firma a cultura informativa como centro do relacionamento entre marcas e consumidores.
No estudo da Eldeman, o “Trust The New Brand Equity”, um dos aspectos que corroboram a posição de PH Ferreira é a maior valorização do atributo “confiança”, quando comparado ao “amor”. Ao passo que se constrói a confiança através da comunicação editorial proprietária, a organização se posiciona como autoridade no segmento em que atua e, assim, fortalece ainda mais a sua relação com o público.
Brand Publishing é base para uma comunicação informativa
O conceito de Brand Publishing não é apenas uma tendência, mas uma evolução natural na forma como as marcas gerenciam sua comunicação. Ao tornarem-se donas de seus próprios canais de mídia, as organizações conseguem estabelecer uma conexão direta com seus públicos e garantir que a mensagem relevante seja entregue de forma clara e transparente.
Essa estratégia serve de base para uma comunicação informativa capaz de construir confiança com sua audiência, stakeholders e público interno.
Com esse tipo de abordagem, a empresa se afasta das técnicas de convencimento, promove um debate qualificado, forma uma comunidade, reforça sua autoridade e cultiva um relacionamento pautado em confiança com o público.