Nos últimos anos, o Brand Publishing tem ganhado destaque como uma estratégia eficaz para marcas que buscam construir um público fiel e uma presença online forte. É o que aborda Kimberlee Meier, da Meier Content Co, em artigo publicado recentemente na The Craft Magazine, da plataforma de publishing Shorthand
Com a diminuição dos retornos em SEO, o aumento dos custos de publicidade nos meios tradicionais e a instabilidade das plataformas de redes sociais, muitas empresas estão investindo em seus próprios canais de comunicação. Esse movimento tem provado ser não apenas uma forma de recuperar a voz da marca, mas também uma estratégia que funciona e traz resultados.
Tráfego orgânico e visibilidade
“A criação regular de conteúdo de alta qualidade, como artigos, podcasts, newsletters e vídeos, é fundamental para atrair mais tráfego orgânico. Quando uma marca publica consistentemente, ela aumenta seu reconhecimento e visibilidade no mercado. Conteúdos relevantes não apenas atraem visitantes, mas também os retêm, criando um ciclo virtuoso de engajamento”, diz a autora do artigo.
O público fiel
Um dos maiores benefícios do Brand Publishing é a capacidade de construir uma comunidade leal. Conteúdos que ressoam com o público-alvo ajudam a cultivar uma base de fãs e seguidores. Essa fidelidade se traduz em maior alcance e exposição, estabelecendo a marca como uma autoridade em seu setor.
“Por trás disso, uma marca pode melhorar seu alcance e exposição em seu setor”, afirma Limberlee em seu texto.
Construção de confiança e autoridade
A razão principal pela qual muitas empresas estão adotando o Brand Publishing é a construção de confiança e autoridade junto ao público.
“De acordo com uma pesquisa da Edelman, os consumidores têm duas vezes mais probabilidade de defender, comprar primeiro, permanecer leais e defender marcas em que confiam. É fácil ver por que tantos líderes de marketing estão dando o salto”, aponta a autora.
No artigo, faz uma citação sobre Sean Bruce, gerente de marketing da Dovetail, uma ferramenta B2B/SaaS que oferece análises qualitativas e insights sobre clientes. De acordo com a autora, ele compartilhou sua perspectiva sobre essa tendência, comparando o Brand Publishing com antigas revistas comerciais do setor, que eram fontes de informação e engajamento para profissionais.
“Essas revistas permitiam que os profissionais se mantivessem atualizados com as novidades e tendências do setor, sentindo-se mais informados e engajados profissionalmente”, afirmou Bruce, no artigo de Kimberlee.