O foco no aumento do tráfego orgânico é fundamental para qualquer marca no meio digital. Afinal, por mais que se possa otimizar ao máximo a segmentação do público no impulsionamento de um conteúdo, ele nunca vai ser tão assertivo e direto ao ponto quanto aquele que responde com precisão ao que os usuários procuram nos mecanismos de busca. E a Adobe sabe disso, como vamos mostrar nessa thread a seguir.
Recentemente, o fundador da MarketingPowerups.com, Ramli John, publicou uma thread no Twitter para comentar como a Adobe, que passou nove anos sem crescimento orgânico, triplicou o número de acessos para 30,2 milhões em apenas 23 meses.
Adobe’s monthly organic traffic was flat for 9 years.
— Ramli John (@RamliJohn) May 2, 2023
Then, it tripled to 30.2 million in just 23 months.
The SEO strategy that unlocked that growth: pic.twitter.com/EPHfXojGff
De acordo com Ramli, a estratégia de sucesso da Adobe foi destrinchada no podcast da MarketingPowerups.com por Kevin Indig, ex-diretor de SEO da Shopify e criador da newsletter The Growth Memo, uma das mais seguidas por profissionais de marketing no mundo.
Confira os detalhes dessa estratégia.
1. Oferta de ferramentas gratuitas
A Adobe expandiu suas ferramentas gratuitas. De acordo com uma pesquisa no Ahrefs, as 10 principais páginas da Adobe com acessos orgânicos oferecem ferramentas gratuitas como:
- Redimensionador de imagem
- Mesclar PDFs
- Gerador de logotipo
- Compressão de PDF
- Conversor de JPG em PDFs
- Conversor de PDFs para Word
- Removedor de fundo de imagem
Mas por que a Adobe ofereceria de graça diversas ferramentas pelas quais podem cobrar, pergunta-se Ramli John? Ele próprio responde: “para capturar tráfego de palavras-chave como”:
- “Removedor de fundo de imagem gratuito”
- “Converter PDF para Word”
- “Criador de logotipo grátis”
Para todas essas buscas, como destaca Ramli, a Adobe aparecem no top 3!
Em 2021, a Adobe dobrou essa estratégia ao oferecer uma ferramenta online gratuita de foto e design que concorre com o Canva, chamada Adobe Express, que agora atrai mais de 13,9 milhões visitantes mensais orgânicos.
2. Hubs de conteúdo e linkagens internas
A Adobe relacionou diversas páginas com linkagens internas, em hubs de conteúdo feitos para cada produto.
Em cada um desses hubs há diversas páginas com casos de uso, tutoriais e dicas. O hub de conteúdo do Acrobat, por exemplo, tem mais de 850 páginas entre artigos, tutoriais e diferentes landing pages. E segundo Ramli, ele já gerou 1,9 milhão de visitantes orgânicos apenas nos EUA.
Por que os hubs de conteúdo funcionam?
A estratégia dos hubs de conteúdo funciona, de acordo com Ramli, porque consegue manter o usuário por mais tempo, oferecendo uma melhor e mais completa experiência dentro daquilo que a pessoa está buscando.
“Como todas as informações relevantes estão próximas, a experiência dos usuários é muito mais tranquila. Eles permanecem no local por mais tempo. Isso resulta em uma autoridade tópica mais forte, sem dúvida um dos fatores de classificação mais críticos para SEO”, afirma Ramli John.
3. Hub para recursos de design
Outro ponto fundamental dentro da estratégia da Adobe foi a oferta de um local único para recursos de design padrão.
“No Adobe Stock, os usuários podem encontrar fotos, vetores, vídeos, fontes, plug-ins e muito mais para usar com os produtos da Creative Cloud em um só lugar”, diz Ramli.
Segundo o fundador da MarketingPowerups.com, o subdomínio Stock da Adobe foi o maior desbloqueio do crescimento recente do SEO.
“Em 23 meses, passou de menos de 1 milhão para mais de 10 milhões de visitantes orgânicos mensais”, revela Ramli.
E por que funciona? Porque a consolidação desse repositório único de recursos de design facilita a localização e navegação dos usuários. Tanto que o Adob Stock aparece no top 3 de buscas para palavras-chaves muito concorridas, como:
- “Imagens de fundo branco simples”
- “Imagens de feliz aniversário”
- “Estoque de rostos sorridentes”