O conteúdo é o produto final de qualquer projeto de Brand Publishing, ou pelo menos o que fica visível para o público externo. Uma boa estratégia demanda a reunião de vários tipos de disciplinas, que não se resumem à produção de conteúdo pura e simples. E é preciso ter conhecimento sobre plataforma, posicionamento editorial, técnicas de distribuição, indexação em mecanismos de busca, coleta e tratamento de dados e integração com áreas de técnicas e de negócio da marca. Mas no que diz respeito ao conteúdo em si, uma das formas mais inteligentes de aumentar o alcance de um portal para públicos específicos é criar os chamados topic clusters. Ou seja, desenvolver uma página pilar para determinado assunto e, em seguida, interligá-lo com subpáginas.
Connor Lahey, um dos editores do blog do SEMrush, publicou recentemente um artigo no qual destrincha a estratégia de topic clusters. Segundo ele, esse tipo de prática ajuda a marca a aprimorar os assuntos que continuarão a atrair seu público-alvo. E a reduzir o tempo gasto na pesquisa de novos conteúdos.
“Quando o conteúdo é estruturado dessa maneira, com páginas de pilares e topic clusters para atrair tráfego orgânico da web, temos uma abordagem mais organizada para a criação de conteúdo”, escreveu Lahey.
De acordo com o especialista do SEMrush, no centro dessa estratégia está a ligação interna dos conteúdos.
“Os topic clusters são grupos de conteúdo que giram em torno de um tópico central e usam uma página pilar para criar links ‘de’ e ‘para’. Resumindo, eles são centrados em um único tópico e oferecem várias oportunidades de links internos para manter os leitores em seu site”, descreveu Lahey.
Seu cluster de conteúdo, escreve Lahey, deve começar com uma página de pilar robusta. E, em seguida, incluir links para todas as páginas de topic clusters relacionadas. Respeitando uma divisão como essa:
Seguir esse modelo, segundo o autor do artigo, traz benefícios como:
Mas como criar esses clusters? Em seu artigo, Connor Lahey fez uma divisão por etapas:
Lahey sugere a escolha de um assunto de interesse da marca, que possa ser usado na estratégia de criação de topic clusters por meio de curadoria de conteúdo.
“Seja qual for o tópico escolhido, eles devem se encaixar nos tópicos essenciais para o seu negócio. Ao fazer isso, você mostra o valor que sua empresa pode oferecer a clientes em potencial. Esta etapa é essencial, pois será usada para criar sua página pilar. A partir daí, o conteúdo pode ser dividido em subtópicos, que formam suas páginas de agrupamento de tópicos”, afirmou o especialista do SEMrush.
O artigo sugere que um bom começo para a definição do tema é fazer um brainstorming das ideias de topic clusters, sempre em torno do que se encaixa no negócio.
“Trabalhar com membros da equipe para gerar ideias para seu conteúdo pode ser uma maneira eficaz de desenvolver ideias de tópicos relevantes. A partir daí, liste todas as suas ideias à medida que elas começarem a surgir em sua cabeça”, aconselhou Lahey, que listou algumas questões que podem ser levadas em consideração no brainstorming, para garantir que as opções topic clusters reflitam os objetivos da equipe:
Antes mesmo de pensar em começar a produzir conteúdo, é preciso verificar a viabilidade do tema escolhido em termos de SEO. Para isso, você precisará pesquisar palavras-chave para o seu assunto, para ter certeza de que está no caminho certo com seus tópicos.
“Esta é uma etapa crítica para garantir que você não está perdendo seu tempo e que irá colher os frutos da criação de conteúdo de qualidade. Além disso, você deve ver sobre o que seus concorrentes estão escrevendo e o que torna seu conteúdo um sucesso. Usando a Keyword Gap Tool, do SEMrush, você pode analisar e identificar palavras-chave que seus concorrentes não alcançam”, afirmou Lahey.
Veja alguns insights adicionais fornecidos por esta ferramenta:
“Você pode usar todas essas informações juntas para identificar onde você pode encontrar alguns ganhos rápidos com grupos de tópicos versus onde as classificações podem provar ser mais uma maratona e não um sprint”, disse o especialista.
Primeiramente, conforme destacou Lahey, você deve considerar sua página de pilar, já que os topic clusters serão linkados para ela. Ao delinear essa página, é importante cobrir uma ampla gama de tópicos e, ao mesmo tempo, deixar espaço para subtópicos aprofundados.
“As páginas dos topic clusters devem dar um passo além e cobrir os detalhes do assunto. Ao criar os esboços, assegure-se de desenvolver tópicos relevantes que podem ser vinculados à página pilar”, aconselhou Lahey.
Segundo o especialista do SEMrush, ao desenhar a estratégia em torno de cada cluster escolhido, a equipe de redação precisa ter esboços do que devem incluir títulos e subtítulos, uma contagem de palavras direcionadas, listas de palavras-chave (primárias, secundárias e relacionadas) e referências dos concorrentes principais.
Para criar um conteúdo de qualidade, é preciso que você tenha certeza de que conseguirá envolver o seu público-alvo. Lembre-se:
“Seus concorrentes estão escrevendo sobre tópicos semelhantes, se não iguais, aos seus; você precisa desenvolver um conteúdo que seja atraente e se destaque. Isso significa que você terá que evitar reescrever o que outros escreveram e ter um conteúdo exclusivo e autorizado. Inevitavelmente, você terá que citar outros artigos, mas certifique-se de não copiar o trabalho deles e de desenvolver um conteúdo melhor do que o já existente”, disse Lahey.
Portanto, segundo o especialista, ao produzir conteúdo, vale a pena considerar o seguinte:
A SEO Writing Assistant do SEMrush é uma boa ferramenta para você produzir seu conteúdo da forma mais otimizada possível.
“Com essa ferramenta, você não apenas garante que está usando as palavras-chave certas em sua cópia, mas também o ajudará a melhorar a legibilidade do seu conteúdo, evitar plágio e garantir que você esteja usando um tom consistente em todo seu conteúdo”, comentou Lahey.
Lahey também listou, em seu artigo, alguns pontos que devem ser levados em consideração no momento em que o conteúdo for produzido. Veja quais são:
O trabalho não termina com a publicação dos conteúdos. A partir do momento em que você coloca um novo artigo no ar, ele precisa ser conectado à página de pilar. Ou seja, você precisa revisitar os conteúdos e adicionar links internos continuamente quando se trabalha com topic clusters.
“Mesmo que o conteúdo seja bem classificado, sempre há espaço para melhorias, pois você sempre precisa se certificar de que seu conteúdo está atualizado. Atualizar o conteúdo regularmente pode mantê-lo um passo à frente dos concorrentes e aumentar a relevância do seu conteúdo em seu setor”, afirmou Lahey.
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