Com pouco tempo? Experimente o resumo automático.
O portal Além da Energia introduz um novo formato de conteúdo com reportagens de campo em estilo magazine, iniciando sua cobertura da COP30, que ocorrerá em Belém em novembro de 2025. A inovação, liderada por Leandro Provedel, Gerente Corporativo de Comunicação e Branding da ENGIE no Brasil, busca destacar temas relevantes por meio de uma apuração aprofundada e um layout diferenciado. A iniciativa visa atender à crescente demanda por informações consistentes sobre transição energética, e o sucesso do portal, que já conta com mais de 5 milhões de leitores únicos desde 2020, reflete seu compromisso com a produção de conteúdos de qualidade. A reportagem em Belém representa um marco na evolução do portal, com planos para futuras coberturas similares.
Resumo supervisionado por jornalista.

Um dos portais mais acessados do país quando o assunto é transição energética, o Além da Energia acaba de incorporar em suas fileiras um formato de conteúdo cada vez mais raro em tempos de informações rápidas e superficiais, e que promete dar mais destaque aos principais temas abordados no ativo de Brand Publishing da ENGIE: a reportagem de campo em formato de magazine.

Para tal, o tema escolhido foi a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), prevista para ocorrer em novembro de 2025. Com mais de um ano de antecipação, o Além da Energia volta suas atenções para Belém, onde acontecerá o evento, para mostrar como a Capital Paraense está se preparando para receber os principais chefes de estado e autoridades de todo mundo.

Leia no Além da Energia: Como Belém se prepara para receber a COP30 

Compromisso com a strong news

O investimento em um tipo de conteúdo que tem sido escasso, inclusive em grandes veículos da mídia tradicional, com presença do repórter in loco para apuração, aprofundamento do tema e um layout diferenciado para a apresentação da matéria, foi uma iniciativa de Leandro Provedel, Gerente Corporativo de Comunicação e Branding da ENGIE no Brasil.

“O Além da Energia tem compromisso com a ‘strong news’, não com a hard news. Assim, sempre que um tema for relevante o suficiente e a possibilidade de reportagem in loco se mostrar interessante, vamos investir nesse tipo de cobertura”, afirma Leandro Provedel.

A importância da COP30

De acordo com Leandro Provedel, a relevância de um evento como a COP30 foi primordial para a aposta no novo formato de conteúdo. 

Leandro Provedel Kunzler, Gerente Corporativo de Comunicação e Branding da ENGIE no Brasil
Leandro Provedel Kunzler, Gerente Corporativo de Comunicação e Branding da ENGIE no Brasil

“Sem dúvida que a importância da COP30 foi fator decisivo. Percebemos que ninguém ainda havia feito uma matéria sobre como Belém está se preparando para esse evento e pautamos a redação do Além da Energia. O resultado final, em termos de conteúdo e de diagramação, inaugura um novo formato de reportagem de nosso hub”, diz o gerente, que planeja novas abordagens similares para outros temas e não descarta reportagens de campo fora do Brasil: “é algo que pode estar no horizonte, mas sempre dependendo dos fatores envolvidos e, principalmente, da possibilidade de a matéria ser relevante e o mais atemporal possível”, completa Provedel.

O sucesso de um case de Brand Publishing

No ar desde maio de 2020, o Além da Energia já conta com mais de 5 milhões de leitores únicos desde o seu lançamento. Idealizador do portal, desenvolvido pela ENGIE em parceria com a Barões Brand Publishing, Leandro Provedel faz um balanço sobre o nível de maturidade e o caminho trilhado pelo projeto até aqui.

“É um projeto de sucesso por diferentes métricas, sejam quantitativas ou qualitativas. Em abril de 2020, estávamos desbravando esse mar de possibilidades que o Brand Publishing nos prometia. Hoje, mais maduros, seguimos navegando em busca de oportunidades de tornar o conteúdo sobre transição energética, e tudo o que a ENGIE acredita estar em jogo, acessível a mais pessoas, para educar e formar opinião a respeito desse tema essencial para a humanidade”, diz o gerente.

Redação do Além da Energia

Comandada pelo jornalista Rodrigo Santos, Editor da Barões Brand Publishing, a redação do Além da Energia tem o compromisso de cobrir o setor e produzir e distribuir conteúdos relacionados ao tema da transição energética para uma economia de baixo carbono e com crescimento sustentável. 

rodrigo santos
Rodrigo Santos, Editor da Barões Brand Publishing, durante sua apuração em Belém

E ficou a cargo de Rodrigo a reportagem de campo feita em Belém para a inauguração do novo formato de conteúdo no portal.

“A reportagem de campo é a produção editorial mais nobre de um veículo. Ela simboliza todas as frentes da ‘strong news’, um conceito que o Brand Publishing estabeleceu e vem aplicando. Isso envolve a produção e distribuição de informações consistentes em todas as vertentes: desde a informação, em si, até a ampla visão do conjunto temático da informação, passando, ainda, pela segurança das fontes envolvidas ou citadas nas matérias”, diz Rodrigo.

De acordo com o editor, o lançamento da reportagem de campo publicada em formato magazine no Além da Energia – e ainda sobre um tema relevante como a COP30 – é resultado de uma série de experiências e pioneirismos acumulados: o trabalho do setor de Comunicação e Branding gerenciado por Leandro Provedel com o apoio da área de TI da própria ENGIE, a senioridade dos profissionais da redação, acostumados com a reportagem de campo, e a expertise da Barões, empresa pioneira em Brand Publishing no Brasil. 

“O conteúdo teve o pioneirismo da ideia lançada pelo time da ENGIE, que foi quem idealizou e estimulou a reportagem de campo. Na execução, trouxemos anos de experiências realizadas para revistas e portais de notícias nas últimas décadas, e aperfeiçoamos o método, até então empírico, ao estabelecer etapas processualizadas, como é da natureza do Brand Publishing”, finalizou Rodrigo.